A 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta quinta-feira, 19 de janeiro, e vai até dia 27. Este ano, o evento enfoca a temática “As formas do Tempo” e irá homenagear o cineasta André Novais Oliveira (Ela Volta na Quinta) e a atriz Bárbara Colen (Fogaréu). O evento abre o calendário audiovisual no país como plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo.
O público que anualmente lota a cidade histórica mineira vai ver, durante nove dias, a diversidade da produção brasileira não apenas em sua pluralidade e representatividade, mas também como em sua variação de personagens, estéticas e abordagens. Além de dezenas de filmes em pré-estreia, acontecem intensas atividades de formação, como debates, oficinas, sessões comentadas, rodas de conversa, lançamento de livros, performances musicais, exposições, atrações artísticas e programação infantil.
Abertura
A abertura da Mostra de Tiradentes será na noite de 19 de janeiro, a partir das 20h30. É quando haverá a homenagem a André Novais Oliveira e a Bárbara Colen. Além disso, o público verá a apresentação da temática “As formas do tempo” e a exibição, em pré-estreia mundial, dos filmes Quando aqui, de André Novais, e Roubar um plano, do mesmo realizador em parceria com Lincoln Péricles.
As duas homenagens se relacionam fortemente ao conceito da temática “As formas do tempo”. As trajetórias de André e Bárbara se cruzam em diversos momentos. Vindos de uma mesma geração mineira – ela, de Belo Horizonte, e ele, de Contagem -, são também considerados figuras-chave do momento especial que vive a produção no estado.
Homenageados
André e Bárbara chamaram atenção na cena audiovisual brasileira quase simultaneamente. Tiveram um elo em comum: a produtora Filmes de Plástico. Em 2010, André, um dos fundadores da FdP, lançou o curta-metragem Fantasmas na Mostra Foco, em Tiradentes. No mesmo ano, Bárbara surgiu como uma das protagonistas do curta Contagem, de Maurílio Martins e Gabriel Martins, também produzido pela FdP.
Os dois homenageados são alguns dos artistas responsáveis pela discreta radicalidade poética do cinema feito em Minas Gerais. Tanto que suas presenças e influências estão para além do cinema do estado e possuem reconhecimento internacional. A celebração à dupla é, por extensão, uma celebração ao cinema de Minas Gerais, considerado um dos mais inovadores dos últimos 20 anos no Brasil.
Temática
A ideia em torno da temática da 27ª Mostra dialoga com a ousadia das produções exibidas em Tiradentes. Além disso, conversa com a tentativa de compreensão ampla de como fazer filmes no Brasil hoje e agora pode impactar suas estéticas. O objetivo da temática “As Formas do Tempo”, em sentido amplo, é buscar algumas respostas diretamente nos filmes e nos discursos que naturalmente circulam num evento tão movimentado e agitado como a Mostra de Tiradentes. Tendo em vista as condições, circunstâncias e debates atuais no audiovisual brasileiro, suscita a questão: que tempos e temporalidades atravessam essa noção de contemporâneo nas práticas cinematográficas, nas ideias, nas imagens e, sobretudo, nos filmes brasileiros contemporâneos?
A temática será tema de um bate-papo, no sábado, dia 20. Contará com a presença do time de curadores da Mostra: Camila Vieira, Juliano Gomes, Leonardo Amaral, Lila Foster, Lorenna Rocha, Mariana Queen, Pedro Guimarães e Tatiana Carvalho Costa, sob coordenação de Francis Vogner dos Reis.
Filmes
A seleção de 145 filmes inclui 43 longas, 3 médias e 99 curtas-metragens de 20 estados. São eles: Alagoas (4), Bahia (3), Ceará (7), Distrito Federal (4), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (1), Minas Gerais (45), Mato Grosso (1), Pará (3), Paraíba (1), Pernambuco (10), Paraná (4), Rio de Janeiro (22), Rio Grande do Norte (3), Roraima (1), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (2), Sergipe (1) e São Paulo (32).
Os filmes estarão distribuídos nas seguintes mostras: Aurora, Olhos Livres, Homenagem, Autorias, Deslumbramento, Invenção, Clássicos de Tiradentes, Olhares Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, Regional, Valores, e Filme de Encerramento. Para ampliar a experiência, vários títulos contarão com debates nos Encontros com os Filmes, no Cine-Teatro, na presença de diretores, equipes de produção e críticos convidados, e rodas de conversa nas sessões no Cine-Praça. Além disso, haverá atividades especiais para as crianças e os adolescentes na Mostrinha e na Mostra Jovem.
Além dos filmes
Além da programação de filmes, a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes oferece ao público diversas atividades que conversam sobre o tema. Debates, bate-papos com realizadores e oficinas são apenas alguns dos exemplos de eventos que quem estará presente na cidade mineira vai encontrar. O objetivo é estender a experiência da sala de cinema, colocando os filmes em perspectiva crítica e de produção, com a presença de convidados e equipes. Somam-se ainda encontros no Cine-Lounge e no Cine-Praça, com bate-papos e rodas de conversa. Mais de uma centena de profissionais (críticos, realizadores, produtores, atores, acadêmicos, pesquisadores e jornalistas) participam ou acompanham 40 encontros e debates. É possível encontrar a programação completa no site da Mostra na aba “Formação”.
Além disso, serão realizadas, ao longo da Mostra de Tiradentes, diversos encontros, debates e grupos de trabalho para desenvolverem mais detalhadamente balanços e diagnósticos a pautarem a atividade do setor ao longo de 2024. Essas conversas acontecerão no 2º Fórum de Tiradentes, cuja abertura acontece no dia 20 (sábado). Às 11h30, ocorrerá a mesa temática “Cultura e Democracia: O Audiovisual na Afirmação da Soberania Nacional”, com introdução de Mário Borgneth, um dos coordenadores do Fórum.
Muita arte
As ruas tricentenárias de Tiradentes serão embaladas por cores, música, artes cênicas, sons e imagens durante a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Serão quatro performances audiovisuais, três exposições temáticas, quatro lançamentos de livros, cinco teatros de rua, um cortejo da arte e cinco shows musicais. Eles fazem a conexão do cinema com as outras artes, expressões artísticas da cultura brasileira.
E há, também, novidades na arte “cinema”. Pela primeira vez, #EuFaçoaMostra acontece no evento. A mostra reúne 15 filmes de um minuto enviados a partir de uma chamada nas redes sociais do evento. A proposta era estimular participação ativa da comunidade da Mostra Tiradentes na criação audiovisual. Eles são encontrados na plataforma da Mostra, no canal no Instagram, e presencialmente na cidade mineira em projeção no Cine-Lounge. Há também uma programação exclusiva online para quem não vai poder estar presente no festival. Os filmes podem ser encontrados também no site da Mostra e na plataforma Itaú Cultural Play.
Serviço
27ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Quando: 19 a 24 de janeiro de 2024
Onde: Tiradentes, Minas Gerais
Programação completa no site da Mostra
Por fim, leia mais:
Saúde Menstrual: Nua lança absorvente biodegradável