Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a Mostra de Cinemas Africanos desembarca no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) entre os dias 10 e 15 de setembro. Com entrada gratuita, o evento apresenta uma seleção criteriosa de 20 filmes contemporâneos de 11 países africanos, entre eles longas premiados em festivais internacionais e curtas que transitam entre o documental, o experimental e a ficção. A programação inclui debates com realizadores, a presença de nomes como Mamadou Dia e Eliane Ferreira, e um minicurso especial sobre o audiovisual nigeriano.
A curadoria é assinada por Ana Camila Esteves, idealizadora da mostra, em parceria com a pesquisadora ganense Jacqueline Nsiah, que integra a equipe de seleção da Berlinale. O evento integra a Temporada França-Brasil 2025 e já passou por Salvador e Cachoeira, antes de chegar ao Rio e seguir para São Paulo. No CCBB, os ingressos serão distribuídos no site oficial e na bilheteria física, a partir das 9h no dia de cada exibição.
O cinema nigeriano ganha destaque na Mostra de Cinemas Africanos com a programação especial “Naija Focus”, que reúne cinco filmes do país, incluindo aclamadas produções como “Mami Wata”, premiado no Festival de Sundance e fotografado pela brasileira Lílis Soares, e “O Fim de Semana”, exibido em Tribeca. O minicurso “Cinema Nigeriano: Nollywood e o audiovisual africano” será conduzido por Ana Camila nos dias 11 e 12 de setembro, com inscrições abertas pela plataforma Even3.
O encerramento da mostra será marcado pela exibição de “Demba”, novo longa de Mamadou Dia, que estará presente para um bate-papo com o público. Com olhares diversos e narrativas inovadoras, a Mostra de Cinemas Africanos aproxima o espectador brasileiro da multiplicidade estética e política do continente africano, celebrando a ancestralidade, a espiritualidade, o afeto, a crítica social e as resistências culturais.
Serviço – Mostra de Cinemas Africanos no CCBB RJ
Data: 10 a 15 de setembro de 2025
Local: CCBB Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Ingresso: gratuito, com retirada no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria a partir das 9h
Minicurso: “Cinema Nigeriano: Nollywood e o audiovisual africano” – 11 e 12 de setembro
Inscrição para o curso: Plataforma Even3
Mais informações: mostracinemasafricanos.com
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



