O Rio de Janeiro registrou um expressivo crescimento no número de turistas internacionais nos primeiros sete meses de 2024, destacando-se como o estado brasileiro com maior aumento absoluto no período. Com 868.370 chegadas, o número representa uma alta de 25% em comparação ao mesmo período de 2023, quando o estado recebeu 692.799 visitantes estrangeiros.
Este crescimento percentual é 15% maior que a média nacional, que subiu 10,4%, de 3,6 milhões para 4,03 milhões de turistas. Os dados, fornecidos pela Embratur em conjunto com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal, revelam que o volume de visitantes deste ano é o segundo maior na série histórica, perdendo apenas para o ano da Copa do Mundo de 2014.
Relevância do Rio de Janeiro
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a importância desses números, destacando a relevância do Rio de Janeiro como destino turístico internacional. Ele atribuiu esses resultados à estratégia de trabalho em parceria com o Ministério do Turismo, estados, municípios e o setor privado, que inclui metas e monitoramento contínuo. Freixo mencionou ainda a retomada do Aeroporto Internacional do Galeão como um dos fatores que contribuíram para o aumento nas chegadas. A Embratur tem atuado ativamente com o aeroporto e companhias aéreas para atrair mais voos ao Rio de Janeiro.
Afinal, entre os principais emissores de turistas para o Rio de Janeiro estão a Argentina, Chile, Estados Unidos, França e Uruguai, com destaque para o crescimento percentual significativo destes dois últimos. A Argentina lidera com 269.414 entradas, seguida pelo Chile com 172.079 e os Estados Unidos com 102.693 turistas.
Por outro lado, a França registrou 43.616 entradas, e o Uruguai, ainda que menor em números absolutos, apresentou o maior crescimento percentual, com um aumento de 95,2%. No cenário nacional, após o Rio, Santa Catarina e Paraná também registraram aumentos significativos, enquanto São Paulo, o estado com o maior número de conexões aéreas, teve um crescimento mais modesto em comparação.
Por fim, leia:
Rock in Rio 2024: faltam 30 dias para a abertura da histórica edição de 40 anos