‘O Cinema e o Fim dos Tempos’ traz uma programação de filmes e palestras que tratam de problemas contemporâneos resultantes da devastação ambiental e das mudanças climáticas no planeta. Serão 8 dias de mostra e em cada um deles haverá a exibição de um curta-metragem e de um longa-metragem seguidos de uma palestra com um pesquisador convidado.
A curadoria de filmes conta com obras narrativas e experimentais que buscam questionar a representação comumente vista sobre os temas, permitindo novas percepções do público. Serão exibidos títulos já conhecidos do espectador brasileiro, como “Melancolia”, de Lars von Trier, e “Indomável Sonhadora”, de Benh Zeitlin, mas também filmes ainda não lançados nas salas comerciais do país, como “Swarm Season”, de Sarah Christman, e o curta-metragem “Kingdom”, de Bettina Oberli.
Sobre a mostra
Segundo o curador da mostra, Gustavo Soranz, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a mostra traz “filmes que enfocam diferentes visões sobre as tragédias atuais, tanto nos modos de existência, quanto na organização social e na interrelação entre as formas de vida na Terra”. Ele também comenta que “o cinema é um meio importante para colocar questões de modo a acessar uma audiência não especializada indo além das evidências concretas e colocando dimensões sensíveis e filosóficas sobre o tema”.
O projeto busca a reflexão sobre a dimensão da catástrofe climática e seus efeitos para a vida na Terra a partir das contribuições vindas do cinema. “Como estamos percebendo e vivenciando tais eventos!? Por meio dos filmes podemos perceber não apenas a dimensão imediata de tal tragédia, mas ensaiar outros possíveis imaginários para a existência humana e para a política”, diz Soranz, que ainda complementa: “a mostra tem uma finalidade de difusão artística de filmes e uma finalidade educativa sobre o tema”.
Entre os palestrantes, foram convidados pesquisadores da Sociologia, da Antropologia, do Direito, do Cinema, da Filosofia, da Educação e da Literatura, áreas que dialogam e refletem sobre as questões levantadas pelos filmes.
Apoio
O projeto é uma realização da Caprisciana Produções, empresa do Rio de Janeiro que tem atuado com frequência na produção de mostras e filmes de relevância social e conteúdo artístico-autoral. Tem a parceria do Cineclube Mate com Angu, importante coletivo audiovisual de resistência cultural da Baixada Fluminense. Conta, ainda, com o apoio da FEBF/UERJ e do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da própria Universidade, além do patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro através do Edital “Retomada Cultural RJ 2”. Graças a esta chamada pública de caráter emergencial, lançada no final de 2021, o evento contará com sua primeira edição.
ACOMPANHE
Linktree: https://linktr.ee/mostrafimdostempos
Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/mostrafimdostempos/
Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/mostrafimdostempos/
SERVIÇO
FEBF/UERJ
Endereço: R. General Manoel Rabelo, s/n – Vila São Luís, Duque de Caxias – RJ, 25065-050
24, 25, 26, 27 e 28 de abril de 2023
02, 04 e 05 de maio de 2023
Início às 18h e término às 22h.
Entrada gratuita
Disponibilidade de 100 assentos.
PROGRAMAÇÃO
24/04 – Segunda Feira – 18h
Semente Exterminadora, de Pedro Neves Marques (26 min)
Um Inferno, de Tim Fehlbaum (89 min)
Palestra com Cleonice Puggian
25/04 – Terça-Feira – 18h
Mundo, de Ana Edwards (19 min)
Armadilha, de Brillante Mendoza (97 min)
Palestra com Carmen Castro
26/04 – Quarta-Feira – 18h
Tuã Ingugu (Olhos d’água), de Daniela Thomas (11 min)
Indomável Sonhadora, de Benh Zeitlin (93 min)
Palestra com Ana Paula Perrota
27/04 – Quinta-Feira – 18h
Citadel, de John Smith (16 min)
4:44 – O Fim do Mundo, de Abel Ferrara (82 min)
Palestra com Marcus Vinicius Bezerra Carvalho
28/04 – Sexta-Feira – 18h
Deforest, de Grayson Cooke (10 min)
Melancolia, de Lars Von Trier (136 min)
Palestra com Lucia Monteiro Ramos
02/05 – Terça-Feira – 18h
Kingdom, de Bettina Oberli (11 min)
A Estrada, de John Hillcoat (111 min)
Palestra com André Cabral de Almeida Cardoso
04/05 – Quinta-Feira – 18h
Sereias, ou Aiden no País das Maravilhas, de Elizabeth A. Povinelli (26 min)
Swarm Season, de Sarah Christman (86 min)
Palestra com Ana Clara Chequetti
Obs: Exibição de Swarm Season com legendagem descritiva e palestra com tradução simultânea em Libras.
05/05 – Sexta-Feira – 18h
Para Onde Foram as Andorinhas?, de Mari Corrêa (22 min)
Cemetery, de Carlos Casas (85 min)
Palestra com Juliana Fausto
Por último, leia mais:
Mostra Nordeste em Pré-estreias acontece no Estação Net Botafogo