O Debate, longa-metragem escrito por Jorge Furtado e Guel Arraes estreia no dia 25 de agosto. Protagonizado por Debora Bloch e Paulo Betti, o filme marca a estreia de Caio Blat na direção de cinema.
“Dirigir já era um desejo antigo e um caminho natural: nos últimos anos e trabalhos tenho me envolvido cada vez mais com a direção; na pandemia eu dirigi o especial ‘Amor e Sorte’, com a Luísa Arraes, que foi o primeiro programa remoto de ficção da Globo. ‘O Debate’ juntou os dois temas mais importantes para mim: amor e política”, afirma o diretor Caio Blat.
Jornalismo em Pauta
O filme visa colocar o espectador na redação de uma grande emissora de TV, no dia do último debate presidencial antes do segundo turno das eleições de 2022. Os jornalistas Paula (Debora Bloch) e Marcos (Paulo Betti), que acabaram de se separar depois de 20 anos juntos, discutem como devem conduzir a edição dos melhores momentos do debate que o canal vai exibir – e que pode interferir na escolha de centenas de milhares de eleitores indecisos.
Na história, Paulo e Marcos têm opiniões divergentes, mas continuam amigos e parceiros de trabalho. O filme invade a intimidade do casal que, em tempo real e em flashbacks, discute sobre amor, liberdade, política, democracia, jornalismo e a vida do país nos últimos anos, abordando temas como monogamia, sexo, desejo, ciúme, ética e ideologia.
Afinal, com produção da Giros Filmes e Sul Audiovisual, O Debate será lançado exclusivamente nos cinemas de todo o país, com distribuição da Paris Filmes, no dia 25 de agosto.