Wednesday, October 21, 2020

O Lodo | Helvécio Ratton traz história fantástica inspirada na obra de Murilo Rubião

Novo filme do diretor Helvécio Ratton, O LODO, será exibido na 44ª Mostra Internacional de Cinema, uma edição online, que acontece de 22 de outubro a 04 de novembro. O filme, com atores do Grupo Galpão, será lançado comercialmente em 2021, com distribuição da Cineart Filmes.

Uma história envolvente, do início ao fim, com clima divertido e original, O LODO acompanha Manfredo (Eduardo Moreira), um pacato funcionário de uma companhia de seguros. Para tratar uma depressão, Manfredo procura um psiquiatra, o Dr.Pink. O médico afirma que ele tem um verdadeiro lodaçal dentro de si e quer saber de seu passado, mas há algo que Manfredo não deseja revelar. Manfredo se irrita com a insistência do Dr.Pink, sente raiva e medo do médico, mas não consegue se livrar dele, paralisado por uma culpa que carrega e procura esquecer.

Em uma noite, como um pesadelo que se torna realidade, Manfredo sonha que Dr. Pink abre seu peito com um bisturi para extrair o lodo lá de dentro e, ao acordar, descobre uma ferida no peito. A misteriosa irmã de Manfredo (Inês Peixoto) aparece de repente, como um fantasma vindo do passado, e se alia ao Dr.Pink. No trabalho, Manfredo enfrenta a concorrência de um colega que disputa com ele uma promoção na empresa. Em crise, Manfredo perde o controle sobre sua própria vida e se vê preso em uma situação absurda, da qual não consegue escapar. Manfredo já não sabe se o que está vivendo é realidade ou imaginação.

Thriller

O LODO é um thriller psicológico, livremente inspirado no conto homônimo do escritor Murilo Rubião, considerado o mestre da literatura fantástica no Brasil. Aliás, esse escritor tem um estilo que comparam com o de Kafka, por inserir o absurdo com naturalidade no cotidiano dos personagens.

“Há uma contradição entre a coerência da narrativa e a incoerência dos acontecimentos. O LODO é um filme fantástico, mas com uma linguagem realista e universal. Apesar de absurdo, tudo está em seu lugar. Mas, por trás dessa normalidade aparente, emerge o fantástico e nos desconcerta.”, explica o diretor Helvécio Ratton.

Enfim, como um desafio fascinante, O LODO segue por um caminho pouco trilhado pelo cinema brasileiro, misturando sonho e realidade, e envolvendo o espectador em um clima surpreendente e original.

O LODO tem fotografia de Lauro Escorel, direção de arte de Adrian Cooper, montagem de Mair Tavares e música de Paulo Santos. Em seu elenco estão, além de Eduardo Moreira e Inês Peixoto, Renato Parara, Teuda Bara, Rodolfo Vaz e Fernanda Vianna. A produção é de Simone Matos e Quimera Filmes.

Ademais, leia ainda:

Visibilidade bissexual | Conheça 5 séries com personagens bissexuais

I may destroy you | Entenda porque é a melhor série do ano

Indianara | Filme sobre militante transgênera vence 9a Mostra Ecofalante

Escreve o que achou!