Conecte-se conosco

Literatura

O Mapa da Poesia – Óbidos: Livro viaja pela pitoresca cidade portuguesa

Livro “O Mapa da Poesia – Óbidos” revela a magia da cidade portuguesa

Publicado

em

O Mapa da Poesia - Óbidos leva o leitor para um delicado passeio de versos sobre cidade de Portugal

Uma nova obra literária, “O Mapa da Poesia – Óbidos,” transporta os leitores para uma jornada através das palavras e imagens que capturam a essência de Óbidos, um pitoresco município situado nas terras portuguesas. Escrito por José Santos e Alexandre de Sousa, o livro não apenas celebra a rica cultura e história da cidade, mas também oferece uma abordagem acessível destinada ao público infantojuvenil. Em um cenário em que a poesia tem se firmado como um gênero dominante, tanto nas páginas de livros quanto nas plataformas de mídia social, “O Mapa da Poesia – Óbidos” encontra seu lugar.

O livro desvenda a história da vila de Óbidos, localizada ao norte de Lisboa e ao sudoeste de Coimbra, por meio dos olhos perspicazes de Alexandre de Sousa, que por meio de pequenas estrofes poéticas e ilustrações de Iêda Alcântara, revela a riqueza cultural e turística de um lugar habitado por cerca de 11.924 residentes distribuídos em sete freguesias.

Retratos

A iniciativa, coeditada em colaboração com a Rota Imaginária, faz parte da coleção “Mapa da Poesia,” concebida pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara com foco nas gerações mais jovens. Os livros desta série são caracterizados por sua simplicidade e clareza, combinando ilustrações com texto para criar uma experiência imersiva na geografia e cultura dos locais retratados. A missão subjacente é levar os leitores em uma jornada global sem sair do conforto de suas casas. Embora Óbidos seja o ponto de partida, os autores ambiciosamente planejam expandir seus horizontes literários para incluir destinos africanos e latino-americanos.

De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil,” conduzida pelo Instituto Pró-Livro, 27% dos usuários leem poesia no Facebook e Instagram, enquanto 26% preferem explorar versos através do WhatsApp. Isso evidencia a crescente afinidade do público com a poesia e inspira a Pioneira Editora a incluir essa obra inovadora em seu catálogo de estreia sob o selo Tapioquinha.

Por fim, adquira na Amazon.

Ademais, leia mais sobre Portugal:

Enfim, siga um filme pelo Caminho de Santiago de Compostela
Kaialas | Projeto que une Brasil e Cabo Verde disputa festival em Portugal
Entenda os acordos entre Brasil e Portugal que estimulam turismo, comércio, investimentos e mais

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Crítica

‘Isto é Amor!’, saiba mais sobre o livro de Sonia Rosa, por Paty Lopes

Publicado

em

capa do Livro Isto é Amor de Sonia Rosa. Mostra uma mãe com seu filho, ambos são negros claros. O fundo é rosa.

Nia Produções Literárias nasceu em 2015. Veio de um desejo muito particular de levar literatura infantil com protagonismo negro a lugares não convencionais e assim alcançar um público que precisava, mas não conseguia ter acesso de forma “convencional” a essa literatura. Nia significa propósito, e com esse proposta que ela se sustenta por todo esse tempo (que parece ser pouco, mas só quem vive de empreender sabe o que cada dia a mais significa). Tatiana Oliveira, é a responsável pela curadoria dos livros editados pela Nia.

Vamos falar do livro “Isto é Amor!”. Obra da querida e renomada autora Sonia Rosa.

O livro apresenta ilustrações de Sandra Ronca, que não pecou. Podemos dizer que Sandra usou de toda sua aquarela em tons pastéis para ilustrações delicadas e que fazem bem aos olhos, posso dizer que uma das mais belas vista por mim.

Suavidade é o termo certo, mas que deixam as crianças conectadas.

Posso afirmar isso, pois li a história para crianças autistas no Museu de Arte Moderna, as crianças se encantaram com os corações e as demais figuras.

É possível entreter as crianças com as ilustrações do livro, em suas páginas, como já dito, notamos que as personagens trafegam em espaços diferentes, e também contém objetos que crianças em desenvolvimento da fala terão oportunidade de aprendizado, o que julgo importante, dependendo da fase que estão.

A gramatura do livro, das folhas, descartam a ideia de um livro simplório, se bem que nenhum livro é simplório, afinal são deles que adquirimos a maior riqueza da vida, o saber. Então posso dizer que temos um livro corpulento, que inclusive serve como um excelente presente de aniversário, de natal ou dia das crianças, afinal estamos em outubro e nada mais justo que incentivar a leitura dos pequenos. Mais que isso, aproximar-se, contar histórias, criar enlaces, que ficarão para a vida, na memória de cada criança.

O livro é mesmo um mimo, visita às estações do ano, permeia na escola, festa, praia, além de mencionar as frutas, tudo isso para falar sobre o amor.

Embora a autora tenha livros que abordem as relações étnicas-raciais, no livro Isto é Amor! Ela trouxe a ilustração de personagens negros somente, a história é aquela que todos conhecemos, ou quase todos, afinal falamos de um Brasil precário, em reconstrução, nem todas as crianças têm acesso à escola, alimentação sadia e infelizmente aos direitos que as cercam, os que estão no Estatuto da criança.

O livro faz entender o amor em amamentar, e tudo aquilo que nos leva a infância, como bolos, a presença da avó, banhos de mangueira, tudo simples e que cabe no bolso de qualquer pai e mãe. Isso é importante, não cria uma ilusão que para o amor é preciso tanto, o impossível para alguns pais. O que torna a leitura democrática. Curti bastante esse cuidado!

Esse livro foi criada para crianças negras? Já que as brancas não estão nas ilustrações? Claro que não! Eis aí um excelente momento de interatividade da criança e aquele que está lendo para elas, se for o caso.

Durante a contação de histórias, com crianças com síndrome de Down e autistas, em nenhum momento elas fizeram comentários, me fazendo perceber, que o racismo é coisa de adulto mesmo!

Caso as crianças questionassem, eu colaria fotos deles, da avó deles, ou abriria espaço para eles criarem os seus autorretratos, ao lado dos personagens, porque o que vale mesmo é que eles entendam que viverão em uma sociedade miscigenada, onde os direitos obrigatoriamente devem ser os mesmos para todos.

A saber, Sonia Rosa é carioca, mestre em Relações Étnicos-Raciais pelo Cefet/RJ, pedagoga, professora e contadora de histórias. Sua obra literária é repleta de personagens negros em protagonismo. Em 2020 comemora 25 anos de carreira, com mais de 50 títulos, sendo o primeiro “O Menino Nito”. Já recebeu alguns prêmios pela FNLIJ, inclusive o Altamente Recomendável. Alguns dos seus livros “visitaram” o Catálogo da Feira de Bolonha – maior evento de Literatura Infantil do mundo. Tem livros editados na França, países africanos de língua francesa, Itália, Galícia, México, Canadá e Estados Unidos. Dez bibliotecas levam o seu nome.

Para comprar: https://www.nialiteratura.com.br/product-page/isto-%C3%A9-amor

Por fim, leia mais:

Paty Lopes e o Livro Infantil: Meu Amigo Down

Paty Lopes e o Livro Infantil: O dia em que descobri o que é o Axé

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências