Conecte-se conosco

Cinema

Crítica | ‘Caminho da Superação’ segue com afeto pelo Caminho de Santiago de Compostela

Publicado

em

Caminho da Superação e o caminho de Santiago

Caminho da Superação (Camino Skies)é um documentário que acompanha a jornada de superação de seis peregrinos através da famosa rota de 800 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela. A trilha é histórica e pessoas de todo o mundo vão realizar. Porém, muitos não vão somente pela ideia de uma aventura ou turismo e sim numa busca por si mesmo ou por respostas e reflexões. Aqui o caso é esse. Numa luta para superar as próprias dificuldades, temos a senhora que tem diversas dores e problemas nas pernas e articulações, tem a mulher cujo marido faleceu de repente em um acidente, tem o homem que perdeu a filha para uma doença.

Pelo caminho de Santiago, cada um tem seus sofrimentos específicos e únicos e estão tentando superar essas dores. Sou um entusiasta dos road movies, essa metáfora da viagem por aí afora que em verdade é uma viagem por aqui dentro. Esse não é bem um filme desse gênero, até por ser um documentário, mas a essência é a mesma. Acontecimentos na nossa vida que não entendemos, que muitas vezes não aceitamos, sofrimentos físicos, mentais e espirituais. Para nós que aqui ficamos, resta sermos viventes, andantes, descobrir os sete mares que habitam em nosso coração.

Grande ilha

Na sua não-ficcionalidade, o filme apresenta as emoções reais daquelas pessoas, e faz com que a metáfora dos road movies, não seja aqui uma metáfora. Aliás, ver o filme me trouxe muitas lembranças de uma aventura que vivi. A volta da Ilha Grande, em Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro. Foram oito dias de caminhada com a mochila nas costas, entres subidas que pareciam nunca acabar e encontro com lugares paradisíacos. Um amigo e eu seguimos por aquelas trilhas com as quais sonhamos, conhecendo as diferenças entre as várias localidades da Ilha Grande. E, claro, como no filme , passando por muitos momentos de reflexão. Muitas vezes em meio a um desafio como esse a gente para e pensa sobre nossas motivações, não só para a trilha, mas para a vida. Ali, no caso, queríamos realizar essa aventura por sermos grandes fãs da natureza.

Acaiá

Mas uma viagem dessas nunca é só isso. Há aqueles instantes em que você se vê sozinho, debaixo de uma árvore, olhando para o mar, revendo suas escolhas, vendo as próximas. O desfio de uma trilha como essas é uma batalha consigo mesmo, o que surge diversas vezes em Caminho da Superação. Lembro especificamente de uma subida que fizemos a partir da Praia Vermelha até a Gruta do Acaiá. É complicadamente íngreme e cansativa, contudo, impressiona. Afinal, você vê um pedaço do mar dentro daquela pequena gruta que parecer formar uma linha de cor neon, e ao adentrar aquela pequena piscina que ali fica usando uma máscara, pode ver diversos peixes embaixo de um teto de pedra. Uma das coisas mais especiais que já vi na vida.

Por fim, Caminho da Superação é um documentário interessante sobre um local que fascina mochileiros e viajantes de todo o mundo. Fergus Grandy e Noel Smyth dirigem o filme de forma simples e procuram focar em alguns dos peregrinos com suas dificuldades – e superações. Essa aventura pelo caminho de Santiago estreia 30 de outubro no streaming.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

Sérgio e o Buda | Crônica
Além disso, conheça o filme Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes
Por fim, veja vídeos de viagens no Canal Vivente Andante

Anúncio
35 Comentários

1 Comentário

  1. Pingback: Em Pirenópolis, Goiás, turismo desenvolve hospedagens adaptadas à Covid-19

  2. Pingback: Brasileiros são mais atentos às promoções de viagens

  3. Pingback: Conheça os novos motorhomes que chegam ao Brasil em evento gratuito

  4. Pingback: O sol na Pedra Grande e as dicas de Atibaia, em São Paulo

  5. Pingback: Black Friday | Preço das passagens aéreas pode ficar até 40% mais barato

  6. Pingback: Paraty | Pousada do Sandi homenageia Carmen Miranda com antigos objetos da artista

  7. Pingback: Bamboleo | Chico Castillo, The Gipsy, faz show no Brasil que funde flamenco com pop

  8. Pingback: Um em cada dois viajantes está otimista em fazer uma viagem nos próximos 12 meses

  9. Pingback: Gastronomia Sustentável | Pousada em Paraty lança cardápio plant based

  10. Pingback: Conheça o Santuário do Caraça, uma das Sete Maravilhas da Estrada Real

  11. Pingback: Confira 6 dicas para comprar um motorhome e viajar pelas estradas brasileiras

  12. Pingback: Rappi anuncia lançamento de nova plataforma de viagens corporativas

  13. Pingback: Roteiro Terra e Mar passa por Paraty e Mamanguá

  14. Pingback: Conheça as cidades mais acolhedoras do Brasil

  15. Pingback: Dia da Imigração Italiana | Aproveite a data para se conectar com essas origens

  16. Pingback: Bandolim Restaurante Cult Bar | Rio de Janeiro ganha novo restaurante e casa de cultura

  17. Pingback: Turismo de Base Comunitária | Circuito Litoral Norte de São Paulo destaca novos projetos

  18. Pingback: Entenda porque alguns vistos para Portugal estão caindo em exigências

  19. Pingback: Japão e Sakura | A primavera da cerejeiras encanta com flores e cores variadas

  20. Pingback: Portuñol | Documentário é lançado nas plataformas de streaming via Canal Brasil

  21. Pingback: Revolução na América do Sul | Obra mais importante de Augusto Boal volta à cena

  22. Pingback: História da Páscoa | Da antiga deusa Eostre até o ovo de chocolate

  23. Pingback: Retomada das atividades de viagens e turismo virá junto com intensa digitalização

  24. Pingback: De Palmas Turismo Alternativo volta a funcionar e leva ao Saco do Mamanguá

  25. Pingback: Viagens na melhor idade | Saiba onde encontrar dicas de como atender esse público

  26. Pingback: Islândia | Brasileiros se preparam para viajar para o único país europeu que controlou o coronavírus

  27. Pingback: Bourbon Festival Paraty 2022 | Festival de Jazz volta com apresentações gratuitas pelo centro histórico

  28. Pingback: 355 anos de Paraty | O patrimônio brasileiro que respira arquitetura

  29. Pingback: Barbados quer viajantes brasileiros | Delegação da Ilha caribenha esteve no país para a WTM Latin America

  30. Pingback: Dolce Vita | Com Itália reaberta para o turismo, conheça passeios diferenciados no país

  31. Pingback: Ecoturismo | Entenda como Pantanal e Bonito podem ser roteiro combinado

  32. Pingback: Mostra Turismo Ceará confirma nova edição no Rio de Janeiro

  33. Pingback: Preço das passagens aéreas dispara em 2022 | Entenda

  34. Pingback: São Roque | Conheça um bom destino para as férias de inverno

  35. Pingback: Festival de Cinema Italiano | Evento gratuito acontece entre 04 de novembro e 04 de dezembro

Escreve o que achou!

Cinema

‘Aumenta que é rock ‘n roll’ traz nostalgia gostosa | Crítica

Longa protagonizado por Johnny Massaro e George Sauma estreia em 25 de abril.

Publicado

em

Uns anos atrás, mais especificamente em 2019, o Festival do Rio (e outros festivais do Brasil) trazia em sua programação um documentário sobre a Rádio Fluminense. “A Maldita”, de Tetê Mattos, que levava o título da alcunha pela qual a rádio era conhecida, narrava sua história e, além disso, a influência que teve em seus ouvintes. Para muitos, principalmente os que não viveram a época, foi o primeiro contato com a rádio rock fluminense.

Anos depois, no próximo 25 de abril, quinta-feira, estreia “Aumenta que é rock ‘n roll”, longa de Tomás Portella. O longa é baseado no livro “A onda maldita: Como nasceu a Rádio Fluminense”, escrito por Luiz Antônio Mello, criador da rádio. Protagonizado por Johnny Massaro na pele de Luiz Antônio, o filme foca em toda a trajetória do jornalista desde sua primeira transmissão na rádio do colégio, até o primeiro contato com a Rádio Fluminense (por causa de seu amigo e cocriador Samuca) e a luta pra fazer da Fluminense a rádio mais rock ‘n roll do Rio de Janeiro.

Muito rock

Pra começo de conversa, é preciso dizer que o filme é uma bela homenagem ao gênero rock. Além de uma trilha sonora com nomes de peso, como AC/DC, Rita Lee, Blitz e Paralamas do Sucesso, o longa consegue mostrar ao espectador do que o rock é verdadeiramente feito: de muita ousadia e questionamentos. Em uma época em que o gênero vem sendo esquecido, principalmente pelas gerações mais jovens, Tomás Portella consegue relembrar a todos que o rock é sinônimo de controversão e revolução, já que foi criado para questionar os ideais vigentes da época.

Isso fica muito claro nos personagens que compõem a rádio e que a tocam pra frente. A ideologia de fazer diferente fica tão nítida na tela que eu desafio o espectador a não sair do filme com vontade de revolucionar o mundo ao seu redor.

Roteiro

Isso se dá, obviamente, por um texto muito bem escrito e uma trama bem desenvolvida e bem amarrada. O que significa, portanto, que L.G. Bayão fez um ótimo trabalho na adaptação do livro.

Mas, além disso, as atuações dos atores em cena tambémajudam muito. Apesar de a maioria dos atores nem sequer ter vivido a época (no máximo, eram criancinhas nos anos 80), eles personificam a vontade de transformar da época. Principalmente Flora Diegues, que tem uma atuação tão natural que dá até pra pensar que ela pegou uma máquina do tempo lá em 1982 e saltou na época em que o filme foi gravado. Infelizmente, a atriz faleceu em 2019 e uma das dedicatórias do longa é para ela. Merecidissimo, porque Flora realmente se destaca entre os integrantes da rádio rock.

Sintonia fina

George Sauma interpreta o jornalista Samuca, amigo de colégio de Luiz Antonio que cria a rádio com o colega. A escolha dos dois protagonistas não poderia ser melhor, já que Johnny Massaro e George têm uma química que salta da tela. O jogo de dupla cheio de piadas, típico dos filmes de comédia dos anos 1980, funciona muito bem entre os dois. Os dois atores têm um timing ótimo para comédia e, ao mesmo tempo, conseguem emocionar quando o texto cai para o drama. Tanto George quanto Johnny brilham.

Também brilham a cenografia e o figurino do filme. Cláudio Amaral Peixoto, diretor de arte, e Ana Avelar, figurinista, retrataram tão bem a época que parece que estamos mesmo de volta aos anos 1980. A atenção aos detalhes faz o espectador, principalmente o que viveu tudo aquilo, se sentir dentro da rádio rock.

Nostálgico

Para resumir, é um filme redondinho e gostoso de assistir, com atuações incríveis e uma trilha sonora de arrasar. Duvido sair do cinema sem vontade de ouvir uma musiquinha de rock que seja!

Fique, por fim, com o trailer de “Aumenta que é rock ‘n roll”:

Ficha Técnica

AUMENTA QUE É ROCK ‘N ROLL

Brasil | 2023 | Comédia

Direção: Tomás Portella

Roteiro: L.G. Bayão

Elenco: Johnny Massaro, George Sauma, João Vitor Silva, Marina Provenzzano, Orã Figueiredo.

Produção: Luz Mágica

Coprodução: Globo Filmes e Mistika

Distribuição: H2O Films.

POR FIM, LEIA MAIS:

‘Evidências do amor’ | Crítica

‘Morte, vida e sorte’ é homenagem ao artista independente | Crítica

‘Saudosa Maloca’ leva personagens de Adoniran Barbosa à tela de cinema | Crítica

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading