No dia 11 de novembro, a partir das 19h, o Espaço Cultural Paulão 7 Cordas, na Lapa, será tomado por poesia, música e emoção. A Ocupação Poética retorna após um hiato de cinco anos com uma edição especial em homenagem ao poeta e letrista Abel Silva, que celebra 50 anos de carreira dedicados à literatura e à música brasileira. A noite reunirá artistas como Raimundo Fagner, Teresa Cristina, Mano Melo, Claudia Roquette-Pinto, Christovam Chevalier, Clarisse Grova, André Trindade Silva e Amaro Emiliano Trindade Silva, encerrando com a presença do próprio homenageado.
Idealizado pelo poeta e produtor Paulo Sabino, o projeto nasceu em 2015 com o objetivo de aproximar poetas, músicos e o público em torno da palavra escrita e falada. O evento marca a retomada da Ocupação Poética, interrompida durante a pandemia, e reafirma seu propósito de celebrar a arte como encontro e resistência. Abel Silva, natural de Cabo Frio (RJ), é autor de mais de 300 composições e parcerias com nomes como Sueli Costa, Moraes Moreira, João Donato, Dominguinhos e Fagner. Entre seus sucessos estão Jura Secreta, Festa do Interior e Voz de Mulher, obras que se tornaram parte da memória afetiva do país.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!
Além de letrista premiado, Abel é autor de uma extensa obra literária com títulos publicados pela Editora 7Letras, como O Afogado, Poema Ateu e O Caderno Vermelho das Manhãs. Aos 50 anos de carreira, o poeta segue em plena produção e define a arte como essência vital: “A poesia é a minha religião, é o que me faz gostar de mim e dos outros.” A homenagem promete ser uma celebração da palavra, da amizade e da permanência da poesia como força transformadora.
Serviço
Evento: Ocupação Poética – Homenagem a Abel Silva: 50 anos dedicados à palavra escrita, falada e cantada
Data: 11 de novembro de 2025 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Paulão 7 Cordas – Rua do Lavradio, 11, Lapa, Rio de Janeiro
Entrada: gratuita (contribuição voluntária)
Classificação: livre
Idealização e curadoria: Paulo Sabino
Convidados: Raimundo Fagner, Teresa Cristina, Mano Melo, Claudia Roquette-Pinto, Christovam Chevalier, Clarisse Grova, André Trindade Silva, Amaro Emiliano Trindade Silva e Abel Silva



