Saturday, November 28, 2020

Operação autoestima: antes e depois | Série desconstrói competição feminina

Operação autoestima: antes e depois (Skin Decision: before and after) poderia ser apenas mais uma série de reality show de beleza no Netflix. Apresenta como uma cirurgia plástica para atingir padrões de beleza inatingíveis geram transformações dramáticas na aparência e na vida das pessoas. E, realmente, você irá encontrar alguns casos como este na séries. Porém, há alguns episódios em que abordam pontos relevantes e
informativos e uma estrutura que merece atenção.

Mulheres que se apoiam

O trabalho de ponta de uma cirurgiã plástica e de uma enfermeira estética para obter os melhores resultados com a combinação de técnicas é a parte central deste programa. Contudo, demonstra como mulheres em posições de destaque podem trabalhar em equipe. Ou seja, em um processo colaborativo. Além disso, mostra empatia e respeito pelo ponto de vista da outra. Dessa forma, acaba sendo uma desconstrução à competição feminina e ao papel de coadjuvante da mulher.

Apresentar este tipo de exemplo em uma série de beleza me parece um passo importante. Isso porque favorece a normalização de mulheres apaixonadas por suas profissões que se tornam referência na área, já que pode atingir um público diferente e passar esta mensagem de forma sutil.

Beleza e Saúde

Os casos de tratamento da acne e de suas cicatrizes demonstram mais do que a busca por um padrão de beleza. Além de apresentar as inovações em tratamentos e os benefícios que podem alcançar, há conversas francas para alinhar as expectativas do que pode se realizar e do tempo de tratamento.

Ainda é possível observar como elas se preparam para ter esta conversa de maneira sensível e atenciosa com o paciente. Afinal, os estigmas das acne levam a impactos sociais e problemas psicológicos. Por isso os pacientes estão dispostos a se submeter a tratamentos que podem ser tão ou mais dolorosos quanto a própria acne.

Operação auto-estima antes e depois 1a remporada
Série vai além (divulgação: Netflix)

Outro caso que merece atenção é o das cirurgias plásticas para eliminar cicatrizes que foram marcas de violência e traumas na vida dos pacientes. É claro que em condições drásticas deve-se priorizar a vida do paciente e viabilizar a sua recuperação. Porém, num segundo momento, a submissão à uma cirurgia plástica para amenizar as marcas pode ser uma etapa que ocorre em conjunto com recuperação psicológica do paciente. Não é uma etapa obrigatória e sim uma escolha bem pensada, afinal se submeter a cirurgias sempre envolve em riscos e a recuperação é um processo lento que precisa de cuidados e de atenção.

Procedimentos

Com o foco no resultado, Operação autoestima: antes e depois apresenta todos os benefícios da cirurgia. Entretanto, não descreve muito bem como algumas condições de saúde podem implicar a decisão de não seguir com um procedimento. Ou até mesmo quais tratamentos complementares e pontos de atenção os pacientes e médicos/enfermeiros devem monitorar após o procedimento. Certamente isso pode colaborar para aumentar a percepção de que a normalização de cirurgias plásticas e de procedimentos estéticos é isento de riscos ou que as complicações ocorrem apenas devido à erros do profissional.

A importância de se informar sobre o que será utilizado durante o procedimento, buscar entender o que foi utilizado e como funciona pode ser muito útil caso o resultado desejado não seja alcançado e possibilitar o tratamento necessário. E, até mesmo para solucionar problemas de saúde relacionados que não são facilmente identificados. Neste vídeo do canal Soltos há um relato de como esta informação é relevante e da escolha de priorização da saúde em relação aos padrões de beleza.

Tecnologia

O uso de medicamentos, implantes e equipamentos precisam de comprovação de segurança, qualidade e eficácia dos órgãos sanitários do país, pois esses tratamentos estéticos precisam de muita seriedade. É necessário o acompanhamento de profissionais da saúde para que garantam a administração correta e com atenção para tratar a condição e não apenas utilizar a técnica.

É interessante acompanhar as mudanças nos pacientes de Operação autoestima: antes e depois e observar como houve ganho de qualidade de vida. Entretanto, é importante ressaltar que eles comentaram sobre o acompanhamento psicológico e como manter com a aparência atual ou buscar uma mudança são questões de livre escolha.

Ademais, veja mais:

The boys in the band | Filme da Netflix discute LGBTfobia

Amizade entre mulheres | Conheça 5 filmes que estimulam a sororidade

I may destroy you | Entenda porque é a melhor série do ano

Escreve o que achou!