A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), orquestra residente da PUC-Rio, irá apresentar sua segunda Gala de Ópera. O concerto será no próximo dia 15 de maio, quarta-feira, às 19h, na Sala Cecília Meireles. A Orquestra vai apresentar um grande leque de compositores operísticos, com um programa que abrange obras de Rossini, Gounoud, Bizet, Offenbach, Mascagni, Puccini, Strauss Ii, Lehár e Verdi. A apresentação faz parte de uma extensa agenda de concertos que acontecerá ao longo do ano celebrando os 10 anos da OSJRJ.
A noite de gala será comandada pelo maestro Thiago Santos, que tem sido apontado como um dos mais promissores jovens regentes brasileiros da atualidade. Dirigiu diversas orquestras pelo país, dentre elas: a Petrobrás Sinfônica, Sinfônica Nacional-UFF, Sinfônica da UFRJ, Sinfônica de Sergipe e Sinfônica de Porto Alegre. Foi maestro titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (2017-2019). Também trabalhou com a Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica Jovem de Goiás e Sinfônica de São José dos Campos.
Participações
O alto nível técnico do repertório ganhará também a primorosa participação de grandes e renomados nomes da ópera no país: Carla Rizzi, Flavia Fernandes, Eric Herrero e Lício Bruno. A soprano carioca Flavia Fernandes é reconhecida pela beleza e refinamento de seu timbre, tendo passado pelas principais salas de concerto do Brasil, interpretando grandes papéis. Já a mezzo soprano Carla Rizzi é uma artista versátil que usa sua voz para interpretar com notável naturalidade um repertório eclético.
Um dos mais importantes cantores líricos de sua geração, o tenor Eric Herrero tem como destaque os personagens Roberto (Le Villi, Puccini) e Calaf (Turandot, Puccini) no TMSP, Cavaradossi (Tosca, Puccini) e Don José (Carmen, Bizet) no TMRJ, dentre muitos outros. Por fim, o time se completa com o baixo-barítono Lício Bruno, um dos mais completos artistas brasileiros – obteve, em 2004, o Prêmio Carlos Gomes, maior láurea do Canto Lírico nacional.
A Orquestra
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), fruto do programa Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), da qual é indissociável, é composta por 55 jovens de grande talento e dedicação com idades entre 18 e 28 anos. Em sua grande maioria, são residentes em comunidades socioeconomicamente desfavorecidas do Rio de Janeiro. A OSJRJ, que também possui alguns músicos convidados, tem realizado apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, na Sala Cecília Meireles, em escolas e universidades, executando amplo repertório. Alguns desses jovens talentosos, inclusive, já se apresentaram em concertos na Alemanha, Holanda, Suíça e nos Estados Unidos.
Serviço
Concerto: Gala de Ópera II
Data: 15 de maio de 2024 (quarta-feira)
Horário: 19h
Regente: Thiago Santos
Solistas: Flávia Fernandes (soprano), Carla Rizzi (mezzo soprano), Eric Herrero (tenor), Lício Bruno (baixo barítono)
Local: Sala Cecilia Meireles
Endereço: Rua da Lapa 47 – Lapa
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
POR FIM, LEIA MAIS:
Coala Festival recebe último show d’O Terno
McFLY faz show de duas horas e meia no Rio de Janeiro
TIM Music Noites Cariocas encerra 3ª temporada no Morro da Urca