Saturday, October 23, 2021

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca exalta a Consciência Negra com shows gratuitos. Confira!

A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, que beneficia alunos da rede pública carioca de ensino, através da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, apresenta O Morro Canta Canudos, ópera em três atos com a participação de Toni Garrido. A princípio, crianças e jovens do Programa Orquestra nas Escolas vão realizar uma série de apresentações para exaltar a Semana da Consciência Negra. Começa a partir do dia 16 de novembro (segunda-feira), as orquestras do Programa se apresentam em locais públicos da cidade. Nas ruas, apresentações às 16h30, no Largo da Carioca (16/11), na Central do Brasil (17/11), na Praça Mauá (18/11), na Cinelândia (19/11). No Cais do Valongo (20/11), a apresentação acontece às 10h30.

Nos dias 23 e 25 de novembro, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca vai executar a ópera O Morro Canta Canudos, às 19 horas, com a participação especial do cantor Toni Garrido, diretamente da Cidade das Artes (RJ), com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Programa Orquestra nas Escolas (www.youtube.com/orquestranasescolas). Músicas como, Pelo telefone (Donga, 1917), Suíte Pixinguinha, 5º mov: “Ainda me Recordo” (Anderson Alves), O Morro Não Tem Vez (Tom Jobim), Alguém me avisou (Dona Ivone Lara) e O sol nascerá (Cartola), fazem parte do repertório do Concerto (completo, abaixo).

“A música e a arte são instrumentos potentes que nos ajudam a refletir e transformar a nossa maneira de pensar e entender o mundo. Trouxemos, para exaltar a Semana de Consciência Negra, o musical ‘O Morro Canta Canudos’, para que de maneira poética possamos cantar e contar nossa história, memória e raízes ancestrais”, reflete Moana Martins, Coordenadora Geral do Programa Orquestra nas Escolas.

Ancestrais

O Morro Canta Canudos reúne música de concerto e música popular, para contar parte da história da nossa ancestralidade, bem como a importância da matriz africana para a formação sociocultural do Brasil. A partir da relação entre a ambulante Dona Zilá e sua neta Dandara, que estuda para ser advogada, o espetáculo passeia por diferentes eventos históricos, tais como: a travessia dos navios negreiros; a criação do Morro da Favela pelos soldados de Canudos; a população do cortiço Cabeça de Porco; a apresentação do maxixe de Chiquinha Gonzaga no Palácio do Governo; o nascedouro do samba pela Gamboa e arredores (incluindo Tia Ciata e o samba de roda baiano).

Afinal, ainda tem uma grande celebração carnavalesca. Contada por meio de esquetes, com fragmentos desses eventos, o espetáculo inclui também um grupo de dança, que acompanhará algumas das músicas da OSJC. Vídeos de alunos da rede pública carioca de ensino ao lado de seus professores e familiares, levando ao público mensagens de liberdade, igualdade e esperança no futuro.

Realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, por meio do Programa Orquestra nas Escolas, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca conta com o patrocínio da Uber pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Rouanet. A parceria foi conquistada em 2019 e possibilitou a realização da temporada de concertos daquele ano com renovação em 2020, compra de instrumentos profissionais, bolsa para 400 alunos das formações musicais e suporte para mais de 12 mil alunos atendidos pelo Programa. Em maio de 2019, através da parceria, foi possível realizar a primeira turnê internacional na Espanha, onde 60 alunos da OSJC participaram. Outra ação desenvolvida por meio da parceria com a Uber foi o Sinta o Som, um programa da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que compartilha estratégias educacionais criativas, usando a música e a arte para fortalecer as aprendizagens dos alunos.

SERVIÇO:

Programa Orquestra nas Escolas exalta a Semana da Consciência Negra

Orquestra vai às ruas

16/11 (2af), 16h30: Largo da Carioca | OSJC Santa Cruz

17/11, 3af, 16h30: Central do Brasil | Jazz Sinfônica

18/11, 4af, 16h30: Praça Mauá | OSJC Rivadávia Corrêa

19/11, 5af, 16h30: Cinelândia | OSJC Carneiro Felipe

20/11, 6af, 10h30: Cais do Valongo | Camerata de Choro Orsina da Fonseca

Concerto Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, pat. Toni Garrido

23/11 (2af), 19h: Ópera O Morro Canta Canudos

25/11 (4af), 19h: Ópera O Morro Canta Canudos

Transmissão online: www.youtube.com/orquestranasescolas

Ademais, veja mais:

Antônio e Comitiva caminhando com São Benedito pela música e a fé
Breddas Reggae | “Devemos voltar para as nossas raízes e romper com todo o pensamento ocidental do consumismo”
Afronta! | Descolonize seu pensamento com essa série da Netflix

Escreve o que achou!