Conecte-se conosco

Cinema

‘Os Primeiros Soldados’ é um contundente drama LGBT | Crítica

Publicado

em

resenha os primeiros soldados

“Os Primeiros Soldados”, de Rodrigo de Oliveira é uma história da crise do HIV no Brasil. Em pouco menos de 2h somos apresentados à 3 personagens de Espírito Santo que contraíram o vírus em meados de 1983 e que precisam sobreviver. Similar ao filme americano “The Normal Heart”, do diretor Ryan Murphy, esse drama consegue ser cirurgicamente emocional, mas ainda mais efetivo, justamente por ser brasileiro. A proximidade da linguagem, da cultura, da trilha sonora, fazem de “Os Primeiros Soldados” um filme profundamente atual e próximo.

Um panorama da crise

De 1981 até agora, o finalzinho de 2021, cerca de 36 milhões de pessoas morreram por causa da AIDS no mundo. 36 milhões de vidas perdidas. Uma geração inteira de humanos que se foram por causa de um vírus que foi ignorado e demonizado por médicos, familiares, conservadores e pelo governo. Só em 1996 (14 anos depois do primeiro caso oficial no Brasil), que o tratamento para a AIDS ficou disponível no SUS. Durante todo esse tempo a doença foi uma sentença de morte para a grande maioria dos infectados.

A representação da dor

Com toda essa bagagem histórica e trágica, “Os Primeiros Soldados” se torna um filme essencial para entender como a população LGBT+ brasileira sobrevive. Esse longa do Rodrigo de Oliveira apresenta pra toda uma nova geração de jovens a história do seu povo.

Sendo dividida em alguns atos, “Os Primeiros Soldados” parece ser essencialmente um ensaio sobre a dor, um grito de desespero, e um memorial performático. Se existem centenas de filmes, livros e séries que contam as histórias de músicos, atores e celebridades perdidos pra esse maldito vírus, então também devemos ter filmes como “Os Primeiros Soldados” que celebra os anônimos. O único memorial erigido para os que se foram está na memória dos que sobreviveram. Assim, essa memória coletiva é essencial pra manter viva a história, para educar os jovens e pra evitar que isso se repita.

Atuação, atores e atrizes

De longe, Susano (Johnny Massaro) e Rose (Renata Carvalho) deram o maior show de expressividade. A dor, o medo, a raiva, a frustração; cada uma dessas emoções estava palpável e crível nas suas belíssimas representações. Os seus papeis demandavam essa carga emocional mais camp e dessa forma, nos foi oferecido um banquete que ia além do que esse reles crítico esperava.

É interessante prestar na caracterização dessas duas personagens. Susano é um homem branco, cisgênero, universitário, morando fora e casado com um gringo. Rose é uma travesti, ex prostituta, mais velha e de longe persona mais sofrida do filme. Também temos Humberto (Vitor Camilo) que completa o trio das “bichas cancerosas” em exílio, mas o rapaz tem uma participação menos central entre os três. Ainda assim, o que a princípio parece ser um desperdício no roteiro na realidade se torna um mecanismo narrativo elegante. Humberto é muito importante na trama, mas com a sua história bem amarrada e em segundo plano, o que ajuda a cimentar o trio, sem roubar o protagonismo de Rose e Susano.

“Os Primeiros Soldados” tem uma representatividade expansiva, o que ajuda a ver o quanto o HIV tem um perfil múltiplo. Mesmo no meio plural da night capixaba, o HIV não faz um recorte de classe ou origem, ele matava sem preconceitos ou cotas. Da travesti ao menino burguês, todos se tornam iguais na frente da morte.

A estética

Da temática à atuação, “Os Primeiros Soldados” é um filme humano, com floreios, licenças poéticas que complementam o que realmente importa, o sentimento. O roteiro pode parecer um pouco leviano perto de um tema tão pesado, mas a vida real é leviana nos momentos mais críticos, assim como nós também somos. Levando em consideração que o filme é uma produção de época com temática LGBT+ e um orçamento longe de astronômico, “Os Primeiros Soldados” é muito bem-feito.

O longa tem um ar meio baladinha-alternativa, jovem-chão-de-taco, roupa-de-brechó-e-vinil-da-Gal que é quase cômico; esse sentimento é irônico justamente porque a juventude prafrentex de hoje emula essa estética retrô. A caracterização é fiel ao período, mas acaba sendo meio contemporânea demais, justamente por culpa dos infinitos revivals que a moda dita. Dito isso, o design de produção e de figurino estão ótimos, complementando todo o resto do filme numa obra consistente.

Os finalmentes

Por fim, “Os Primeiros Soldados” é especial e merece a sua atenção exclusiva. O filme e o diretor fazem um apelo para relembrar a crise que foi e ainda é a epidemia do HIV. O lado bom disso tudo é que hoje é possível viver normalmente, e com saúde, mesmo sendo soropositivo. É só fazer um teste pelo SUS, que não custa nada, e você sai bem-informado, protegido e com a medicação necessária para continuar saudável. Acabou o tempo de morrer por HIV, agora isso é coisa do passado, e de ficção…

Afinal, confira o trailer do filme:

Ademais, leia mais

Inimiga Perfeita | Crítica

CAM (Ricardo Corrêa, 2021) | Como ser LGBTQIA+ pode ser doloroso

Tick Tick… Boom! | Uma homenagem ao teatro musical

Cinema

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Além das novidades da CCXP, o Unlock CCXP, já com ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro.

Publicado

em

ccxp 2023

O Unlock CCXP 2023, que tem seus ingressos esgotados, terá início nesta terça-feira e se estenderá até quarta-feira, 28 e 29 de novembro. Este evento, com foco no mercado de entretenimento, apresenta uma programação repleta de renomados players do cenário. Conta com o apoio de marcas como Volvo, Spotify Advertising, Starplus e GoGamers. A curadoria é liderada por Gustavo Giglio, Head de Marketing de Relacionamento e B2B na Omelete Company, recentemente incluído no Hall da Fama do Marketing no Brasil.

Nos dois dias que precedem o maior festival de cultura pop do mundo, profissionais do mercado terão a chance de se conectar com as mentes que moldam a indústria criativa no país. O Unlock CCXP oferecerá painéis e masterclasses promovendo a troca de experiências, explorando o perfil de consumo no universo geek e apresentando inovações.

Destacando a expansão da marca CCXP para o México, Fábio Reis, CMCO da Omelete Company, liderará um painel sobre a CCXP MX, que ocorrerá de 3 a 5 de maio de 2024, na Cidade do México. O evento também abordará as novidades da O&CO, incluindo o Chippu, uma nova unidade de negócios que combina inteligência artificial e curadoria humana para oferecer recomendações de séries e filmes, além de criar conteúdo de cultura pop.

Mônica na CCXP 2023

Estratégias de negócios, branded content e parcerias serão temas discutidos por Igão e Thiago Marques (Mítico), criadores do Podpah, que revelarão os bastidores do fenômeno que conquistou milhões de ouvintes, redefinindo o cenário do mesacast no Brasil.

O evento também celebrará os 60 anos da Mônica, com a participação da Diretora-executiva da MSP, Mônica Sousa, e do Diretor-executivo Marcos Saraiva, explorando a trajetória da marca e compartilhando planos futuros.

A jovem cientista Laysa Peixoto terá um painel especial, mostrando como a cultura pop pode influenciar gerações, enquanto busca conquistar o espaço, premiada pela NASA devido à descoberta de um asteroide e piloto de avião.

Um painel sobre os hábitos de consumo do público Geek apresentará dados da pesquisa Geek Power, realizada anualmente pela O&CO, com Otávio Juliato, Chief Commercial Officer da Omelete Company, Carlos Silva, CEO & Head of Gaming na Go Gamers, e Mauro Berimbau, Consultor e desenvolvedor de conteúdo na Go Gamers.

O line-up do Unlock CCXP inclui nomes como Nyvi Estephan, Luiz Gustavo Pacete (Forbes Tech), Andreza Delgado (@PerifaCon), e David Diesendruck (Redibra).

adult swim

O [adult swim] estreará na CCXP em um painel no palco Thunder, marcando um momento histórico para a marca de animação adulta. O evento ocorrerá na sexta-feira, 1º de dezembro, às 13h30. Spencer Grammer, a dubladora original de Summer em “Rick and Morty”, participará de uma conversa exclusiva sobre a 7ª temporada da série, seu processo criativo e os desafios de dar vida a uma personagem tão icônica. Além disso, o fenômeno “Sociedade da Virtude” também marcará presença no palco com seu criador Ian SBF, Thobias Daneluz, Guilherme Briggs e os criadores do Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Passos. O painel promete conteúdos e anúncios exclusivos para os fãs e acontecerá das 13h30 às 14h15.

HBO Max

A HBO Max apresentará ativações e atrações exclusivas na CCXP23, incluindo experiências de suas diversas franquias como “A Casa do Dragão”, “Barbie”, “Batman”, “The Big Bang Theory” e “Cartoon Network”. No miniauditório interno do estande, serão reveladas novidades de franquias queridas e novas produções como “Irmão do Jorel”, “Rick and Morty”, “Da Ponte Pra Lá”, “De Sola a 10”, “Sociedade da Virtude”, entre outras.

As ativações incluem a Fortaleza Vermelha de “A Casa do Dragão”, uma batalha de coreografias com “Barbie”, o “Departamento de Polícia de Gotham” de “Batman”, um quiz inspirado em “The Big Bang Theory” chamado “Hora Bazinga”, e um espaço de arcade com jogos personalizados do “Cartoon Network”.

Além disso, o miniauditório Warner Bros. Discovery terá uma programação repleta de meet & greets, entrevistas e interações com personagens e talentos de séries como Gumball, Darwim, Irmão do Jorel, Paulistão 2024, De Sola a 10, UEFA Champions League, Sociedade da Virtude, Ravena e Mutano de “Jovens Titãs”, e um quiz de “Rick and Morty”.

Warner Bros.

A Warner Bros. Pictures anunciou os painéis especiais na CCXP23. Destacam-se aqueles com Sandy e Pedro Antônio para “Evidências do Amor”, Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e George Miller para “Furiosa”, Adam Wingard para “Godzilla e Kong: O Novo Império”, Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh e Denis Villeneuve para “Duna: Parte 2,” e Jason Momoa, Patrick Wilson, Yahya Abdul Mateen II e James Wan para “Aquaman 2: O Reino Perdido”.

Na CCXP23, o elenco, diretor, figurinista, maquiador e caracterizador do filme “Mamonas Assassinas – O Filme” participarão de um painel especial no Palco Thunder em 3 de dezembro. O diretor Edson Spinello, o elenco, composto por Ruy Brissac, Rhener Freitas, Adriano Tunes, Robson Lima, Bento Hinoto, Fernanda Schneider e Jéssica Córes, além do figurinista Heitor Taddeo Ramaglio e o maquiador Lucas Martins estarão presentes. O público poderá desfrutar de um bate-papo com os convidados e assistir a trechos do filme, que estreará nos cinemas em 28 de dezembro. O filme narra a história da marcante banda brasileira dos anos 1990, os Mamonas Assassinas.

Serviço CCXP 2023: 

Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.   

Local: São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, 1,5KM – São Paulo/SP   

Horário de funcionamento do evento:  

SPOILER NIGHT (29/11/2023): das 18h às 21h*

Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h  

Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h  

Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h  

Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h  

*Apenas para imprensa, convidados e clientes que adquiriram as credenciais Epic Experience, Full Experience e Unlock.

Por fim, leia mais:

Angélica estreia novo programa que traz conversas potentes

Crítica: ‘Rio Connection’ é uma viagem ao mundo do crime nos anos 1970

Série ‘Fim’, do Globoplay, é engraçada e provocadora ao mesmo tempo

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências