Cinema
Tick Tick… Boom! | Uma homenagem ao teatro musical
Publicado
2 anos atrásem
Por
Livia Brazil
Hoje me retiro um pouco do papel de jornalista/crítica/seja lá como você quiser me chamar para me colocar no papel de fã. Fã de musicais. Fã da pessoa Jonathan Larson. Fã dos musicais de Jonathan Larson.
Em 2006, assisti Rent, o filme (que no Brasil ficou com o péssimo título de Rent – Os Boêmios). Apesar de ser apaixonada por musicais desde a infância, Rent me deixou obcecada. O musical falava de coisas que eu sempre acreditei. Que a arte muda o mundo. Que o bonito é ser diferente. Que ser “normal”, “comum”, é muito sem graça. E que o preconceito era a coisa idiota do mundo. Hoje é algo muito comentado, não tem um lugar que você não veja alguém falando contra preconceitos e sobre os direitos das minorias. Mas na época não era e eu não tinha com quem falar sobre isso. Então veio Rent, com seus boêmios (daí o nome em português), colocando a comunidade LGBT como foco, com importância, artistas e uma variedade imensa de pessoas. Diferentes. Maravilhosas. Me identifiquei imediatamente com aqueles personagens, com a mensagem daquele musical. E fui atrás de tudo sobre ele. Descobri que estreou em 1995 na Broadway. Descobri que os atores do filme são, em sua maioria, os mesmos que estrearam o musical em 1996. Descobri que seu criador se chamava Jonathan Larson. E que ele tinha morrido antes de estreia de Rent no teatro. Com 35 anos.
Corta para 2021. Sexta-feira passada, dia 19 de novembro. Estreia na Netflix um novo musical. Estrelado por Andrew Garfield e dirigido por Lin-Manuel Miranda, o criador de Hamilton. O título: Tick Tick… Boom!. Qual a ligação entre minha história de amor contada acima e o que conto para vocês agora? Tick Tick… Boom! também foi escrito por Jonathan Larson. Foi a peça que ele escreveu antes de Rent. Depois de Superbia, um musical que acabou nunca estreando. E do qual ele fala bastante em Tick Tick… Boom!. Pois além de ter sido escrito por ele, o musical fala sobre ele. Sobre sua vida. Sobre como é a vida de um compositor de musicais, ou pelo menos como era nos anos 1990. E também fala sobre amor à arte. Sobre querer fazer a diferença. Sobre querer mudar o mundo através da arte. Tudo que encontramos depois também em Rent. Porque esse era o objetivo de Jonathan Larson, e continuaria sendo caso ainda estivesse vivo: mudar o status quo e libertar as pessoas. Mostrar que todos eram iguais e que todos eram importantes. Mostrar o quanto a música, o teatro e a arte podem mudar vidas, salvar vidas. Mesmo que a dele estivesse indo de mal a pior. Porque as dificuldades que ele tem para encontrar patrocinadores e manter relacionamentos também estão lá em Tick Tick… Boom!.
Adaptação para as telas
Tick Tick… Boom! começou como um show solo: Jonathan sendo o único ator, e mais os músicos. Após sua morte, a peça foi reescrita e passou a ser apresentada com três atores. Lin-Manuel Miranda foi um dos atores que interpretou a persona semi-autobiográfica de Jonathan no teatro, em 2014. E como grande fã de Jonathan Larson, resolveu transformar Tick Tick… Boom! em filme. Em sua estreia como diretor, ele arrasa. Soube transpor a história dos palcos para a tela com maestria. Muitas vezes, essa transformação pode acabar não fazendo jus ao seu original. Mas o filme está bem redondinho. Conseguimos perceber quando é peça, quando é “vida real”. Pois Lin-Manuel escolheu intercalar a apresentação da peça Tick Tick… Boom! no palco, o John personagem, com a vida real dele, o John pessoa. E faz essa ligação muito bem.
Antes que continue, confira o trailer do filme:
Um grande protagonista
Essa alta qualidade se dá muito, também, pela atuação de Andrew Garfield, que interpreta Jonathan. Mais conhecido pela maioria do público por ter interpretado o Homem Aranha, Garfield deixou claro que não fica preso a um gênero cinematográfico. E que é multitalentoso, já que canta muitíssimo bem no filme. O que foi uma surpresa para os espectadores, que não tinham conhecimento dessa sua habilidade. Normal, já que nem ele mesmo sabia! O ator disse em entrevistas que quando foi convidado por Lin-Manuel para o filme começou a fazer aulas de canto e de piano. E podemos ver o resultado positivo dessas aulas durante todo o longa. Além disso, Andrew Garfield emociona também nas cenas mais tristes. Uma das mais bonitas é quando descobre que seu melhor amigo, Michael, é portador de HIV. Sua performance de “Why” é de fazer qualquer um soluçar em frente à tela.
Michael, aliás, é interpretado por Robin De Jesús. O ator, que está no elenco de The boys in the band (Netflix), é outro ponto alto do filme. Ele controla as emoções quando precisa e as derrama quando Michael precisa encarar momentos drásticos de sua vida. E está ótimo como o ponto de apoio e porto seguro de Jonathan. Outro rosto conhecido do filme é Vanessa Hudgens, mais conhecida por interpretar a protagonista Gabriella de High School Musical. Vanessa não tem um papel de muito destaque, mas arrasa na interpretação da música “Therapy”, junto com Garfield. É uma das cenas mais engraçadas e a coreografia de Ryan Heffington consegue expressar tudo que os personagens estão passando.
Homenagem ao teatro musical
No mais, Tick Tick… Boom! tem músicas deliciosas e que vão ficar na cabeça por dias e dias. Quero ver você não sair cantando por aí a letra de “Boho days” (e fazendo as palminhas). Andrew Garfield honrou a memória de Jonathan Larson com sua atuação. E Lin-Manuel Miranda honrou o teatro musical com a presença, na música “Sunday”, de vários atores e atrizes consagrados da Broadway. E também conseguiu, como o gênio que é, transformar esse musical não tão comentado de outro gênio muito à frente de seu tempo em um filme delicioso de assistir. Eu, como imensa fã de musical e fã ainda maior de Jonathan Larson, agradeço imensamente.
Para quem quiser conhecer mais sobre a vida de Jonathan Larson, há um documentário no YouTube que fala sobre a criação de Rent, mas antes conta toda a história desse grande compositor.
Ademais, leia mais:
The boys in the band | Filme da Netflix discute LGBTfobia
Tamo Junto | Criolo dá voz a personagem de novo curta de animação
Confira uma análise da retomada do Cinema pós-pandemia na EXPOCINE 2021
Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.

Cinema
Irmãos Por Escolha | Filme sobre a rotina de cadetes da AMAN chega à Netflix
Longa mostra a primeira turma de mulheres da AMAN, após 210 anos de existência da Academia
Publicado
15 horas atrásem
6 de junho de 2023Por
Redação
Irmãos Por Escolha, documentário com direção de Gabriel Mattar, estreia na Netflix neste domingo (11). O longa, o primeiro a ser filmado dentro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), acompanha o cotidiano intenso de treinamento dos cadetes. São homens e mulheres que em meio aos tantos desafios, criam vínculos de amizade durante o processo de formação. Além disso, o filme também mostra a primeira turma de mulheres da AMAN, após 210 anos de existência da Academia. A produção é da Kombat Films.
Partindo da experiência do diretor, que perdeu o irmão ainda na infância, a narrativa explora a relação de irmandade entre os jovens cadetes. Com material 100% original, a história foca em alguns personagens durante os quatro anos de formação profissional dos militares.
Mattar também busca uma perspectiva sensível sobre o amadurecimento dos alunos da AMAN ao longo da graduação. Sob uma visão civil, o diretor busca estudar o comportamento e estreitamento desses laços.
Aliás, veja um trecho de Irmãos Por Escolha, e siga lendo:
“O filme aborda questões essenciais como: inteligência emocional e trabalho em grupo. O documentário atua como fomentador do debate nacional sobre o jovem, sua participação na sociedade, sua transição para vida adulta, seus potenciais e responsabilidades”, diz Mattar.
Por fim, o longa esteve nos Festivais Internacionais de Santa Fé e Flickers Rhode Island, além de receber os prêmios Global do Lift Off e Paris Awards em 2022. No Brasil, o documentário integrou o Festival de Petrópolis do ano passado.


Irmãos Por Escolha | Filme sobre a rotina de cadetes da AMAN chega à Netflix

Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró

Zona Franca | Espetáculo da Cia Suave com direção de Alice Ripoll estreia no RJ em temporada popular

Cora do Rio Vermelho | Espetáculo passeia pela vida e a obra de Cora Coralina
Cultura


Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró
Evento chega ao bairro nos dias 10 e 11 na Praia Vermelha e de 23 a 25 no Parque Bondinho...


Zona Franca | Espetáculo da Cia Suave com direção de Alice Ripoll estreia no RJ em temporada popular
O que acontece quando uma sociedade opta pela barbárie, pela guerra, e o indivíduo se surpreende impotente?


Cora do Rio Vermelho | Espetáculo passeia pela vida e a obra de Cora Coralina
Peça sobre a poeta, contista e doceira acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Centro Cultural Justiça...


Anime Friends completa 20 anos e traz ao Brasil atores de séries japonesas dos anos 80
Takumi Tsutsui, o inesquecível ninja Jiraiya, será um dos convidados
Crítica


EO – O mundo visto pelos olhos de um burro
Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023


Benjamin, o palhaço negro | Uma homenagem ao primeiro palhaço negro do Brasil
Parece até piada que notícias como a do racismo sofrido pelo jogador de futebol Vini Jr. ou um aplicativo que...


Crítica | ‘Meu Vizinho Adolf’ uma dramédia impactante
'Meu Vizinho Adolf' aborda as consequências do nazismo em uma dramédia tocante.


Crítica | Meu Pai É Um Perigo
Comédia é leve, diverte e ainda traz algumas críticas de classe
Séries


Aruanas | Segunda temporada apresenta poluição urbana como o inimigo
Série original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo em coprodução com a Maria Farinha Filmes, acompanha a saga de ativistas ambientais


The Sympathizer – Nova série da HBO Max traz Robert Downey Jr.
Trailer mostra que o ator interpreta vários personagens.


The Acolyte | Ilha da Madeira é cenário de nova série Star Wars sobre os Sith
Destino português recebeu parte das filmagens de 'The Acolyte'


Belas Maldições – Neil Gaiman fala sobre trailer da 2º temporada
Série segue sem data de estreia mas agora temos noção de quando o trailer pode sair.
Literatura


Conheça a biografia do controverso Vladimir Putin em HQ
Obra da Conrad é uma leitura importante para quem quer entender as complexidades da política russa e suas estratégias globais


A Voz do Tempo | Conheça a história real de uma paixão entre um padre beneditino e uma jovem aristocrata
Escritora Lenah Oswaldo Cruz transforma em autobiografia manuscritos que encontrou do pai sobre o romance que chocou as sociedades paulista...


A plenitude do ser: O guia para uma vida transformada | Conheça a filosofia de Tina Turner
"Acredito que cada um de nós nasce com uma missão particular, com um propósito de vida que só nós podemos...


A Feira do Livro | Evento recebe Patricia Hill Collins, uma das mais potentes vozes do feminismo negro
Socióloga estadunidense, uma das mais importantes vozes da intelectualidade contemporânea, vem ao Brasil em junho
Música


Leoni & Outro Futuro se apresentam no Circo Voador | Hoje é dia de Festa
Show celebra os 40 anos de carreira de Leoni e os 62 anos do artista


Itaipava Jazz & Blues Festival acontece em junho com atrações nacionais e internacionais
O Soberano Itaipava recebe a partir do dia 8 de junho a primeira edição do festival


Em Cantos de Oriṣà | Irma Ferreira lança seu novo álbum
Entre os Oríkìs e Àdúrás, o álbum mostra parte da beleza do repertório religioso afro-brasileiro do Candomblé, em uma junção...


Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha | Show acontece no Cesgranrio
No dia 02 de junho, a multiartista fará sua estreia na capital carioca
Tendências
- Cinema1 mês atrás
Crítica | Deixados Para Trás: O Início do Fim
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Beau tem Medo’ é bizarramente bom
- Cultura2 meses atrás
Abba The Show chega ao Brasil com turnê de 11 shows
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Herói de Sangue’ é destaque no Festival Filmelier
- Cinema2 meses atrás
‘Ninguém é de ninguém’ faz pré-estreia no RJ
- Cinema2 meses atrás
Crítica | A morte do demônio: A ascensão
- Música2 meses atrás
Francisco, el Hombre | Novo show da turnê de 10 anos acontece no Circo Voador
- Música3 semanas atrás
Festival Halleluya 2023 acontece no Terreirão do Samba com entrada gratuira
LC
24 de novembro de 2021 at 19:43
Muito bom texto! Detalha as informações e dá vontade de ir direto ver o filme.
Pingback: CCXP 2021 | Highlights do primeiro dia
Pingback: CCXP 2021 | Highlights do segundo dia
Pingback: Últimas semanas do musical "Clube da esquina: Os sonhos não envelhecem"
Pingback: Hanson encerra turnê no Brasil com hits nostálgicos e músicas novas