Marcio Libar uniu décadas de experiência artística e a essência do palhaço para criar uma nova metodologia única: a Pedagogia da Vulnerabilidade. Com 40 anos de carreira no teatro e na arte do palhaço, Libar utiliza sua trajetória para ajudar atletas, artistas e líderes corporativos a acessarem sua autenticidade e força mental. Através da aceitação das vulnerabilidades, sua abordagem promove o autoconhecimento e transforma o erro em aprendizado, impactando profundamente personalidades como Anderson Silva, Leticia Bufoni e Pedro Scooby, além de empresas como Banco do Brasil, Ambev e Red Bull.
“A Pedagogia da Vulnerabilidade ajuda atletas, líderes e artistas a enxergarem força onde só viam fraqueza. Não se trata de evitar erros, mas de usá-los como ferramentas para crescer, superar limites e agir de forma autêntica”, diz Libar.
A metodologia de Marcio Libar, inspirada na figura do palhaço, desafia o autojulgamento e procura incentivar uma conexão mais honesta e empática com os próprios limites.
Para Libar, o palhaço é a representação mais humana da jornada de fracassos e superações, tornando-se um espelho da condição humana. Essa filosofia é colocada em prática em experiências imersivas, como o Grand Cirque du Messiê Loyal, onde os participantes exploram suas fraquezas e aprendem a abraçá-las, fortalecendo suas relações pessoais e profissionais. Atletas de elite e líderes corporativos encontram nesse método uma oportunidade para superar desafios e atuar com coragem e autenticidade.
“Meu trabalho é mostrar que vulnerabilidade não é um obstáculo, mas um ponto de partida para novas possibilidades”, fala Marcio Libar.
Enquanto práticas convencionais de coaching enfrentam críticas e padronizações, a Pedagogia da Vulnerabilidade segue outro caminho. Marcio Libar prova que liderança não se trata apenas de resultados, mas da capacidade de se conectar com os outros de forma genuína.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante