Conecte-se conosco

Cultura

Confira 5 possíveis tópicos da redação do Enem 2022

Publicado

em

Livros de Poesias Brasileiras

No próximo domingo (13), os vestibulandos de todo o Brasil irão ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, mas, além disso, haverá uma redação no formato dissertativo-argumentativo, cujo tema será revelado durante a avaliação.

A princípio, produzir uma proposta de intervenção adequada é uma das principais preocupações dos estudantes. Dessa forma, a professora de Literatura e Redação, Raquel Gomes Sanches, do Colégio Adventista de Diadema separou 5 assuntos que podem ser abordados e garante que todos eles abrirão discussões sobre o impacto socioambiental causado pela pandemia do coronavírus. Confira em seguida.

Desafios da inclusão digital

A desigualdade social e a falta de acesso à internet ficaram evidentes durante a pandemia. Além disso, alguns direitos que necessitam da parte digital foram barrados, como o cadastro dos dados para conseguir o auxílio emergencial, por exemplo. O afastamento das crianças nas escolas por falta de internet, celular e computador também trouxe um impacto negativo para a educação do Brasil.

Impactos da pandemia na alfabetização de crianças

É importante ficar de olho neste tema, pois o Ministério da Educação lançou um aplicativo para reforçar a alfabetização de crianças através de jogos e assim, tentar amenizar os impactos sofridos durante o período da pandemia. O governo também incluiu o programa de internet Brasil para que a população tivesse acesso às áreas mais vulneráveis.

A dificuldade em romper o ciclo da insegurança alimentar no Brasil

A dificuldade em romper com o ciclo da insegurança alimentar no Brasil pode ser um tema abordado, pois o número de famílias em situação de risco alimentício cresceu cada vez mais durante e após a pandemia.

Combates a crimes ambientais: como dar fim ao ciclo histórico de impunidade na sociedade brasileira?

Aqui o estudante precisa ficar de olho nos tópicos de turismo sustentável e preservação da Amazônia. Nos últimos anos, o Brasil tem recebido muitas críticas internacionais em relação à preservação devido à queimadas, ao desmatamento, ao consumo desenfreado e a ligação com o meio ambiente e energias renováveis. É preciso estar atento em como conciliar o desenvolvimento econômico com a ideia de sustentabilidade para tentar amenizar os impactos. Um tópico que deve ter uma atenção extra é como dar fim ao ciclo histórico de impunidade na sociedade brasileira em relação aos crimes ambientais.

A necessidade de incentivar ações sustentáveis na sociedade brasileira

Também relacionado ao meio ambiente está a necessidade de incentivar as ações sustentáveis na sociedade brasileira. É possível incentivar o uso dos recursos da natureza através de ações sustentáveis.

Ademais, veja mais:
Confira 6 dicas de livros de poesias de novos autores
Cem ruínas na esquina da poesia | Livro viaja pela fé
Nova Acrópole provoca reflexões sobre a Educação em novo podcast

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cultura

CSI: Vegas estreia com exclusividade na AXN

A série é um spin-off de CSI: Crime Scene Investigation.

Publicado

em

Grissom e Sara em CSI: vegas

Quem hoje é viciado em podcasts e séries de crimes reais decerto foi ávido espectador de séries policiais. Pois uma das primeiras séries dos anos 2000 está de volta. Na verdade. Está com um spin-off. Dia 5 de outubro estreia CSI: Vegas, série derivada do primeiro CSI: Crime Scene Investigation, que também se passava na cidade. A produção acompanha as investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, nos Estados Unidos. O programa popularizou o gênero ao redor do mundo, tornando-se a série mais assistida dos EUA em 2005 e arrebatando seis prêmios Emmy em mais de uma década de história.

Nova trama, velhos personagens

Após sete anos sem novos episódios, a equipe está de volta, com uma ameaça que coloca o laboratório criminal em perigo. Põe, também, em cheque casos solucionados no passado. O novo time de investigadores retorna à cidade do pecado, onde tudo começou, e vai implementar técnicas forenses de ponta para preservar e servir a justiça no local.

Gil Grissom (William Petersen), entomologista forense e encarregado do Laboratório Criminal de Las Vegas nas primeiras nove temporadas do programa original, vai sair de sua aposentadoria iniciada em 2008 e voltar ao laboratório após um grande amigo sofrer um atentado e precisar da sua ajuda. Quem também está de volta é Sara Sidle (Jorja Fox). Ela havia renunciado ao cargo de diretora do Laboratório para se reunir com seu ex-marido Grissom, mas a mesma situação a faz retornar para a equipe em busca de justiça e respostas.

Elenco renovado

Porém, novos profissionais irão se unir à Grissom e Sara. Na verdade, os veteranos irão se juntar à equipe atual. Maxine “Max” Roby (Paula Newsome) é a supervisora do turno noturno do Laboratório e atual comandante dos CSIs. Joshua Folsom (Matt Lauria) é o investigador nível III que lidera os casos de perícia. Completam o time Allie Rajan (Mandeep Dhillon), uma imigrante que parte para Las Vegas para realizar o sonho de se tornar uma CSI nível II, como também Chris Park (Jay Lee), nível I que vai auxiliar o time nos novos desafios.

Quem aí já está doido pra ouvir as primeiras notas de “Who Are You”, da banda britânica The Who, e sentir os pelos arrepiarem? CSI: Vegas, criada por Anthony E. Zuiker, chega ao Brasil com exclusividade no AXN na, quinta-feira, às 22h.

Por fim, leia mais:

Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil

Conheça ‘Toda luz que não podemos ver’, a nova minissérie da Netflix

Direção de Fotografia, o que é e para que serve

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências