Wednesday, December 7, 2022

Confira 5 possíveis tópicos da redação do Enem 2022

No próximo domingo (13), os vestibulandos de todo o Brasil irão ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, mas, além disso, haverá uma redação no formato dissertativo-argumentativo, cujo tema será revelado durante a avaliação.

A princípio, produzir uma proposta de intervenção adequada é uma das principais preocupações dos estudantes. Dessa forma, a professora de Literatura e Redação, Raquel Gomes Sanches, do Colégio Adventista de Diadema separou 5 assuntos que podem ser abordados e garante que todos eles abrirão discussões sobre o impacto socioambiental causado pela pandemia do coronavírus. Confira em seguida.

Desafios da inclusão digital

A desigualdade social e a falta de acesso à internet ficaram evidentes durante a pandemia. Além disso, alguns direitos que necessitam da parte digital foram barrados, como o cadastro dos dados para conseguir o auxílio emergencial, por exemplo. O afastamento das crianças nas escolas por falta de internet, celular e computador também trouxe um impacto negativo para a educação do Brasil.

Impactos da pandemia na alfabetização de crianças

É importante ficar de olho neste tema, pois o Ministério da Educação lançou um aplicativo para reforçar a alfabetização de crianças através de jogos e assim, tentar amenizar os impactos sofridos durante o período da pandemia. O governo também incluiu o programa de internet Brasil para que a população tivesse acesso às áreas mais vulneráveis.

A dificuldade em romper o ciclo da insegurança alimentar no Brasil

A dificuldade em romper com o ciclo da insegurança alimentar no Brasil pode ser um tema abordado, pois o número de famílias em situação de risco alimentício cresceu cada vez mais durante e após a pandemia.

Combates a crimes ambientais: como dar fim ao ciclo histórico de impunidade na sociedade brasileira?

Aqui o estudante precisa ficar de olho nos tópicos de turismo sustentável e preservação da Amazônia. Nos últimos anos, o Brasil tem recebido muitas críticas internacionais em relação à preservação devido à queimadas, ao desmatamento, ao consumo desenfreado e a ligação com o meio ambiente e energias renováveis. É preciso estar atento em como conciliar o desenvolvimento econômico com a ideia de sustentabilidade para tentar amenizar os impactos. Um tópico que deve ter uma atenção extra é como dar fim ao ciclo histórico de impunidade na sociedade brasileira em relação aos crimes ambientais.

A necessidade de incentivar ações sustentáveis na sociedade brasileira

Também relacionado ao meio ambiente está a necessidade de incentivar as ações sustentáveis na sociedade brasileira. É possível incentivar o uso dos recursos da natureza através de ações sustentáveis.

Ademais, veja mais:
Confira 6 dicas de livros de poesias de novos autores
Cem ruínas na esquina da poesia | Livro viaja pela fé
Nova Acrópole provoca reflexões sobre a Educação em novo podcast

Escreve o que achou!