Conecte-se conosco

Notícias

Nova Acrópole provoca reflexões sobre a Educação em novo podcast

Publicado

em

Escolarizando o Mundo.

Conhece a Nova Acrópole? E você se lembra da última vez que aprendeu algo novo? É provável que você tenha aprendido alguma coisa nova hoje mesmo, por meio de uma conversa, um vídeo ou um acontecimento inesperado. Tal perspectiva sobre a busca proativa e constante do conhecimento em diferentes espaços e momentos é a premissa do Lifelong Learning (aprendizado ao longo da vida), um dos principais temas abordados por este episódio.

Em um mundo em transformação, o termo já vem sendo utilizado há algumas décadas para atender a necessidade de mais flexibilidade no entendimento das experiências de aprendizagem de forma contínua – não necessariamente vinculadas à instituições de ensino, classes sociais ou faixa etárias específicas. O modelo de ensino tecnicista do século 20 que predomina até hoje, por si só, já não é suficiente para preparar as pessoas para o mercado de trabalho e, principalmente, para a vida.

Tradições filosóficas dos mais diversos lugares e épocas mostram que o assombro e o deslumbramento, imbuídos de uma busca genuína de conhecer o mundo e seus motores, são características muito próprias do ser humano. Características essas muito vivas no período da infância, mas que, ao longo da vida, vão desaparecendo pela forma de vida em curso na contemporaneidade.

Filosofe

A Filosofia ensina que a educação faz parte de toda a vida do ser humano, uma vez que todos os momentos são propícios ao aprendizado. E o educador, aquele que mostra as oportunidades e inspira o interesse em buscar e aprender, extraindo o melhor de cada um. O viés filosófico também nos coloca em uma posição de humildade perante o conhecimento e a sabedoria: sendo aprendizes, experimentamos a vida.

Erramos e corrigimos a rota, e isso, segundo o convidado deste episódio, Leonardo Gonçalves, é parte fundamental do crescimento. “A ideia de assumirmos que somos aprendizes por toda a vida nos coloca numa posição de vulnerabilidade e de constantes falhas. Tentar e falhar faz parte desse processo, e está tudo certo. Precisamos aprender a encarar isso como algo natural; é o jeito mais rápido de crescer”, comenta Leonardo. E continua: “Buscar conhecimento de maneira proativa e contínua é uma das competências essenciais para a vida”.

Essas e muitas outras reflexões filosóficas sobre a educação, e como o ser humano está em constante aperfeiçoamento, estão presentes no episódio “A Educação para a Vida”.

Leonardo Gonçalves é professor e voluntário da Nova Acrópole há mais de 15 anos, além de atuar e desenvolver pesquisas na área da Educação. É fundador da Casa da Vida AftersCOOL. Head de Projetos do Pacto Alegre e um dos Articuladores do Porto Alegre Cidade Educadora.

Ouça o Podcast na íntegra através dos links:

Site Nova Acrópole
https://nova-acropole.org.br/podcast/a-educacao-para-a-vida-dia-do-professor/

Spotify

 YouTube

Ademais, leia mais sobre podcasts:

Vai pra Cuba | Confira um podcast pela ilha polêmica
A mulher da casa abandonada | Entenda por que esse podcast é genial
Por fim, podcast com Ana Catão fala sobre dança afro

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cultura

HBO MAX divulga imagem da estrela de sua primeira novela

HBO MAX divulga primeira imagem de Camila Pitanga como protagonista da primeira novela da plataforma.

Publicado

em

Camila Pitanga como Lola.

HBO Max vai lançar sua primeira novela nacional. Criada e escrita por Raphael Montes e com direção geral de Maria de Médicis, Beleza Fatal ainda não tem data de lançamento anunciada. Produzida pela Coração da Selva para a Warner Bros. Discovery, a novela tem um enredo de busca por justiça, que se passa no agitado mundo da beleza e dos tratamentos estéticos.

A saber, a protagonista será Camila Pitanga. O elenco traz ainda outros nomes conhecidos do grande público, como Giovanna Antonelli, Augusto Madeira, Vanessa Giácomo, Murilo Rosa, Camila Queiroz, Herson Capri, Julia Stockler. Além disso, ainda tem Breno Ferreira, Manu Morelli, Kiara Felippe, Santiago Acosta Cis, Naruna Costa, Georgette Fadel, Marat Descartes, Patricia Gasppar, Luciano Chirolli, assim como Fernanda Marques, Reinado Junior, Mariana Molina, entre outros.

Enredo

Camila será Lola, uma típica vilã que amamos odiar. Com 32 anos, é uma mulher de classe média, ambiciosa e cheia de planos. Trabalha como secretária na clínica de Rog (Marcelo Serrado), um médico esteticista que tem métodos escusos e é amigo de Benjamin (Caio Blat), um cirurgião plástico. Lola se casa com Benjamin, de olho no seu dinheiro e poder. Isso com a finalidade de abrir uma clínica de estética com seu nome, a Lolaland.

A HBO Max acaba de divulgar as primeiras imagens da atriz Camila Pitanga caracterizada como Lola (imagem em destaque). A atriz mudou o cabelo e trará um visual diferente do que o público está acostumado a vê-la. A produção terá 40 capítulos e começou a ser gravada este mês em São Paulo. Quando tivermos mais notícias, traremos para vocês!

Ademais, leia mais:

HBO MAX anuncia ‘Como água para chocolate’, série original baseada no romance de Laura Esquivel

I may destroy you | Entenda

Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências