Monday, November 28, 2022

Nova Acrópole provoca reflexões sobre a Educação em novo podcast

Conhece a Nova Acrópole? E você se lembra da última vez que aprendeu algo novo? É provável que você tenha aprendido alguma coisa nova hoje mesmo, por meio de uma conversa, um vídeo ou um acontecimento inesperado. Tal perspectiva sobre a busca proativa e constante do conhecimento em diferentes espaços e momentos é a premissa do Lifelong Learning (aprendizado ao longo da vida), um dos principais temas abordados por este episódio.

Em um mundo em transformação, o termo já vem sendo utilizado há algumas décadas para atender a necessidade de mais flexibilidade no entendimento das experiências de aprendizagem de forma contínua – não necessariamente vinculadas à instituições de ensino, classes sociais ou faixa etárias específicas. O modelo de ensino tecnicista do século 20 que predomina até hoje, por si só, já não é suficiente para preparar as pessoas para o mercado de trabalho e, principalmente, para a vida.

Tradições filosóficas dos mais diversos lugares e épocas mostram que o assombro e o deslumbramento, imbuídos de uma busca genuína de conhecer o mundo e seus motores, são características muito próprias do ser humano. Características essas muito vivas no período da infância, mas que, ao longo da vida, vão desaparecendo pela forma de vida em curso na contemporaneidade.

Filosofe

A Filosofia ensina que a educação faz parte de toda a vida do ser humano, uma vez que todos os momentos são propícios ao aprendizado. E o educador, aquele que mostra as oportunidades e inspira o interesse em buscar e aprender, extraindo o melhor de cada um. O viés filosófico também nos coloca em uma posição de humildade perante o conhecimento e a sabedoria: sendo aprendizes, experimentamos a vida.

Erramos e corrigimos a rota, e isso, segundo o convidado deste episódio, Leonardo Gonçalves, é parte fundamental do crescimento. “A ideia de assumirmos que somos aprendizes por toda a vida nos coloca numa posição de vulnerabilidade e de constantes falhas. Tentar e falhar faz parte desse processo, e está tudo certo. Precisamos aprender a encarar isso como algo natural; é o jeito mais rápido de crescer”, comenta Leonardo. E continua: “Buscar conhecimento de maneira proativa e contínua é uma das competências essenciais para a vida”.

Essas e muitas outras reflexões filosóficas sobre a educação, e como o ser humano está em constante aperfeiçoamento, estão presentes no episódio “A Educação para a Vida”.

Leonardo Gonçalves é professor e voluntário da Nova Acrópole há mais de 15 anos, além de atuar e desenvolver pesquisas na área da Educação. É fundador da Casa da Vida AftersCOOL. Head de Projetos do Pacto Alegre e um dos Articuladores do Porto Alegre Cidade Educadora.

Ouça o Podcast na íntegra através dos links:

Site Nova Acrópole
https://nova-acropole.org.br/podcast/a-educacao-para-a-vida-dia-do-professor/

Spotify

 YouTube

Ademais, leia mais sobre podcasts:

Vai pra Cuba | Confira um podcast pela ilha polêmica
A mulher da casa abandonada | Entenda por que esse podcast é genial
Por fim, podcast com Ana Catão fala sobre dança afro

Escreve o que achou!