Tuesday, October 20, 2020

Projeto Humanos | O Caso Evandro e a virada dos podcasts

O podcast True Crime trouxe novas evidências para um caso antigo. O Caso Evandro foi o primeiro podcast que ouvi, quando ainda não conhecia tão bem a ideia de podcasts e como funcionavam, afinal, pensar que as pessoas iriam preferir ouvir a ver um vídeo no youtube, ou escutar músicas na rua não me fazia tanto sentido.

Mas é, eu estava errado, o Caso Evandro me pegou direto no seu primeiro episódio, sem pena nenhuma e deixando uma sensação de quero mais. No caso, poucos trabalhos audiovisuais (Black Mirror, Death Note) fizeram comigo. Eu não tinha vontade de parar, queria saber mais, queria entender melhor tudo.  Posteriormente, de lá até hoje, vemos o cuidado do seu criador Ivan Mizanzuk em todo esse processo investigativo. Isso vai desde as citações dos autos até a busca de áudios originais, entrevista com especialistas e etc.

Além disso, os plot twists dessa história macabra fazem você ficar preso a ela, sentir medo, dor, uma vontade de justiça gigantesca e outros sentimentos múltiplos. O caso Evandro, bateu recordes, com 4 milhões de downloads. Aliás, chamou atenção de grandes empresas e vai virar série na Globoplay e livro. Para além desses feitos, que já foram grandes, únicos de um podcast brasileiro, em um de seus episódios trouxe à luz fatos novos sobre o caso. Simplesmente os únicos que comprovam uma tortura para os acusados confessarem o crime. Esses áudios mudaram tudo para Ivan, e para muitos de seus ouvintes.

Estudo e pesquisa

O trabalho de pesquisa feito conta com mais de 20 mil páginas. Inclusive, além do podcast existe no site uma enciclopédia com materiais de apoio, para que o ouvinte tenha uma percepção maior.  A história ainda não acabou, está atualmente no episódio 29.  Além do podcast ter quebrado barreiras, virando uma série e livro, isso abre os olhos de um público maior para podcasts. Afinal, são mídias rápidas de serem feitas, baratas, que podem ser distribuídas de graça em várias plataformas.

Temos então um modo bem simples de apresentar ao público um ótimo conteúdo. Hoje plataformas como Spotify e Apple podcasts já tem podcasts exclusivos, e o primeiro já lançou um botão para você receber o aviso de novos episódios , algo que vai ajudar muito os criadores. Caso Evandro é com certeza um divisor de águas, sem esquecer podcasts antigos que são marcos, como Nerdcast, e outros que estão trazendo público vindo de outras plataformas, como o Flow podcast.

Ademais, ouça abaixo e depois leia mais sobre podcasts:

Vai pra Cuba | Confira um podcast pela ilha polêmica
Além disso, podcast com Marcelo Monteiro falando de Cosmogonia Africana
Por fim, podcast com Ana Catão fala sobre dança afro

Escreve o que achou!