Quando os créditos finais de 007 – Sem Tempo para Morrer anunciaram a despedida de Daniel Craig como James Bond, os fãs imediatamente começaram a especular quem seria o próximo a assumir o papel do espião britânico. Surgiram perguntas sobre a possibilidade de o personagem se distanciar do molde tradicional — homem branco, heterossexual e britânico — estabelecido por Craig e seus antecessores.
Porém, em uma reportagem recente do The Wall Street Journal, a produtora Barbara Broccoli deixou claro que, embora esteja aberta a algumas mudanças, Bond continuará sendo um homem britânico.
De acordo com a matéria, Broccoli não tem restrições em relação a escalar um ator não branco ou gay, mas acredita que Bond, o 007, deve ser sempre interpretado por um homem britânico. Juntamente com seu meio-irmão Michael G. Wilson, Broccoli lidera a Eon Productions, produtora responsável pela franquia desde sua fundação em 1961 por seu pai, Albert “Cubby” Broccoli. Wilson também está preparando seu filho, Gregg Wilson, para assumir uma posição de destaque na empresa. Segundo a reportagem, Gregg tem demonstrado maior sensibilidade às demandas por atualizações no personagem.
Os seis atores que oficialmente interpretaram Bond — Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig — foram todos homens, mas nem todos nasceram em território britânico. Roger Moore e Daniel Craig são ingleses, enquanto Timothy Dalton nasceu no País de Gales e se mudou para a Inglaterra ainda criança.
Sean Connery, escocês, sempre expressou orgulho de suas raízes e chegou a defender a independência da Escócia, apesar de o país fazer parte do Reino Unido. Já Pierce Brosnan é irlandês, e embora a Irlanda seja considerada parte das Ilhas Britânicas, ele destacou certa vez que “me confundir com um inglês me diverte, sendo eu um irlandês nato e criado”. George Lazenby, por sua vez, é o único ator fora das Ilhas Britânicas, tendo nascido e crescido na Austrália antes de se mudar para o Reino Unido e iniciar sua carreira de ator e modelo.
O futuro do 007
Há diversas dificuldades da Eon Productions em produzir um novo filme de Bond desde que a MGM foi adquirida pela Amazon. No momento, nenhum novo projeto da franquia está em produção, o que significa que os fãs precisam esperar mais um pouco para descobrir quem será o próximo 007.
Enquanto isso, os 25 filmes da saga James Bond, 007, estão disponíveis no Prime Video. Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante