Conecte-se conosco

Cinema

Crítica | ‘A Porta ao Lado’ debate monogamia e as vontades individuais

Publicado

em

Elenco de A Porta ao Lado Foto Desiree do Valle

A Porta ao Lado propõe um debate sobre as relações a partir de dois casais. Um, a princípio, monogâmico, e mais “comum”, e o outro, aberto. Pude ver o filme na Mostra Especial Hors Concours, na Estação Net Botafogo, que contou com a presença da diretora Julia Rezende e o elenco Leticia Colin, Bárbara Paz, Dan Ferreira, Túlio Starling e Louise Cardoso.

Esse é o oitavo filme da diretora Julia Rezende. No elenco, o maior destaque é Bárbara Paz, que vive Isis, com grande atuação, mas todos entregam o necessário para seus papeis. São homens e mulheres de idades distintas com suas dúvidas e inseguranças.

Aliás, ouça abaixo a conversa que tivemos com Túlio Starling sobre o filme, e siga lendo:


O longa conta a história de Rafa (Dan Ferreira) e Mari (Leticia Colin) que são casados e vivem um relacionamento tradicional, estável. Eles parecem ter um companheirismo e uma cumplicidade. Entendemos melhor sua jornada com alguns flashbacks pontuais. Mari tem um instinto da fuga, perceptível desde o começo.

Reflexos

Rafa e Mari estão juntos desde os 25 anos, e agora tem 30. Tudo parece bem até a chegada de uma mudança para o apartamento ao lado: o casal Fred (Túlio Starling) e Isis. Eles tem um relacionamento aberto e separam sexo de amor. Mari começa a ficar mais reflexiva sobre suas escolhas ao conhcê-los.

No fim das contas, as interações entre eles provocam rupturas em todos. O tema do aborto também surge em certo momento e o ponto de vista principal do filme é o feminino. O longa procura usar simbologias como a janela do apartamento de Mari e Rafa que quebra assim que o novo casal chega, mostrando o que virá a seguir, e várias outras. A diretora faz uma boa escolha de ângulos, usando bem os reflexos em espelhos e outras superfícies.

Letícia Colin e Bárbara Paz na premiere de A Porta Ao Lado
Letícia Colin e Bárbara Paz na premiere de ‘A Porta Ao Lado’ (foto: Alvaro Tallarico)

Em alguns momentos lembrei do filme Closer – Perto Demais, o qual, porém, é mais profundo. Mas não há comparações a serem feitas. A Porta ao Lado tem seu próprio caminho e fala mais sobre individualidade e vontades particulares, bem como as dificuldades em relações amorosas. Aos poucos, em falas pontuais, conseguimos entender melhor o que moldou a personalidades dos personagens, apesar de haver certa superficialidade em alguns, talvez proposital.

Enfim, a produção é da Morena Filmes, em coprodução com Telecine. A Manequim Filmes assina a distribuição.

Afinal, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

Crítica | O clube dos anjos

Mais do que uma biografia, ‘Otto: de trás p/ diante’ fala sobre paixão por Literatura

Crítica | Floresta Vermelho Escuro: Monjas Budistas no Tibet

 

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings (31/03 – 02/04)

Os destaques dessa semana são a série ‘O Poder’ da Prime Video, a segunda temporada de ‘O Rei da TV’ e a primeira de ‘Kindred’ no Star+

Publicado

em

Mais um final de semana chegando recheado de séries novas para todos os gostos. Tem muita coisa interessante, então vale conferir todos os trailers. No final, conte-nos as estreias que mais te interessaram lá nos comentários!

O Poder T1 – Prime Video

Algumas adolescentes pelo mundo começam a desenvolver poderes misteriosamente, que lhes permitem manipular a eletricidade. Agora, Margot (Toni Collete), Roxy (Ria Zmitrowicz) e Allie (Halle Bush) decidem explorar esse novo poder . Com uma mistura de drama, ação e um mundo de fantasia, O Poder é mais uma série exclusiva da Prime Video.

Wellmania T1 – Netflix

Liv sempre aproveitou a vida sem pensar no amanhã. Até que um problema de saúde a leva a uma jornada de bem-estar. Ela está determinada a melhorar. Não importa o preço. A humorista australiana Celeste Barber protagoniza esta comédia dramática e ácida, baseada no livro de Brigid Delaney.

Emergência: Nova York (Série documental) – Netflix

Esta série documental acompanha profissionais de saúde na luta constante para equilibrar a pressão do trabalho com as exigências da vida pessoal em Nova York.

Instável T1 – Netflix

Um homem introvertido precisa trabalhar com seu excêntrico e bem-sucedido pai, que está à beira de um desastre pessoal e profissional.

Marinheiro de Guerra (Minissérie) – Netflix

Em meio à Segunda Guerra Mundial, dois marinheiros enfrentam situações terríveis em um navio norueguês enquanto lutam para sobreviver. Estreia dia 2 de abril.

Kill Boksoon – Netflix

Quando assassinos ditam as regras, os segredos assumem o comando. Conheça os assassinos mais implacáveis neste suspense eletrizante.

Rye Lane: Um Amor Inesperado – Star+

Dois jovens de vinte e poucos anos que se conectam ao longo de um dia agitado no sul de Londres. Eles se ajudam a lidar melhor com o ex de cada um, e acabam voltando a acreditar no amor.

O Rei da TV T2 – Star+

O apresentador, o empresário, o candidato, o refém. Todas as faces de Sílvio Santos estão na segunda temporada de O Rei da TV.

Kindred: Segredos e Raízes T1 – Star+

Quando Dana, uma jovem negra e aspirante a escritora, começa a se estabelecer em sua nova casa, ela se vê viajando entre o passado e o presente, surgindo em uma plantação do século XIX e confrontando segredos que ela nunca soube que corriam em seu sangue.

Vozes em Ascensão: A Música de Wakanda para Sempre (Série documental) – Disney+

Uma série documental sobre todo o processo de criação da trilha sonora de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

Por último, leia mais:

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Crítica | ‘Urso do Pó Branco’ se beneficia de um humor mais cartunesco

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências