“Death Note Killer Within” é um jogo online onde até 10 pessoas serão divididas em dois times, um sendo Kira e seu seguidor e outro L e seus investigadores. Cada equipe tem seus objetivos, Kira e seu seguidor tem três formas de vencer a partida sendo elas:
1 – Roubar as identidades dos outros participantes sem serem descobertos para matar cada um usando o Death Note.
2- Realizar uma gama de missões para subir seu nível até o 100 e ganhar a partida.
3- Roubar a identidade do jogador que é o L e matar ele usando o Death Note.
Já o time do L tem duas formas de vencer o jogo sendo essas:
1 – Fazer suas missões chegando ao nível 100 primeiro que o outro time, assim ganhando a partida.
2 – Encontrar o Kira e prender ele, destruindo assim o Death Note. Nesse processo, o time pode encontrar também o seguidor de Kira e o prender primeiro, tirando a vantagem do outro time.
O jogo segue uma linha como os anteriores desse gênero, a destaque de “Among Us”. Aqui cada time tem mais de uma forma de vencer a partida, sem contar com algumas mecânicas diferentes que acaba deixando o jogo mais interessante e com um ar de detetive que casa perfeitamente com a franquia Death Note.
Teremos assim como em jogos do gênero dois momentos, um em que estaremos livre no pequeno mapa com cada time tentando fazer suas missões para vencer, este com um tempo correndo em tela.
Ao final desse tempo iremos para o segundo momento, onde iremos ver primeiro se alguém foi morto por Kira, ver a progressão de cada time em suas missões para alcançar o nível 100 e em seguida irá começar efetivamente a fase 2 onde todos estão na sala de reuniões da polícia e aqui os jogadores começarão a falar para tentar achar quem é o Kira e seu seguidor. É claro que Kira e seu seguidor estarão aqui tentando mentir e mover a opinião dos jogadores a seu favor.
O jogo tem algumas mecânicas diferentes que acabam deixando mais interessante, por exemplo, Kira e seu seguidor devem chegar perto dos outros jogadores para roubar suas identidades. Para semear a discórdia e não deixar claro quem roubou sua identidade, sempre que um jogador chegar muito perto de você, uma mensagem de que sua ID PODE ter sido roubada é acionada. Ou seja, passar perto de muitos jogadores pode ser ruim para você, além de poder perder a sua ID, ficará menos claro quem pode ter roubado ela de você.
Kira e seu seguidor podem passar o Death Note um para o outro. A priori pode parecer uma mecânica sem sentido ou sem propósito, já que passar o Death Note um para o outro significa ficar perto de outro jogador, o que é suspeito por si só, além de todos poderem ver os jogadores passando itens entre si.
Porém, se ninguém conseguir ver isso acontecer, você gerar um cenário onde todos podem votar em você como suspeito. A vantagem disso, é que ao contrário de “Among us” você não morre direto. Seu personagem irá mostrar o que tem nos bolsos e se ele não tiver nem identidades de outros jogadores e nem o Death Note, ele fica preso por uma rodada, porém na outra ele estará livre novamente. O que pode ajudar o time do Kira a se passar por inocente, caso vejam que estão suspeitando de mais deles.
O jogo também tem algumas cartas de ações, tanto de Kira, quanto de L. As de L, por exemplo, são tentativas de os investigadores provarem que são investigadores, colocar câmeras em locais para que L possa ficar de olho em mais locais sem ficar andando e se expondo muito, mas cuidado, pois você fica vulnerável além de ficar se mostrando para os outros sua verdadeira identidade.
Além de o L ter ações para avisar todos de quem ele tá suspeitando ou quem quer focar. Um bom jogador de L, tem que esconder sua identidade dos jogadores, ou seja, Kira não pode saber quem é ele entre todos, mas ele pode conduzir a investigação se ele souber jogar bem e tiver boa lábia na hora das conversa.
Já as de Kira irão gerar situações, como a da Sakura TV no anime, onde começa uma transmissão de Kira e os investigadores têm que parar ela, ou 3 corpos irão aparecer em locais diferentes do mapa e os investigadores têm que solucionar o crime. O interessante dessas situações para o Kira e seu seguidor, é que é comum os investigadores correrem para solucionar, pois a missão tem tempo e não solucionar dá pontos para o outro time.
O problema é que quando o jogador está solucionando esses crimes, ele fica em uma cutscene e esse é o momento mais vulnerável dos investigadores. Pois a missão será solucionada mais rápida, porém ele não verá se alguém entrou na sala também, além de não ser notificado ali na hora se sua Identidade foi roubada. Sendo uma janela de abertura para o time Kira.
Os jogadores também tem um bloco de anotações, ele é simples, mas pode ser eficaz. O jogador pode abrir a qualquer momento esse bloco e ele irá ver todos os avatares do jogo com o nome dos jogadores, ali ele pode sinalizar de quem ele está suspeitando. Ou seja, um jogador resolveu passar perto de você ou agiu de forma suspeita, sinaliza em seu caderno. A vantagem é que caso você morra no jogo, seu corpo fica no local do crime, o primeiro que chegar pode catar seu bloco de anotações e ver de quem você está suspeitando.
É uma forma de você deixar informações valiosas para o seu time, o problema é que o time Kira pode chegar primeiro no local e pegar essas anotações. E só o jogador que pegou pode ver, ou seja, pode acontecer como na partida que joguei onde o Kira me matou e ele mesmo pegou minhas anotações. Em um primeiro momento eu não suspeitava de ninguém, pois não vi quem pegou minha ID e como espectador eu acabei descobrindo quem era o Kira.
Quando todos foram para a fase 2 e viram que eu morri, o Kira fez questão de dizer que estava com minhas anotações e que eu suspeitava de dois jogadores. Ele moveu a atenção e a opinião dos outros jogadores para suspeitos que eu nunca marquei e ganhou vantagem no jogo assim.
Também vale contar outra experiência que eu tive no jogo, novamente eu havia morrido sendo um dos primeiro e estava expectando, achei o Kira como espectador e estava vendo ele jogar. Foi então que ele se escondeu e abriu o Death Note já no fim da primeira fase. Na hora, um jogador entrou no local, viu ele com o Death Note e começou a gritar no microfone quem era o Kira. O problema é que o jogo manda a voz por área, então se não tem jogador perto de você, não vai ouvir o que você está falando no microfone, tem que estar próximo.
No susto e por sorte o Kira já tinha a ID dele e conseguiu rapidamente selecionar ele para morrer. Então o Kira falou: “Boa sorte avisando todo mundo que eu sou o Kira”. Nessa hora termina a fase um e o jogador morre (o que faz o microfone dele não estar mais acessível para ninguém) e com isso, o Kira consegue ficar escondido para todos e manipular aquele momento ao seu favor. Nessa hora, me senti vendo um episódio de Death note, foi simplesmente incrível.
É fato que as mecânicas colocadas, as missões, tudo ajuda os jogadores a se sentir em um episódio de Death Note, deixando o jogo extremamente divertido. O jogo tem um sistema de nível, conforme você joga e sobe podendo liberar mais avatares, roupinhas e coisas para deixar seu personagem mais único.
O ruim do jogo é seu preço. Embora seja um valor considerado barato sendo 40 reais e 90 centavos, para um joguinho desse acaba sendo prejudicial. Há tantos no mercado e por um preço muito menor ou até de graça, onde as pessoas só pagam para liberar cosméticos, que isso acaba prejudicando quantas pessoas poderiam estar jogando esse jogo no momento.
Pelo menos o jogo tem CrossPlay, o que permite quem está no Playstation 4 e 5 jogar com quem está no PC, mas para esse tipo de jogo seria interessante ter em mais plataformas, até o celular como “Among us” tem. Isso ajudaria a ter mais jogadores e aumentar a vida que “Death Note Killer Within” pode ter.
O jogo só tem um mapa no momento, o que por enquanto não é um problema, mas caso não tenham mais pode vir a deixar o jogo com a sensação de repetitivo e fazer as poucas pessoas que estão jogando, devido o preço e o número de plataformas disponíveis, saírem.
Em suma, “Death Note Killer Within” é um jogo que casa bem com a ideia do mangá e anime, gerando partidas muito divertidas e que pode vir a ser um jogo há ter uma boa vida como outros do gênero. Basta a sua desenvolvedora a Grounding e distribuidora a Bandai Namco trabalharem juntos para permitir mais acesso, pois com poucas pessoas nesse jogo, que é sim bem divertido, ele pode vir a morrer rapidamente.