Rio Refugia traz diversas culturas para o Sesc Tijuca

No dia 20 de junho é comemorado o Dia Mundial do Refugiado. Uma homenagem às pessoas que, em sua maioria, foram forçadas a deixar suas casas e seus países por causa de guerras, perseguições e violações de direitos humanos.

Neste dia, no Sesc Tijuca, ocorre a terceira edição do Rio Refugia. A festa pretende criar um espaço de convívio e troca, conectando esses que estão chegando ao país aos brasileiros e demais estrangeiros viventes no Rio de Janeiro.

Na programação teremos acontecendo durante o dia todo a feira Chega Junto, com gastronomia internacional, moda de diversos países, música, e oficinas culturais. Tudo isso com o objetivo de apresentar um pouco das habilidades e costumes que os refugiados trazem para o Brasil.

Nas oficinas, por exemplo, será possível conhecer os  brinquedos populares venezuelanos; a caligrafia árabe; pintura Kuna Colombiana; tatuagem de henna; tranças africanas e turbantes. A criançada poderá curtir uma brinquedoteca especial, além de atividades recreativas e um parquinho. Ainda tem venda de artesanato colombiano e africano e de roupas africanas.

Na parte musical, tem DJ Rajão tocando diversos ritmos africanos e o Coral do Rei, composto por angolanos e congoleses.

O evento conta com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e é realizado pela Abraço Cultural Rio de Janeiro, entidade que promove a inserção dos refugiados no mercado de trabalho através do ensino de idiomas e cultura; a PARES Cáritas RJ, a qual trabalha na proteção e integração dos refugiados que vivem no Rio; o projeto Chega Junto, com gastronomia de famílias em situação de refúgio. E, claro, o Sesc RJ, dentro do Sesc+ Povos e Nações, projeto voltado para o público de refugiados e migrantes, promovendo o desenvolvimento social, a inserção social desses grupos e a valorização da diversidade cultural.

Ah, você é daqueles que gosta de turismo gastronômico? Gosta de provar comidas do mundo inteiro? Olha só o que vai ter na Feira Gastronômica:
Lateefat Hassam – culinária nigeriana / Jesús Rodríguez – culinária venezuelana / Rami Shurbaji – culinária síria / Robert Montinard – culinária haitiana / Lando Colette – culinária congolesa / Maria Gabriela Moreno – culinária venezuelana / Nelly Camacho – culinária colombiana / Mouhannad Aukhouri – culinária síria / Louise Nya – culinária togolesa/senegalesa / Dionel Acosta – culinária venezuelana / Josmirt Oliveros – culinária venezuelana

Serviço:

Rio Refugia 2019 – Quinta-feira, 20 de junho de 2019 de 10:00 a 18:00
Local: Sesc Tijuca, Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca, Rio de Janeiro

Anúncios
Show More

Escreve o que achou!

Instagram