Wednesday, September 22, 2021

Santuário do Caraça vira tema de documentário | Assista aqui

O Santuário do Caraça é um destino famoso mundialmente pela riqueza ambiental, cultural, religiosa e gastronômica. O local fica na Estrada do Caraça, km 9, entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara. O complexo turístico lança agora um registro audiovisual que destaca as belezas e experiências do santuário. O documentário está aqui embaixo, completo.

Em cerca de 30 minutos de duração, o vídeo traz relatos de padres, ex-alunos, biólogos, pesquisadores e outras pessoas que há vários anos ajudam a manter viva a história do local. A princípio, tudo começou com o Irmão Lourenço que desejava criar ali uma residência para missionários e uma escola para jovens. Infelizmente, ele faleceu no dia 27 de outubro do ano de 1819 e não viu seu sonho virar realidade. Todavia, seu desejo foi atendido por Dom Viçoso e Dom Leandro, que vieram de Portugal para o Brasil para uma missão e, através do testamento do Irmão Lourenço que deixou uma casa na região do Caraça, deram início ao que temos até hoje no local.

“Só o Caraça paga toda a viagem a Minas”, disse o imperador Dom Pedro II.

História

“O documentário surgiu com o desejo de mostrarmos ainda mais para as pessoas, sobre a nossa história, mas de uma forma mais intimista, revelando através da memória afetiva dos narradores, as percepções de quem passou por aqui ou mesmo já teve a ideia de um dia estar conosco nesse trabalho. Tanto que trazemos o ex-aluno Mariano Pereira Lopes, que traça um pequeno pedaço do início da história do Caraça por meio do fundador Irmão Lourenço, e do Padre Célio Maria Del´Amore, que também fala sobre parte da história do Caraça”, comenta Márcio Mol, gerente geral do Santuário do Caraça.

O filme consegue demonstrar a beleza do local e explica seu papel na educação ambiental e na história do Brasil. Atualmente além de santuário de fé, é um santuário ecológico com muita variedade de fauna e flora. Inclusive, o Lobo-guará.

O filme mostra um pouco da exuberância da Mata Atlântica e, em seguida, comenta sobre as diversas trilhas para cachoeiras, montanhas e cavernas.

Posteriormente, destaca também o local como ponto de fé e religiosidade.

Enfim, assista aqui:

Ademais, veja mais:

MFM | 4ª Mostra Filmes de Montanha anima fãs de natureza, cinema e esportes radicais
Além disso, conheça o filme Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes
Por fim, veja vídeos de viagens no Canal Vivente Andante

Escreve o que achou!