Conecte-se conosco

Cinema

15ª CineBH traz diversas obras que unem Cinema e Educação

Publicado

em

Atravessa a vida

A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte promove anualmente o programa Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema, que também acontecerá na versão online do evento. Na 15ª CineBH, estudantes e educadores têm programação garantida com a realização de sessões Cine-Escola, cine-debate e material didático produzido exclusivamente para cada filme em exibição com sugestões de reflexões e atividades para serem trabalhadas com os alunos a partir de cinco anos de idade. Este material pode ser solicitado através do e-mail cine-escola@universoproducao.com.br.

Ao todo serão exibidos oito filmes brasileiros distribuídos em sessões de acordo com a faixa etária. Os filmes estarão disponíveis no site oficial do evento www.cinebh.com.br de 29 de setembro até 08 de outubro, possibilitando que os educadores tenham mais tempo para trabalhar os títulos com os seus alunos.

Para o longa-metragem “Atravessa a Vida” (faixa etária a partir de 14 anos), os interessados são convidados a assistir a um bate-papo com o diretor do filme que estará disponível na sequência da exibição da produção.

A proposta é unir as linguagens cinema e educação com a oferta de um programa sociocultural-educacional com foco na formação do cidadão utilizando o audiovisual como ferramenta didática no processo pedagógico interdisciplinar.

Todas as atividades serão desenvolvidas em plataforma virtual no site www.cinebh.com.br, mantendo o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente.

SESSÕES CINE-ESCOLA | FILMES EM EXIBIÇÃO

*FILMES PARA FAIXA ETÁRIA SUGERIDA: 05 A 07 ANOS

O MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO

Animação, Cor, Digital, 10min, MG, 2021

Direção: Jaqueline Dulce Moreira

Ana Galocha encontra um novo e inusitado bichinho de estimação e isso cria muita confusão na sua casa e entre suas amigas. Enquanto cuida do seu bichinho, a menina aprende muitas coisas sobre essas curiosas criaturas e descobre uma nova forma de se divertir.

RAONE

Documentário, Cor, Digital, 2min, SP, 2021

Direção: Camila Santana

Raone tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo, vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

VENTO VIAJANTE

Animação, Cor, Digital, 6min, CE, 2020

Direção: Os Alunos / Analúcia Godoi | Projeto Animação

Do bairro de Goiabeiras, o CMEI Jacyntha Simões apresenta as belezas do manguezal.

*FILMES PARA FAIXA ETÁRIA SUGERIDA: 8 A 10 ANOS

A MENINA E O VELHO

Animação, Cor, Digital, 10min, SC, 2021

Direção: Luciano Fusinato

Uma menina e um velho iniciam uma amizade através dos fios de um varal. Do seu encontro brotam singeleza e poesia.

O MENINO E O OVO

Ficção, Cor, Digital, 12min, MT, 2020

Direção e Roteiro: Juliana Capilé

Em Cuiabá, uma das capitais mais quentes do Brasil, Joana escuta na escola que é possível fritar um ovo no asfalto, de tão quente que é o chão. Proibida pela mãe de testar com os ovos de casa, a menina fará de tudo para descobrir a verdade. Mas nessa busca, dilemas surgem e desafiam Joana a tomar uma decisão.

*FILMES PARA FAIXA ETÁRIA SUGERIDA: 11 A 13 ANOS

MENSAGEM DAS ESTRELAS

Ficção, Cor, Digital, 11min, SP, 2020

Direção e Roteiro: Ariel Pereira Quintela

Uma notícia de TV interrompe uma briga entre pai e filha. Uma forma de vida inteligente fora da Terra nos enviou um questionamento. “Você é feliz?” O debate gerado entre um filósofo e um cientista no jornal sobre o que é felicidade transforma o conflito que estava acontecendo e traz à família uma oportunidade para se perdoarem.

ANA & COPACABANA

Ficção, Cor, Digital, 3min, RJ, 2020

Direção e Roteiro: Edem Ortegal

Em Copacabana, Rio de Janeiro, Ana descobre um amor pela fotografia durante a tensa quarentena de 2020.

*FILMES PARA FAIXA ETÁRIA SUGERIDA: A PARTIR DE 14 ANOS

ATRAVESSA A VIDA

Documentário, Cor, Digital, 84min, RJ, 2020

Direção: João Jardim

Enquanto alunos do 3º ano do ensino público no interior de Sergipe se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas.

* Na sequência do filme, bate-papo com o diretor João Jardim.

Ademais, leia mais:

Um bate-papo sobre documentário | ‘Cineastas do real’ no Canal Brasil

10ª Mostra Ecofalante de Cinema traz filmes inéditos de Costa-Gravas e Silvio Tendler

Animais na Pista | Cinema da Paraíba usa plano-sequência e faz crítica dura

 

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá

Publicado

em

filme barraco em familia em foto de Daniel Chiacos

A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.

A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.

Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:

No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.

Péricles

Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências