A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte promove anualmente o programa Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema, que também acontecerá na versão online do evento. Na 15ª CineBH, estudantes e educadores têm programação garantida com a realização de sessões Cine-Escola, cine-debate e material didático produzido exclusivamente para cada filme em exibição com sugestões de reflexões e atividades para serem trabalhadas com os alunos a partir de cinco anos de idade. Este material pode ser solicitado através do e-mail [email protected].
Ao todo serão exibidos oito filmes brasileiros distribuídos em sessões de acordo com a faixa etária. Os filmes estarão disponíveis no site oficial do evento www.cinebh.com.br de 29 de setembro até 08 de outubro, possibilitando que os educadores tenham mais tempo para trabalhar os títulos com os seus alunos.
Para o longa-metragem “Atravessa a Vida” (faixa etária a partir de 14 anos), os interessados são convidados a assistir a um bate-papo com o diretor do filme que estará disponível na sequência da exibição da produção.
A proposta é unir as linguagens cinema e educação com a oferta de um programa sociocultural-educacional com foco na formação do cidadão utilizando o audiovisual como ferramenta didática no processo pedagógico interdisciplinar.
Todas as atividades serão desenvolvidas em plataforma virtual no site www.cinebh.com.br, mantendo o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente.
SESSÕES CINE-ESCOLA | FILMES EM EXIBIÇÃO
*FILMES PARA FAIXA ETÁRIA SUGERIDA: 05 A 07 ANOS
O MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO
Animação, Cor, Digital, 10min, MG, 2021
Direção: Jaqueline Dulce Moreira
Ana Galocha encontra um novo e inusitado bichinho de estimação e isso cria muita confusão na sua casa e entre suas amigas. Enquanto cuida do seu bichinho, a menina aprende muitas coisas sobre essas curiosas criaturas e descobre uma nova forma de se divertir.
RAONE
Documentário, Cor, Digital, 2min, SP, 2021
Direção: Camila Santana
Raone tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo, vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.
VENTO VIAJANTE
Animação, Cor, Digital, 6min, CE, 2020
Direção: Os Alunos / Analúcia Godoi | Projeto Animação
Do bairro de Goiabeiras, o CMEI Jacyntha Simões apresenta as belezas do manguezal.
*FILMES PARA FAIXA ETÁRIA SUGERIDA: 8 A 10 ANOS
A MENINA E O VELHO
Animação, Cor, Digital, 10min, SC, 2021
Direção: Luciano Fusinato
Uma menina e um velho iniciam uma amizade através dos fios de um varal. Do seu encontro brotam singeleza e poesia.
O MENINO E O OVO
Ficção, Cor, Digital, 12min, MT, 2020
Direção e Roteiro: Juliana Capilé
Em Cuiabá, uma das capitais mais quentes do Brasil, Joana escuta na escola que é possível fritar um ovo no asfalto, de tão quente que é o chão. Proibida pela mãe de testar com os ovos de casa, a menina fará de tudo para descobrir a verdade. Mas nessa busca, dilemas surgem e desafiam Joana a tomar uma decisão.
*FILMES PARA FAIXA ETÁRIA SUGERIDA: 11 A 13 ANOS
MENSAGEM DAS ESTRELAS
Ficção, Cor, Digital, 11min, SP, 2020
Direção e Roteiro: Ariel Pereira Quintela
Uma notícia de TV interrompe uma briga entre pai e filha. Uma forma de vida inteligente fora da Terra nos enviou um questionamento. “Você é feliz?” O debate gerado entre um filósofo e um cientista no jornal sobre o que é felicidade transforma o conflito que estava acontecendo e traz à família uma oportunidade para se perdoarem.
ANA & COPACABANA
Ficção, Cor, Digital, 3min, RJ, 2020
Direção e Roteiro: Edem Ortegal
Em Copacabana, Rio de Janeiro, Ana descobre um amor pela fotografia durante a tensa quarentena de 2020.
*FILMES PARA FAIXA ETÁRIA SUGERIDA: A PARTIR DE 14 ANOS
ATRAVESSA A VIDA
Documentário, Cor, Digital, 84min, RJ, 2020
Direção: João Jardim
Enquanto alunos do 3º ano do ensino público no interior de Sergipe se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas.
* Na sequência do filme, bate-papo com o diretor João Jardim.
Ademais, leia mais:
Um bate-papo sobre documentário | ‘Cineastas do real’ no Canal Brasil
10ª Mostra Ecofalante de Cinema traz filmes inéditos de Costa-Gravas e Silvio Tendler
Animais na Pista | Cinema da Paraíba usa plano-sequência e faz crítica dura