Conecte-se conosco

Literatura

Obra da PAULUS traz São John Henry Newman elucidando o culto à Nossa Senhora

Publicado

em

São John Henry Newman

A PAULUS Editora lança o livro “São John Henry Newman – Sobre o culto à Santíssima Virgem na Igreja Católica”, novo título da coleção “Clássicos do Cristianismo”. Essa é uma tradução da edição francesa “Du culte de la Sainte Vierge dans l’Église catholique” onde estão os registros do padre John Henry Newman, escrita no ano de 1865, direcionada ao doutor Pusey, um amigo anglicano, integrante do Movimento de Oxford e aos demais anglicanos sobre o culto à Santíssima Virgem Maria.

A princípio, a finalidade da epístola era responder a acusações do doutor Pusey sobre aquilo que ele e outros anglicanos consideravam exageros do culto da Igreja Católica a Nossa Senhora.

São John Henry Newman foi um grande apologista nascido numa família anglicana em 21 de fevereiro de 1801, em Londres, sendo o mais velho entre seis irmãos. Seu pai, John Newman, era banqueiro, e sua mãe, Jemina Fourdrinier, descendente de uma família de protestantes que haviam emigrado para a Inglaterra. Foi de sua mãe e da avó que o jovem John Henry recebeu uma influência religiosa mais decisiva. Estudou na escola de Ealing, nas imediações de Londres, e, por influência do pastor Walter Mayers, no ano de 1816, teve sua “primeira conversão”, identificando-se com os princípios do cristianismo protestante.

Doutrina

Entretanto, após uma vivência como clérigo anglicano, estudos mais profundos sobre os Padres da Igreja e da história do cristianismo primitivo, bem como seu interesse pelo desenvolvimento da doutrina cristã os levaram a conversão ao catolicismo em 9 de outubro de 1845. Após a conversão, entre outros temas estudados, dedicou-se a pesquisar e apresentar fatos acerca da verdade, legitimidade e adequação do culto católico a Nossa Senhora, cujo objetivo centralizou-se em esclarecer mal-entendidos, preconceitos e interpretações descontextualizadas, a partir, de autores patrísticos que trataram sobre as influências e condicionantes culturais e nacionais presentes no culto a Maria.

Nesta obra, Newman trata justamente sobre o culto à Virgem Maria, muitas vezes contestado e incompreendido. Neste contexto, ele cita fartamente os Padres da Igreja para demonstrar a incorruptibilidade de Maria Santíssima, que foi identificada como a “Nova Eva” desde o período dos assim chamados Padres apostólicos. Ainda, sobre o conceito de “Nova Eva” foi que o santo fundamentou-se para defender a questão da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, definida como dogma mariano, desde o concílio de Niceia.

Por esta razão, ele menciona neste livro textos de São Justino, Tertuliano, Santo Irineu, São Cirilo de Jerusalém, Santo Efrém da Síria, Santo Epifânio, São Jerônimo, São Pedro Crisólogo e São Fulgêncio sobre a Santa Mãe de Deus.

São John Henry Newman é considerado pela Igreja um grande precursor do Concílio Vaticano II, sobretudo em questões como o primado da consciência (tratado na constituição Dignitatis humanae), o ecumenismo, a identidade e a missão da Igreja, o papel do leigo no seio da comunidade eclesial e a denúncia ao relativismo ético.

Segundo a obra, sua valorização e profundo conhecimento dos Padres da Igreja foram uma contribuição significativa dele para que o Concílio Vaticano II se impusesse como um paradigma no resgate às fontes dos Pais e Mães da Igreja.

São John Henry Newman morreu em 11 de agosto de 1890, em Birmingham (Inglaterra). Foi beatificado em 19 de setembro de 2010 pelo papa Bento XVI e canonizado em 13 de outubro de 2019, pelo papa Francisco, tendo sua memória litúrgica celebrada no dia 9 de outubro.

Ficha Técnica

Título: São John Henry Newman – Sobre o culto à Santíssima Virgem na Igreja Católica
Coleção: Clássicos do Cristianismo
Autor (a): São John Henry Newman
Acabamento: Capa dura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 184
Área de interesse: Espiritualidade

Compre aqui.

Ademais, veja mais:

Dicionário de Ciência da Religião | Conheça o livro que é marco epistemológico desse estudo

Em seguida, confira 6 dicas de livros que levam esperança para 2021

Entrevista com o escritor Juan Molina Hueso | ‘Ansiedade é pecado no sentido de falta de confiança, incredulidade’

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Crítica

Os Cachorros do Parque | por Paty Lopes

Publicado

em

"Os Cachorros do Parque". Cães são para além de bichos de estimação. Impossível esquecê-los, são responsáveis por momentos bons em nossas vidas. E ajudam muito…

“Os Cachorros do Parque”. Cães são para além de bichos de estimação. Impossível esquecê-los, são responsáveis por momentos bons em nossas vidas. E ajudam muito…

“Maiores taxas de sobrevivência, menos ataques cardíacos, menos solidão, melhor pressão arterial, melhor bem-estar psicológico, menores taxas de depressão e níveis de estresse, menos consultas médicas, autoestima mais elevada, melhora do sono e mais atividade física” são apenas alguns dos benefícios de se ter um animal.

Então quando levamos o assunto para as crianças, temos aí uma boa oportunidade de uma sociedade mais saudável no futuro.

Sem contar com os sentimentos benignos que somos tomados por esses seres quando chegam em nossas vidas.

O livro apresenta um menino que foi morar fora do país de origem e ao chegar lá, sente falta dos amigos, o que acontece com certa frequência.

E no caminho da escola, a criança encontra um cachorro, o qual apelida de Duque.

Eles passam a fazer cia um para o outro, e a solidão parece fazer as malas.

Interessante é que a história fala do benefício que o cachorro traz para a criança, sendo assim, também alimentamos a ideia neles a não maltratarem animais, e isso é outro ponto que julgo muito positivo do livro.

“Em 2022, houve um aumento de 33% no crime de maus-tratos contra animais em relação a 2021. No total, em 2022, foram recebidas mais de 19 mil denúncias – 11 mil sobre maus-tratos.”

Só por esse motivo a existência do livro ganha pontos para mim. Mal chegou em minhas mãos e já está nessa coluna, na frente de muitos outros.

Maltratar animais é crime! Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei n.º 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em ⅓ a ⅙. (vale lembrar)

Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro – site ou telefone: 1746 (para denúncias de maltrato a animais)

O livro é bem contado, com excelente pontuação, que auxilia muito na hora de contar uma história.

Eu acho que não vou esquecer o  livro: “Os Cachorros do Parque”, porque é uma história que mexe com as nossas emoções. DIgo mais, ele tem magia!

Eu tenho um cachorro, sei que animais são parceiros, necessários, amam e precisam ser amados, por tanto que nos fazem.

Confesso que embora eu tenha entendido a magia do livro, fiquei com o coração contrito em seu desdobramento…

Por quê? Comprem o livro e não, nunca comprem animais, adotem! https://www.suipa.org.br/

Gilberto Martini nasceu em Niterói, há muitos anos. Tanto tempo já se passou que ele já nem lembra mais quando foi. Formou-se economista na Universidade Federal Fluminense – UFF. Depois, fez pós-graduação em Jornalismo na ESPM – SP. Na universidade, conheceu Sônia e, juntos, tiveram três filhos e (ufa) oito netos. Com eles, filhos e netos, reaprendeu a brincar com a magia da vida. Essa história tem como cenário o Jardim de Luxemburgo, em Paris. Lá, Gilberto conheceu Pablo, Madeleine, Carles e as outras crianças. Também no jardim, conheceu o Dr. Guilhaume e Duque, nosso herói canino, com os quais vivenciou a experiência contada neste livro.

As ilustrações do livro não me tocaram, não chamaram a minha atenção, não me conquistaram tanto. Mas temos uma boa história!

Website: http://www.autografia.com.br/loja/os-cachorros-do-parque/detalhes

Em seguida, leia mais:

VegFest Brasil | Feira vegana movimentou SP no fim de semana VegFest Brasil

Oberom e o ‘Muco’ | Confira uma entrevista exclusiva sobre contradições na Índia

Entenda os benefícios de uma alimentação vegana de qualidade

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências