Como parte da programação da SEMEIA, a Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, o equipamento cultural exibirá 10 filmes da Mostra Ecofalante de Cinema, um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.
A princípio, as sessões acontecerão entre os dias 6 e 9 de junho e contarão com acessibilidade para pessoas surdas. No dia 7, uma das produções contará também com Closed Caption e, no dia 8 de junho, no feriado de Corpus Christi, a exibição terá, ainda, com Closed Caption, audiodescrição e Libras.
Destaques
A programação da mostra abre no dia 6 de junho com o filme “Águas do Pastaza”, sobre a comunidade Suwa, localizada na fronteira entre o Equador e o Peru.
No dia 7, os curtas “Dia de Pesca e de Pescador” e “Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada” falam sobre como o brincar está inserido no dia a dia das crianças indígenas e como o cotidiano dessas comunidades se reproduzem de forma lúdica.
“Crescer onde nasce o sol” se passa numa comunidade onde o brincar parece não ter lugar e este ato se torna quase uma ação de resistência pelas crianças que, brincando, sonham com um futuro melhor. Por fim, “Aurora, a Rua que Queria Ser Rio” traz a história de um rio reprimido e canalizado para dar lugar ao “progresso”.
No dia 8 de junho, o documentário “Mata” abordará a resistência de um agricultor e uma comunidade indígena diante do avanço das plantações de eucalipto. A sessão será a única com Closed Caption, audiodescrição e Libras. Para encerrar, o último dia abre com “Borboletas de Arabuko”, que retrata o ofício de cultivadores de borboletas no Quênia e como essa prática incomum acabou ajudando a preservar a maior e última floresta remanescente da África Oriental. Em seguida, “Movimento das Mulheres Yarang” documentou a história de um grupo de mulheres do povo Ikpeng, que formou um movimento para coletar sementes florestais e restaurar as nascentes do Rio Xingu, que passa por suas aldeias. Por fim, “Meu Arado, Feminino”, destaca a pluralidade feminina do campo e seu elo com a natureza.
SEMEIA
De 5 a 11 de junho, a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, trará uma programação com rodas de conversa, oficinas, filmes, ativações artísticas e shows. Afinal, o objetivo é promover trocas e aprofundamentos sobre temas como preservação da água, saberes tradicionais, soberania alimentar, crise climática, direito à informação e cooperação para a sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e algumas precisam de inscrição antecipada porque estão sujeitas a lotação.
Em seguida, confira a programação da Mostra Ecofalante durante a SEMEIA:
6 de junho
14h – Mostra Ecofalante
Mostra de cinema
Onde: Observatório
Filme Águas de Pastaza (Inês T. Alves, Portugal, 60′, 2022) *com Libras
Parceria: Mostra Ecofalante
Classificação: Livre
Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)
7 de junho
14h – Mostra Ecofalante
Mostra de cinema
Onde: Observatório
Dia de Pesca e de Pescador (Mari Corrêa, Brasil, 2015, 3′) *com Libras
Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada (Haja Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro, Veronica Monachini, Brasil, 2016, 19′) *com Libras
Crescer onde nasce o sol (Xulia Doxágui, 2021, Brasil, 13′)*com Libras e Closed Caption
Aurora, a Rua que Queria Ser um Rio (Redhi Meron, 2021, Brasil, 10′) *com Libras
Parceria: Mostra Ecofalante
Classificação: Livre
Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)
8 de junho
14h – Mostra Ecofalante
Mostra de Cinema
Mata (Fábio Nascimento, Ingrid Fadnes, 2020, Brasil / Noruega, 79′) *com Libras, Closed Caption e audiodescrição
Onde: Observatório
Parceria: Mostra Ecofalante
Classificação: Livre
Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)
9 de junho
14h – Mostra Ecofalante
Mostra de Cinema
Onde: Observatório
As Borboletas de Arabuko (John Davies, 2020, Reino Unido, 10′) *com Libras
Yarang Mamin – Movimento das Mulheres Yarang (Kamatxi Ikpeng, 2019, Brasil, 21′) *com Libras
Meu Arado, Feminino (Marina Polidoro, 2021, Brasil, 21′) *com Libras
Parceria: Mostra Ecofalante
Classificação: Livre
Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)