Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Softie.
CinemaCrítica

Softie | Filme delicado para mostrar as descobertas de uma criança

Por
Livia Brazil
Última Atualização 30 de novembro de 2023
6 Min Leitura
Share
Crédito: Divulgação.
SHARE
Tópicos
Maturidade forçadaUm filme quase autobiográficoVida realServiçoPor fim, leia mais:

Achei curioso assistir Softie no mesmo dia em que uma amiga disse ter vergonha de dizer que gosta de certo tipo de música. Fiquei pensando, com o comentário de minha amiga, como o mundo nos faz sentir envergonhados ou até diminuídos por termos gostos diferentes do mais comum. Ou pode até ser parecido com o mais comum, mas se em nossa volta as pessoas não são adeptos do mais comum, elas podem nos fazer sentir ridículas só por não termos gostos semelhantes ao delas. Digo que achei curioso a coincidência do dia porque Softie fala um pouco sobre isso.

Johnny é um garoto de 10 anos que não se assemelha às outras crianças de sua idade. Uma das primeiras cenas do filme, inclusive, mostra um adulto dizendo que achava que ele fosse mais velho e sua mãe concorda, com a justificativa de que ele é muito maduro. Na verdade, ele precisou ser, já que esse menino de 10 anos precisa tomar conta de quase toda sua família: da mãe, que bebe demais com frequência, e da irmã mais nova. O irmão mais velho só quer saber dele mesmo, como é comum dos adolescentes, e dispensa até as próprias responsabilidades para o menino.

Maturidade forçada

Muito por causa dessa maturidade imposta, Johnny é muito diferente das crianças de sua idade. Ele se sente diferente das outras crianças. E se sente mal por isso, já que os “amigos” não hesitam em apontar essas diferenças e a rir dele. Até sua mãe estranha a sua singularidade, sem se dar conta de que muito disso é por consequência de suas ações – e sem se preocupar com a forma como mostra essa estranheza para Johnny. Por conta de tudo isso, ele se sente um peixe fora d’água em todos os lugares que frequenta. Até conhecer um professor de sua escola, que parece conseguir compreender sua essência.

Para exemplificar, fique com o trailer do filme:

Um filme quase autobiográfico

Petite nature, no original, retrata de forma muito delicada as nuances de uma criança descobrindo as realidades da vida. Ou seja, como é o mundo real. E o que ela vai fazer com essas descobertas. Tudo é mostrado sem enfeites, de forma bastante natural e crua, inclusive as cenas em que Johnny, aos poucos, vai entendendo sua forma de se relacionar com as pessoas. Contudo, ao mesmo tempo, muito bonito e sem violência, mesmo nas cenas mais duras de se assistir. Talvez isso aconteça porque é um filme quase autobiográfico. Segundo o diretor Samuel Theis, Softie se baseia em sua infância, mas com espaço para um pouco mais de ficção. “Eu não queria estar tão ligado à realidade”, explica Theis, que assina o roteiro com Gaëlle Macé.

Diretor Samuel Theis.
O diretor Samuel Theis. Imagem: Divulgação.

Além de ter sido nomeado ao Prêmio Queer Palm em Cannes, Softie recebeu uma indicação ao César de melhor ator promissor para o protagonista Aliocha Reinert, que interpreta Johnny Jung. A indicação foi merecida, já que Aliocha arrasa no papel de Johnny. O ator tem muita facilidade não apenas em demonstrar toda a confusão e desesperança que o garoto sente, como também a raiva e a sagacidade que vai ganhando. É uma atuação muito madura para alguém tão novo, algo que tem em comum com seu personagem.

Vida real

Apesar de Johnny ter que se virar sozinho na maioria das vezes, não é um filme que culpabiliza as mães e as mulheres. Muito pelo contrário. É nítido que aquela criança está com mais responsabilidades do que deveria ter, mas o espectador consegue perceber que a mãe de Johnny o ama e se preocupa com ele. Isso porque Softie também mostra as dificuldades que enfrenta uma mulher que precisa cuidar sozinha de três filhos. O roteiro se preocupa em não jogar a culpa nessa mulher, e sim nas circunstâncias em que essa família se encontra. Esse é um ponto muito positivo de Softie.

No final, é um filme que retrata a realidade de uma grande parcela da população mundial. E como eles conseguem passar por seus problemas com uma mistura de sentimentos. Mesmo na infância. Softie estreia no Brasil no dia 07 de dezembro.

Softie.
Imagem: Divulgação.

Serviço

SOFTIE

Petite Nature | França | 2021

93 minutos | Drama

Direção: Samuel Theis
Roteiro: 
Samuel Theis, Gaëlle Macé
Produção: Caroline Bonmarchand
Elenco: Aliocha Reinert, Antonie Reinartz, Melissa Alexa, Ilia Higelin

Distribuição: Pandora Filmes

Por fim, leia mais:

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

Crítica | ‘Pedágio’ tem atuações e direção impecáveis

‘A Transformação de Canuto’, produção indígena brasileira, vence Melhor Filme no IDFA, maior festival de documentários do mundo

Tags:Cinemadramafilme francêslgbtlgbtqiap+
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Livia Brazil's avatar
PorLivia Brazil
Follow:
Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

crítica professor polvo (my octopus teacher)
CinemaCríticaLiteratura e HQNotícias

Professor Polvo | Veja a poesia da vida no fundo do mar

Alvaro Tallarico
4 Min Leitura
45 do segundo tempo
CinemaCríticaNotícias

Crítica | 45 do Segundo Tempo

Alvaro Tallarico
4 Min Leitura
CinemaSéries

The Immortal Man: Filme de Peaky Blinders promete Tommy Shelby entre a vida e a morte

Redação
6 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?