Cinema
Star Wars: A Ascensão Skywalker | CRÍTICA
Publicado
3 anos atrásem
Por
Tunai Caldeira
Depois de muita espera, finalmente chega aos cinemas Star Wars: A Ascensão Skywalker, dividindo opiniões entre os fãs e críticos. A princípio, entendo quem não gostou do nono episódio da saga. Aliás, enumero alguns aspectos negativos abaixo, mas acabo ficando do lado dos que se emocionaram, pois este episódio possui acertos também. O filme é bom, porém, seu maior problema é o clichê reciclado, que desagrada algumas pessoas porém. Quando bem usados os clichês podem acabar funcionando e empolgando. A todo momento somos bombardeados com referências sobre os outros oito filmes da franquia e temos aparições de muitos personagens queridos.
Se por um lado os fãs buscaram nos novos filmes algo em comum com a saga clássica, A Ascensão Skywalker talvez peque pelo exagero da tentativa de se conectar sempre. Assim como o enredo de O Despertar da Força (2015) nos lembra muito o de Uma Nova Esperança (1977) ao nos apresentar um herói e suas motivações para se rebelar contra o sistema, neste novo episódio também enxergo uma certa familiaridade com O Retorno de Jedi (1983), filme que encerra a trilogia clássica, onde o herói já aceitou o fardo de ser herói porém ainda luta contra o passado. Dramas clássicos dos heróis que tanto Rey quanto Luke Skywalker enfrentaram.
O roteiro do novo filme não é ousado por medo de ser rejeitado pelo grande público e pelos fãs mais conservadores mas ao mesmo tempo vejo um certo respeito a saga original pois é um final muito parecido com o que eu imagino que o George Lucas teria feito. O filme provoca sentimentos bem ambíguos, talvez isso explique a aceitação do público estar bem dividida.
Ação e explosões com J.J. Abrams
J.J. Abrams após O Despertar da Força volta a direção trazendo novamente movimento, uma de suas marcas. A Ascensão Skywalker é um filme de ação com muitas explosões, muita movimentação de câmera, muitas lutas com sabre de luz, muitos momentos de tirar o fôlego. Apesar de longo, o filme flui bem por pouco mais de duas horas e meia de duração, porém dá para perceber os problemas no processo da concepção do roteiro talvez agravados em 2016 com a precoce morte de Carrie Fisher.
As mudanças foram inevitáveis. Apesar de tudo, no episódio IX, a princesa Leia é um personagem importante pelo elo nostálgico com a trilogia clássica e para a conclusão dos treinamentos de Rey (Daisy Ridley). Dá para perceber que a Léia iria participar muito mais no episódio 9 mas ficou uma lacuna, principalmente sobre as resoluções dos problemas familiares com seu filho, Kylo Ren (Adam Driver).
Sobre pessoas
A enxurrada de respostas que recebemos ao assistir A Ascensão Skywalker é para dar um final definitivo para a saga iniciada em 1977. Indubitavelmente, o filme responde muitas perguntas importantes, o que dá essa cara de conclusão misturado com clima de despedida. Contudo, apesar de todos os problemas, o elenco está entrosado, os personagens convencem em ter intimidade e simpatia um pelo outro o que ajuda a costurar uma ideia muito comum nas histórias de J.J. Abrams: Star Wars é sobre pessoas, assim como Lost?
Star Wars sempre foi sobre relacionamentos familiares, amizade, redenção, a luta entre o bem e o mal, autoconhecimento, busca de identidade. Ou seja, todo o drama do teatro grego, só que no espaço. E neste novo filme não é diferente. Diferentemente de Lost, em Star Wars: A Ascensão Skywalker, há uma tentativa de não deixar pontas soltas. Claramente o plano da Disney é cada vez mais explorar o universo de Star Wars com histórias originais, sem muita participação de George Lucas no futuro.
J.J. Abrams escolheu seguir o caminho seguro da emoção para tocar o público e funcionou pelo menos comigo, me emocionei em diversos momentos. A cena final é linda, representa como no universo de Star Wars todos os seres são os mesmos e estão conectados pela força.
Veja mais sobre cinema
Entenda a Direção de Fotografia nessa entrevista com Flávio Ferreira
Pureza | Filme emociona público no Festival do Rio
Crítica – Crime Sem Saída
Você pode gostar
Pré-venda do streaming da Disney tem oferta especial
The Mandalorian | Veja o trailer da segunda temporada
Conheça o funk do Star Wars e um Jedi da vida real
Clone Wars y Star Wars Day | Bioética, Latinoamérica y la tragedia de la República
Jedicon faz maratona de Star Wars até “A Ascensão Skywalker”
2 Comments
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cinema
Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.
Publicado
2 dias atrásem
24 de março de 2023Por
Rodrigo Adami
Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.
Cidade Invisível T2 – Netflix
A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.
O Agente Noturno T1 – Netflix
Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.
Perfect Adition – Prime Video
Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).
Ringo: Glória e Morte T1 – Star+
Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.
Amor nas Alturas T1 – Star+
Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.
Superman e Lois T3 – HBO Max
Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.
Origem T1 – Globoplay
A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.
Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.
Por último, leia mais:
Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio
Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle

Oggi Pizza Napoletana | Conheça a nova pizzaria da Tijuca

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio
Cultura


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte' do Star+.


Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle
Público amador e iniciante de Stand Up Paddle pode se inscrever


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira
Crítica


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente


Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Terror experimental canadense mostra que dá para assustar sem mostrar demais


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Gastronomia1 semana atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cultura1 semana atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música1 semana atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema1 mês atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema4 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Pingback: Star Wars | 'The Bad Batch' ganha pôster e trailer
Pingback: May the 4th | Confira 10 Podcasts para você saber tudo sobre Star Wars