A Sala da Cinemateca do MAM-RJ recebe, nos dias 18 e 19 de julho, às 19h, a performance inédita Trópicos Mecânicos (Mueda), uma homenagem ao cineasta Ruy Guerra, que completou 94 anos em 2025. A entrada é gratuita e os ingressos já estão disponíveis.
A obra une cinema e teatro, com direção de Felipe M. Bragança, participação do Teatro Griot (companhia luso-angolana) e da atriz portuguesa Catarina Wallenstein. É a primeira vez que o grupo se apresenta no Brasil. A performance se inspira no filme Mueda – Memória e Massacre (1979), de Ruy Guerra, primeiro longa-metragem do Moçambique independente.
Memória e futuro no palco
Em Trópicos Mecânicos (Mueda), um viajante do tempo tenta retornar ao dia do Massacre de Mueda, em 1969, quando mais de 300 moçambicanos foram mortos pelo exército português. Preso dentro das memórias de um filme, ele conta com a ajuda de um ator esquecido, de uma mulher cyborg e do fantasma de uma cantora para buscar respostas sobre o futuro. A montagem propõe uma fábula futurista sobre as ruínas do tempo, do colonialismo e da arte.
Com estética afrofuturista, Trópicos Mecânicos (Mueda) reúne nomes como Zia Soares, Daniel Martinho, Gio Lourenço, Matamba Joaquim e Catarina Wallenstein no elenco. A trilha sonora original é assinada por Selma Uamusse, Milton Gulli e 40D.
“Será muito forte mostrar essa performance ao Ruy Guerra no Brasil, revisitando memórias do massacre de Mueda, que em 2025 completa 65 anos”, diz Felipe M. Bragança, diretor da peça e do longa Um Animal Amarelo.
Teatro Griot: pioneirismo negro em Portugal
Criado em 2005, o Teatro Griot é o primeiro grupo de teatro negro em atividade contínua em Portugal. Suas criações abordam o passado colonial, a experiência negra, a diáspora africana e os cruzamentos entre memória, identidade e política.
Após apresentações em Lisboa e Berlim, Trópicos Mecânicos (Mueda) chega ao Rio de Janeiro como um ritual artístico que transforma cinema em memória viva e teatro em resistência poética.
Serviço –Trópicos Mecânicos (Mueda)
Datas: 18 e 19 de julho de 2025
Horário: 19h
Local: Sala da Cinemateca do MAM – RJ
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Flamengo, Rio de Janeiro
Duração: 58 minutos
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita
Ingressos: mamrio.byinti.com
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !



