O Tukum – Bando de Criação recebeu o prêmio de melhor intérprete na Maratona da Música SESI FIRJAN 2023, com a apresentação ao vivo da canção “Asas N`alma”. A saber, a Maratona ocorreu no Rio de Janeiro no dia 13 de outubro. Contou com os jurados Leo Gandelman, Marcelo Neves, Hugo Suckman, Luciana Adão e Aline Gonçalves. A apresentadora foi a jornalista, radialista e curadora artística Fabiane Pereira.
Formado pelo paranaense Flávio Pacato e pelos cariocas Bruno Olivieri e Luísa Pitta, Tukum busca inspiração nos gêneros que marcaram sua formação musical. O grupo tem um carinho especial pela MPB setentista, mas respira contemporaneidade. Sua busca é pautada em pesquisas que gestem um trabalho genuíno capaz de se comunicar com o público de maneira ampla.

Parceria com renomado produtor musical
O trio Tukum recentemente lançou seu segundo disco autoral de carreira, intitulado Estradas Dentro. O álbum teve produção de Guilherme Kastrup, renomado produtor musical que já assinou projetos importantes da música brasileira. Um exemplo é o premiado “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, vencedor do Grammy Latino. O álbum estreou no dia 15 de setembro e conta com a participação especial de Flaira Ferro, artista pernambucana em evidência na música popular brasileira.
O disco nasceu durante o período de isolamento social, onde apenas se pôde caminhar pelas estradas internas de cada um. Portanto, é um atravessamento poético não apenas sobre finitude, como também sobre vulnerabilidade, autoconhecimento e a necessidade de renascimento. O trio partiu das experiências vividas, e encontrou na música um canal para abraçar e ressignificar as marcas deixadas por este momento desafiador. No novo projeto, o bando mantém sua identidade autoral com canções não só poéticas, como também reflexivas. Junto com Kastrup, criam uma sonoridade enérgica e contemporânea, usando guitarra, baixo, bateria, percuteria e sintetizadores.

Estradas Dentro completa a duologia iniciada com 22 dias a pé, lançado em 2020. O primeiro álbum teve como inspiração um ano de intensas viagens do trio de compositores por diversas estradas brasileiras. Contudo, o arquétipo do buscador dá o tom das canções autorais dos dois trabalhos.
Por fim, conheça mais um pouco sobre o trabalho do Tukum:
Ademais, leia mais:
22 dias a pé | Conheça a MPB do Tukum, os ciganos do espaço
Bruno Olivieri lança seu primeiro livro na FLIP 2023
Tukum lançará single e videoclipe após ganhar LoungeFest 2ª onda