Conecte-se conosco

Cinema

Conheça 7 filmes sobre segurança da informação e privacidade de dados

Publicado

em

O Dilema das Redes

Filmes sobre segurança da informação começam a ser mais procurados. Porém, não é de hoje que a Privacidade e Segurança da Informação são temas em destaque. Só nos últimos seis meses, as tentativas de ataques cibernéticos se intensificaram com 2,5 milhões de tentativas registradas, segundo a Check Point Software Technologies.

A privacidade dos dados pessoais é algo que atrai atenção de milhares de pessoas. O Grupo Daryus, referência na prestação de serviços de Consultoria e Educação, destaca alguns filmes e documentários internacionais para ajudar as pessoas a entenderem um pouco mais do universo cibernético e como se prevenir dentro do ambiente online.

Confira a lista completa dos filmes sobre segurança da informação:

1 – Privacidade Hackeada

A princípio, o grande escândalo com o Facebook e a empresa Cambridge Analytica foi de conhecimento mundial. Entretanto, para aqueles que ainda não sabem, entre o ano de 2018 e 2019, foi descoberto que as empresas utilizaram dados de milhares de usuários para gerar um determinado impacto nas eleições presidenciais dos EUA e no Brexit (a saída do Reino Unido da União Europa), ambos em 2016. Dessa forma, o documentário produzido pela Netflix mostra todo o processo contra o Facebook e relata detalhadamente como era feita a manipulação dos usuários e o uso de propaganda dentro da rede social.

2 – Sujeito a Termos e condições

Este documentário mostra as implicações em aceitar o ‘Termo e Condições’ de um serviço sem ler de fato o contrato. Certamente é uma ótima escolha para aqueles que não tem o costume de ler as permissões pedidas por aplicativos ou serviços, na hora de adquiri-los. Enfim, está na Amazon Prime.

3 – Hacker

Primeiramente, este filme é mais suspense e ficção. Hacker mostra como um jovem acaba entrando para o famoso grupo hacker Anonymous, depois de realizar diversos roubos de identidade e participar de pequenos desvios de dinheiro pela internet. Está na Amazon Prime.

4 – O código Bill Gates

Para aqueles que querem uma visão mais otimista do futuro e tem a curiosidade em saber como funciona a mente de um dos pioneiros de tecnologia, que revolucionou o mundo, Bill Gates. O documentário mostra quais foram as influências da criação da Microsoft. Além disso, traz como lendário executivo americano vê o futuro da humanidade com o avanço da tecnologia. O conteúdo apresenta três partes e pode ser visto na Netflix. Aliás, esta é uma ótima escolha para quem gosta de empreendedorismo e tecnologia.

5 – Mr. Robot

Ok, não é filme. Mas a série Mr. Robot tomou a atenção do público pela sua veracidade nos processos de invasão de sistemas, dispositivos conectados a nuvem e aparelhos de Smart Home. Elliot é um jovem que trabalha com segurança virtual e se vê em uma encruzilhada ao entrar para um grupo hacker que tem como objetivo destruir o lugar onde ele trabalha. A produção é uma das poucas obras da televisão que mostra como funciona o processo de invasão e quais são as suas consequências. A saber, o conteúdo é aconselhado para profissionais que trabalham na área e pode ser visto no Amazon Prime.

6 – Don’t f**k with cats

Também não é filme, mas a série documental mostra como a internet e um grupo de pessoas podem descobrir qualquer coisa. Um grupo de pessoas dentro do Facebook conseguiram identificar a identidade de uma pessoa que estava postando vídeos realizando atrocidades com pequenos gatos. Por fim, isso possibilita que as pessoas vejam o alcance e a força que uma rede social pode ter dentro e fora da internet. Confira na Netflix.

7 – O Dilema das Redes

O documentário sobre privacidade da Netflix é voltado para explicar como é feito o uso de dados dos usuários para análises preditivas de comportamento. Além disso, aborda o uso da inteligência artificial dentro das redes sociais. Afinal, confira aqui a nossa crítica.

Ademais, veja mais:

Trilogia de Baztán | ‘Oferenda à Tempestade’ chove, mas não molha
Rede de Ódio | Filme polonês aborda fake news e política
O Despertar da Lenda | Enfim, a crônica de um heroísmo

Anúncio
2 Comentários

Cinema

Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui

Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente

Publicado

em

Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas | com Cida Bento e Daniel Munduruku

Na última quinta-feira (23), fomos convidados para o evento de lançamento do curta-metragem Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas | com Cida Bento e Daniel Munduruku. Aconteceu no Museu da República, no Rio de Janeiro.

Após a exibição um relevante debate ocorreu. Com mediação de Thales Vieira, estiveram presentes Raika Moisés, gestora de divulgação científica do Instituto Serrapilheira; Luiz Augusto Campos, professor de Sociologia da UERJ e Carol Canegal, coordenadora de pesquisas no Observatório da Branquitude. Ynaê Lopes dos Santos e outros que estavam na plateia também acrescentaram reflexões sobre epistemicídio.

Futura série?

O filme é belo e necessário e mereceria virar uma série. A direção de Fábio Gregório é sensível, cria uma aura de terror, utilizando o cenário, e ao mesmo tempo de força, pelos personagens que se encontram e são iluminados como verdadeiros baluartes de um saber ancestral. Além disso, a direção de fotografia de Yago Nauan favorece a imponência daqueles sábios.

O roteiro de Aline Vieira, com argumento de Thales Vieira, é o fio condutor para os protagonistas brilharem. Cida Bento e Daniel Munduruku, uma mulher negra e um homem indígena, dialogam sobre o não-pertencimento naquele lugar, o prédio da São Francisco, Faculdade de Direito da USP. Um lugar opressor para negros, pobres e indígenas.

Jacinta

As falas de ambos são cheias de sabedoria e realidade, e é tudo verdade. Jacinta Maria de Santana, mulher negra que teve seu corpo embalsamado, exposto como curiosidade científica e usado em trotes estudantis no Largo São Francisco, é um dos exemplos citados. Obra de Amâncio de Carvalho, responsável por colocar o corpo ali e que é nome de rua e de uma sala na USP.

Aliás, esse filme vem de uma nova geração de conteúdo audiovisual voltado para um combate antirracista. É o tipo de trabalho para ser mostrado em escolas, como, por exemplo, o filme Rio, Negro.

Por fim, a parceria entre Alma Preta e o Observatório da Branquitude resultaram em uma obra pontual para o entendimento e a mudança da cultura brasileira.

Em seguida, assista Nenhum saber para trás:

Por último, leia mais:

Fé e Fúria | Documentário inédito estreia no Canal Brasil no novo Dia Nacional do Candomblé

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências