Em junho, o setor turístico brasileiro experimentou um crescimento de 3,4% em relação ao mês anterior, alcançando um patamar 7,7% superior ao período pré-pandemia, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13/08).
Os principais estados com alta significativa na atividade turística foram o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, com aumentos de 8,5% e 8,2%, respectivamente. Bahia, São Paulo e Minas Gerais também apresentaram bons resultados, com variações de 5,5%, 4,0% e 1,6%.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou que as iniciativas para impulsionar o turismo, como a promoção de novos destinos e o aumento da conectividade aérea, têm sido eficazes e acredita que o segundo semestre trará ainda mais avanços para o setor.
Comparado ao mesmo mês do ano passado, junho de 2024 viu um aumento de 3,9% nas atividades turísticas, e o primeiro semestre de 2024 terminou 1,3% acima do mesmo período de 2023.
O transporte de passageiros também mostrou crescimento, com um aumento de 6,2% em junho em relação a maio, estando 1,9% acima do nível de fevereiro de 2020.
Para estimular o turismo interno, o Ministério do Turismo lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”, que inclui o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover” em várias cidades. Além disso, o “Conheça o Brasil: Realiza” oferece linhas de crédito para serviços turísticos a correntistas do Banco do Brasil, e o “Conheça o Brasil: Cívico” incentiva visitas a destinos históricos, com um projeto piloto em Brasília e cidades próximas.
Por fim, leia:
Rock in Rio tem novidades para o Dia Brasil
Vem aí a edição ’40 anos e para sempre’ do Rock in Rio
Copacabana Palace continua no topo do Prêmio World Travel Award