Em meio à exuberância da Mata Atlântica, Cachoeiras de Macacu acaba de ganhar um novo destino para quem busca conexão com a natureza, alimentação consciente e um refúgio de paz: o Macacu Veg. O espaço vegano funciona como restaurante, área de convivência e hospedagem em glamping — uma tendência que une o charme do camping ao conforto de uma pousada — com funcionamento de sexta a domingo e programação especial nos fins de semana.
Localizado em uma área de preservação permanente, ao lado de uma das cachoeiras da cidade, na Avenida Castálias, 420, o Macacu Veg nasceu com um propósito: compartilhar uma visão alternativa de mundo a partir da comida.
“Cuidamos da natureza, dos humanos e dos não humanos. O espaço propõe acolhimento, trocas e uma gastronomia afetiva e acessível”, destaca Alexia Magalhães, idealizadora do projeto.

Gastronomia afetiva e drinks autorais
Durante os fins de semana, o público pode vivenciar uma imersão com café da manhã, almoço intuitivo — preparado com ingredientes frescos, locais e livres de origem animal — e um entardecer com drinks autorais, petiscos e licores artesanais. Tudo em um ambiente acolhedor, cercado de verde, boas conversas e vista para a cachoeira.
O cardápio, além de saboroso e afetivo, é ferramenta de educação ambiental. Através dele, o Macacu Veg promove debates sobre soberania alimentar, aproveitamento total dos alimentos, economia colaborativa, e valorização de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

Hospedagem em Glamping com conforto
Para quem deseja prolongar a experiência, o local abriga o primeiro glamping de Cachoeiras de Macacu. As barracas são montadas sobre piso e protegidas por lonas, com colchões infláveis sobre tatames, torre de tomadas, iluminação LED, travesseiros, almofadas e roupas de cama e banho inclusas.
A pensão completa, opcional, oferece três refeições veganas por dia. A proposta é que o hóspede se desconecte da rotina e viva uma experiência integrada com a natureza, com simplicidade e cuidado.

Além do compromisso com o veganismo, o espaço adota práticas sustentáveis como gestão e reciclagem de resíduos, preservação de recursos naturais e estímulo à economia local, valorizando produtos regionais como cervejas artesanais e ingredientes orgânicos.
Alexia reforça que, apesar do funcionamento principal ser de sexta a domingo, há flexibilidade: “Se alguém quiser vir outro dia, é só nos avisar pelo whatsapp 22 98101-8384 ou Instagram. A ideia é abrir as portas sempre que for possível compartilhar esse estilo de vida.”
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !