Wednesday, September 22, 2021

Última semana para se inscrever na Bolsa de Fotografia ZUM/IMS

As inscrições para a 9ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS se encerram no próximo domingo (22 de agosto). O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da ZUM, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles: www.revistazum.com.br/bolsa2021.

Serão selecionados dois projetos inéditos de artistas e fotógrafos, para que desenvolvam e aprofundem seu trabalho no campo da fotografia, em suas mais diversas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Como ocorreu na edição anterior, em virtude da pandemia de covid-19, todo o processo de inscrição e seleção será digital.

Cada bolsa tem o valor de R$ 65 mil, e os selecionados terão um prazo de oito meses para a entrega dos resultados finais dos projetos, que serão incorporados à Coleção de Fotografia Contemporânea do IMS.

Os candidatos serão avaliados por uma Comissão de Seleção constituída por profissionais do IMS e um convidado com trabalho reconhecido na área fotográfica. Serão considerados critérios de qualidade artística, qualificação do candidato e viabilidade prática do projeto. Além disso, os projetos devem seguir as orientações de saúde determinadas por cada município. Os vencedores serão divulgados em setembro no site da ZUM.

Sobre os artistas premiados na edição passada:

Rafael BQueer, em seu projeto THEMÔNIAS, está realizando fotografias e um vídeo curta-metragem com cinco performances desenvolvidas com o coletivo das artistas Themônias, da cena Drag-LGBTQIA+ de Belém do Pará.

https://revistazum.com.br/rafael-bqueer/

Val Souza, em seu projeto Infinito particular ou reprisando e atualizando Vênus, tem produzido fotografias que problematizam os retratos de mulheres negras. Val faz autorretratos de flagrantes cotidianos, construindo uma espécie de diário íntimo.

https://revistazum.com.br/val-souza/

Sobre as edições de anos anteriores:

Em outras edições, já foram contemplados projetos como Retrato falado, de Eustáquio Neves (2019), Av. Brasil 24hs, de Aleta Valente (2019), Jogo da memória, de Aline Motta (2018), Casulo, de Dias & Riedweg (2018), Conexão São Paulo-Lagos, de Tatewaki Nio (2017), e A infinita história das coisas, de Sofia Borges (2017), entre outros. Para saber mais sobre os premiados em anos anteriores, acesse: revistazum.com.br/bolsa/.

Ademais, leia mais:

Um bate-papo sobre documentário | ‘Cineastas do real’ no Canal Brasil

10ª Mostra Ecofalante de Cinema traz filmes inéditos de Costa-Gravas e Silvio Tendler

Crônica | Araquém Alcântara e a poesia em imagens

Escreve o que achou!