Tuesday, September 21, 2021

Um bate-papo sobre documentário | ‘Cineastas do real’ no Canal Brasil

A série “Cineastas do real” do Canal Brasil acaba de estrear sua terceira temporada com um novo formato devido a questão da pandemia da COVID-19. As entrevistas ocorrem de forma online como um bate-papo, mas a qualidade continua ótima como sempre! Em suma, imperdível!

O crítico, jornalista e curador Amir Labaki, idealizador do festival internacional de documentários “É tudo verdade” entrevista cineastas que trabalham com a linguagem documentária no cinema e audiovisual.

Um bate-papo agradável

As entrevistas não são nada formais e se assemelham mais a um bate-papo agradável entre amigos. De forma que o próprio espectador sente-se como se estivesse em uma mesa de bar com um cineasta e o jornalista em uma troca de conhecimentos e experiências sobre a arte do cinema documental.

Dessa forma, a nova temporada já começou a todo vapor com a presença do premiado cineasta Walter Salles Jr. e continua com o veterano Antônio Carlos da Fontoura. A temporada contará também como nomes como Joel Zito Araújo, Sérgio Tréfaut, Ricardo Calil, Gregorio Bacic, Silvio Da-Rin, Daniel Santiago, Ana Carolina, Cristiano Burlan, Walter Carvalho, Sandra Kogut e Sérgio Oksman.

Primeiro episódio com Walter Salles Jr. – Divulgação.

Crescimento do documentário

À primeira vista, Amir nos traz um olhar crítico sobre o constante crescimento da popularidade e produção de qualidade do cinema documentário brasileiro. Ou seja, para quem estuda cinema ou tem aspiração a trabalhar no meio, a série é obrigatória. Para o publico em geral que admira documentários e se interessa em saber em como os mesmos são feitos, a série é simplesmente imperdível!

Eventualmente, cada cineasta traz de forma leve e direta, sua visão de mundo e detalhes de seu método de trabalho. Então, a série acaba também fazendo um panorama histórico do cinema documentário brasileiro.

Sandra Kogut – Divulgação

Um bate-papo a distância

Embora o distanciamento tenha trazido uma nova dinâmica para as interações sociais, desde aulas, reuniões e até comemorações familiares, estas não perderam suas relevâncias. Apenas foram ressignificadas (temporariamente?). O mesmo pode-se dizer da importância da potência do programa que agora passa a ser realizado de forma remota.

O programa pode ser visto no Canal Brasil as quarta-feiras as 19:30 e no serviço de streaming Globoplay.

Ademais, leia mais:

O Novíssimo Cinema da Paraíba | À La Carte exibe o festival com exclusividade on-line e gratuito

10ª Mostra Ecofalante de Cinema traz filmes inéditos de Costa-Gravas e Silvio Tendler

Animais na Pista | Cinema da Paraíba usa plano-sequência e faz crítica dura

6 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: