Conecte-se conosco

Literatura

Uma Fatia da Itália | Conheça a história da chegada da pizza no Brasil

Publicado

em

uma fatia da itália história da pizza

Uma massa fina, com bordas enroladas em formato circular, mais molho, queijos e temperos, alguns minutos de forno. A princípio, essa é a base da pizza, um prato que se tornou queridinho dos brasileiros agora tem sua história contada no livro Uma Fatia da Itália, lançamento da Matrix Editora.

Na obra, Flávia G. Pinho, jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora de História da Alimentação, relembra a chegada da receita italiana em terras brasileiras. Em seguida fala de como caiu no gosto do povo e apresenta ao leitor as adaptações feitas por pizzaiolos do país.

Inicialmente consumida pela população mais pobre da Itália, especialmente operários do Sul do país, a pizza demorou para agradar as classes mais abastadas. A princípio, vendiam nas calçadas da cidade de Nápoles. A saber, a iguaria chegou ao Brasil antes mesmo de se popularizar na Itália.

1910

“Até o primeiro terço do século XX, mesmo na Itália,
o hábito de comer pizza permaneceu praticamente
restrito a Nápoles – para se ter uma ideia, a primeira
pizzaria de Milão foi inaugurada somente em 1929.”
(Uma Fatia da Itália, pg. 19)

A pizza desembarcou por aqui na década de 1910, com a vinda dos italianos do Sul que, diferentemente dos moradores da região Norte, preferiam a vida na cidade ao invés do campo. Longe de casa, faziam pizzas de forma improvisada para matar a saudade da comida italiana.

Em território brasileiro, o prato passou por uma transformação em função da carência de ingredientes e limitações técnicas. Da massa ao tipo de forno, passando pelas coberturas, tudo mudou ao longo do tempo. Enquanto os pizzaiolos italianos adicionavam molho, queijo e algumas folhas de manjericão, os brasileiros adicionavam à receita outros ingredientes que tinham à disposição.

Por fim, resultado de três anos de pesquisa, entrevistas com pizzaiolos, historiadores e proprietários de pizzarias, Uma Fatia da Itália conta a história do prato que arrebatou o coração dos brasileiros. Ainda por cima conta com ensaios exclusivos do fotógrafo Caio Ferrari.

Ficha Técnica

Livro: Uma Fatia da Itália
Autores: Flávia G. Pinho
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-230-0
Páginas: 128
Preço: R$ 69,00
Onde encontrar: Matrix EditoraAmazon

Ademais, leia mais:
Bandolim Vegan Cult Bar | Rio de Janeiro ganha novo restaurante e casa de cultura
Receita de café da manhã saudável | Enfim, Tapioca com Tofu Defumado e Goiabada
Afinal, seis motivos para dar uma chance ao leite vegano

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Literatura

Nova edição do livro-agenda ‘Orixás 2024’ já está disponível para reserva e revela previsões

Agenda traz previsões para todos os dias do ano

Publicado

em

Capa do livro-agenda Orixás 2024. Cor verde claro, com o título escrito em branco.

Criado por Diego de Oxóssi, sacerdote na Quimbanda e Babalorixá no Candomblé, além de ser o editor e fundador da Arole Cultural, “Orixás 2024” é um compêndio diário que apresenta as previsões dos Orixás para o próximo ano. Cada página contém informações essenciais para que os praticantes e simpatizantes das religiões afro-brasileiras possam viver um novo ano conectados espiritualmente, sob as bênçãos dos deuses e deusas africanos.

Esta nova edição, reconhecida como best-seller nos anos anteriores e sendo a primeira agenda diária com ênfase nas tradições afro-religiosas, é uma boa ferramenta para aqueles que buscam aprender com a espiritualidade e compreender as energias que permeiam a vida cotidiana.

Odus

Além dos conselhos diários com inspiração no Jogo de Búzios, a “Orixás 2024” explora os principais capítulos do “Odus de Nascimento”, de Diego de Oxóssi. Assim, busca explicar como essas energias influenciam o dia a dia, como potencializar as bênçãos recebidas dos Orixás, as influências mágicas das fases da lua, e os dias e horários de Lua Fora de Curso.

“Com Orixás 2024, as pessoas terão acesso a um guia completo para compreender as influências dos Orixás em suas vidas e aproveitar as energias de cada dia. É uma oportunidade única de se conectar com o sagrado e viver em harmonia com as forças da natureza”, destaca Diego de Oxóssi.

A obra também apresenta sugestões de rituais que podem ser realizados em casa, proporcionando aos leitores a oportunidade de fortalecer sua conexão com os Orixás e vivenciar a espiritualidade de maneira prática.

Cada exemplar conta com um código-bônus exclusivo, permitindo que todos os compradores recebam seu Mapa Astral dos Orixás completo e personalizado. Para aqueles que adquirirem a agenda até 31 de dezembro, o autor também presenteia com previsões pessoais para todos os meses de 2024.

Diego conclui: “Todo início de ano temos o anseio de como viver os próximos meses da melhor forma possível. Nesse sentido, a agenda chega como uma ferramenta de auxílio na vida das pessoas.”

O lançamento será em 15 de novembro, coincidindo com o Dia Nacional da Umbanda. No entanto, os interessados já podem reservar seus exemplares com bônus de pré-lançamento através do site da editora ou de suas livrarias favoritas.

Serviço:

Orixás 2024 – Livro e Agenda

Autor: Diego de Oxóssi

Páginas: 448

Editora: Arole Cultural

Enfim, adquira aqui!

Ademais, veja mais em:

Crítica | ‘Elegbará’ é um espetáculo que bebe do imprevisível

A Saga De Um Só | Afinal, livro retrata a perseguição por causa da obra ‘Os Orixás do Candomblé’

Por fim, Pretas Ruas busca oportunidades para mulheres negras

Sobre Diego de Oxóssi

Sacerdote afro-religioso há mais de 14 anos, Diego de Oxóssi é iniciado há mais de 14 anos a Exu e aos Orixás. O empresário é também escritor, com 10 livros publicados no Brasil e três no exterior, além de ser o fundador e editor da Arole Cultural, uma editora de livros com foco em religião de matriz afro-brasileira, apresentando um catálogo de mais de 40 títulos de diversos autores. Diego de Oxóssi já realizou mais de 2 mil atendimentos oraculares e espirituais. Para saber mais, visite o site oficial de Diego de Oxóssi.”

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências