Umbrella | Veja um curta em animação que emociona com belas mensagens

Umbrella é um curta-metragem que traz diversas mensagens no subtexto. É sobre trauma, a situação dos refugiados, desapego, desigualdade, amor. Conta a história de um menino em um orfanato. O local recebe a visita de uma mãe e uma filha, que estão doando brinquedos.

A menina leva um guarda-chuva amarelo, que provoca lembranças no menino com relação ao pai que o deixou no orfanato. Uma das belezas do roteiro é contar a história sem diálogos. A qualidade da animação, colorida e com boas texturas, auxilia nesse processo.

A princípio, já percebemos a oposição do menino, triste e solitário, e a menina, chateada por ter que ir até aquele lugar. A expressão dela logo muda ao ver as reações das crianças que recebem seus brinquedos. Aqui aprendemos sobre desapego e caridade.

Laço amarelo e a transmutação

Muitas vezes as piores coisas que nos acontecem são exatamente aquelas que mudam nossas vidas de formas arrebatadoras. O menino pega o guarda-chuva sorrateiramente e esconde no sótão sombrio. Quando a menina o encontra, seguindo o rastro de pingos, fica chateada, porém, nesse momento, descobrimos o porquê do fascínio do menino pelo guarda-chuva. Então vemos uma das melhores e mais emocionantes sequências do curta-metragrem. A partir da lágrima do menino vemos a árdua jornada dele saindo de seu país, morando na rua e chegando ao orfanato. As transições são suaves e bonitas, com um bom uso raccord.

Ali também o filme fala de amor romântico e salvador. Na troca de olhares entre as duas crianças, quando ela, após descobrir a história do outro, entrega o guarda-chuva amarelo em suas mãos. Aqui, outra transição entre tempos ocorre com sensibilidade. Aliás, tal palavra permeia o filme.

O tempo passa, o menino agora é idoso e vende guarda-chuvas, mas segue sonhando que seu pai irá reaparecer. Temos mais uma cena extremamante melancólica. O idoso cai nas ruas buscando a ilusão do pai. Entretanto, a senhora que lhe ajuda a levantar é aquela menina do início. Ela usa a cor violeta, relacionada a transmutação. Ou seja, por fim, ele encontrou o amor graças ao trauma vivido, hoje ressignificado, apesar da cicatriz que nunca lhe deixará.

O guarda-chuva amarelo é o símbolo da loja e o laço que une passado, presente e futuro. Umbrella é um bom filme da Stratostorm e possui diversas camadas e mensagens nos seus quase 8 minutos de duração.

Enfim, veja aqui Umbrella:

Ademais, leia mais:
O Despertar da Lenda | Crônica de um heroísmo
O Lendário Cão Guerreiro | Paulo Vieira, Deborah Secco e Ary Fontoura dublam animação da Paramount
Napo | Veja aqui o premiado curta brasileiro sobre Alzheimer no Dia Internacional da Animação

Por fim, veja um clipe em animação que une Brasil e Cabo Verde:

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: