A Fundação Editora da Unesp (FEU) lançou 20 novos livros digitais de diversas áreas do conhecimento, disponíveis gratuitamente para download em formato ePub. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (PROPG) e a Fundação Editora da Unesp, desenvolvida através dos programas PROPG-FEU e PROPG-CAD. O objetivo é oferecer à sociedade acesso a produções acadêmicas de excelência da Universidade Estadual Paulista, contribuindo para a disseminação do conhecimento de forma ampla e gratuita.
No âmbito do programa PROPG-FEU, são publicadas obras de docentes da Unesp que abrangem as três grandes áreas do conhecimento: humanas, biológicas e exatas. Já o programa PROPG-CAD foca na área de humanidades, permitindo que docentes, alunos e egressos de Programas de Pós-Graduação escolham obras para publicação sob o selo Cultura Acadêmica. Este ano, os lançamentos incluem títulos como A cidade nas artes, A função do discurso em Administração Escolar no Brasil e Estudos de casos para a formação de professores de Química, que abordam temas variados e relevantes, desde história da arte até metodologias de ensino.
Entre os destaques das obras, estão abordagens inovadoras e pesquisas aprofundadas sobre temas como dança negra em São Paulo, inteligência artificial, resistência indígena e supervisão clínica. Além disso, títulos como Poéticas da paisagem e A promessa de pacificação oferecem perspectivas únicas sobre paisagens urbanas e dinâmicas sociais. Para acessar os livros, basta visitar o site oficial da Fundação Editora da Unesp e clicar nos títulos para realizar o download gratuito. A iniciativa reforça o compromisso da universidade em promover a acessibilidade e a disseminação de conhecimento de qualidade.
Confira mais detalhes de alguns dos destaques da Unesp:
A dança negra em São Paulo , de Caroline Nicácio da Rocha
Essa pesquisa desenvolve uma abordagem qualitativa teórico-prática no campo da Dança Afro, com percurso autoetnográfico entrelaçado com dados históricos e saberes estéticos trazidos pela Agremiação carnavalesca Afoxé Ilê Omo Dadá, juntamente com narrativas trazidas por entrevistas com importantes artistas, considerados mestres e mestras da dança negra paulistana. O trabalho teve o intuito de investigar o conjunto de signos codificados como Dança Afro, resultado de variadas experiências transmitidas em espaços da cidade, na sua maioria informais, escolas de capoeira e pelas agremiações de escolas de samba de São Paulo, formando e profissionalizando em dança diversos artistas negros da cidade.
Para Além da Praça, de Bruno Fantin Salvi
O presente livro objetiva debater como o envolvimento de jovens, negros e periféricos com coletivos juvenis, especialmente a Batalha do Vale (Hip Hop), influencia positivamente nas trajetórias espaciais e educacionais destes jovens. Ao se envolverem com o Hip Hop as juventudes periféricas tendem a se conscientizar a respeito das dinâmicas desiguais e excludentes que produzem a cidade e os espaços urbanos, passando então a buscar estratégias de superação, muitas vezes reencontrando nos estudos uma possibilidade de elaborar projetos e realiza-los.
A enunciação imagética em tecnologias de inteligência artificial, de Henrique da Silva Pereira
A enunciação imagética a partir de tecnologias de inteligência artificial é o tema da presente pesquisa que reflete sobre a compreensão da produção de sentido na comunicação midiática no cenário contemporâneo. Fundamentada nas contribuições do aporte teórico-metodológico da semiótica discursiva de linha francesa, notadamente as questões relativas à enunciação e ao nível discursivo do percurso gerativo da significação, o trabalho parte das matrizes conceituais elaboradas por Benveniste (1989), Greimas (1974) e Greimas e Courtés (2016).
Serviço:
- Disponibilidade: Livros disponíveis para download gratuito em formato ePub.
- Local: Site oficial da Fundação Editora da Unesp (acesse aqui).
- Programas: PROPG-FEU e PROPG-CAD.