Cultura
Classic Telecast | Óperas de graça e o protagonismo dos clássicos do Met
Publicado
3 anos atrásem
Por
Pedro Pessanha
Essa semana o Met se dedica a exibir montagens do Classic Telecast! Antes do Met HD a exibição das óperas do Met chamava-se Classic Telecast, era a forma como se tinha de exibir e ver as óperas fora do espaço físico do Metropollitan Opera House. Essa semana predominam montagens clássicas dos anos 80, duas do início, uma do final e outra do início dos anos 90. Para fechar a semana tem mais 3 montagens em HD já do século XXI.
Aliás, teremos algumas obras interessantes, Tosca e O Barbeiro de Sevilha são as mais famosas da semana, as que estão sempre em cartaz. Verdi estará presente com Um Ballo in Maschera e Simon Boccanegra, que vem sendo constante nas transmissões do Met. Teremos o clássico de Tchaikovsky, Eugene Onegin, e além dessas dois compositores de uma única ópera: Francesca da Rimini de Francesco Zandonai e Hansel and Gretel – Engelbert Humperdinck
10-08 – Tosca – Giacomo Puccini
Puccini é um protegido do Met, não se passa uma semana sem ao menos uma obra dele em cartaz. Tosca essa semana é a obra da vez. A tragédia de Tosca que encanta os palcos e plateias há mais de 100 anos é uma história profunda que o público nunca cansa. Essa apresentação foi filmada em 2013 e quem canta é : Patricia Racette, Roberto Alagna e George Gagnidze. A regência fica por conta de Riccardo Frizza.
18-08 – Francesca da Rimini – Francesco Zandonai
A obra de Zandonai dificilmente é encenada. Compositor da virada do séc. XIX para o XX é conhecido basicamente por essa ópera. Porém é uma bela obra. Tem a história adaptada de um trecho da divina comédia, o clássico de Dante Alighieri. Não difere das obras que são suas contemporâneas, é uma tragédia . Essa filmagem é de 1984 e tem no elenco Renata Scotto, Plácido Domingo e Cornell MacNeil. A regência é de James Levine.
19-08 – Eugene Onegin – Tchaikovsky
Obra prima operística de Tchaikovsky, é uma das principais óperas do repertório russo, se não a mais importante. A cena da carta é uma das preferidas do público e emociona todas audiências. A estrela dessa gravação é a Soprano Ana Netrekbo. A russa é uma das principais vozes atuais e se destaca principalmente ao cantar o repertório dramático russo. Abaixo segue vídeo de Ana Netrekbo cantando a cena da carta de forma dramática e intensa. Essa filmagem é de 2017 e além de Netrebko conta com Elena Maximova, Alexey Dolgov, Peter Mattei e Štefan Kocán A regência é de Robin Ticciati.
20-08 – Um Ballo in Maschera – Giuseppe Verdi
Traduzido como Um baile de máscaras , essa é uma famosa ópera de Verdi que estreou em 1859 em Roma. É uma das obras intermediárias de Verdi, que foi escrita quando o compositor começava a gozar de fama gigantesca. A ópera é levemente baseada no assassinato do rei Gustavo III da Suécia, mas não segue rigorosamente os fatos. Por conta do tema de assassinato de um monarca, Verdi foi convidado a mudar muitas parte de sua obra para não causar problemas. Essa apresentação foi gravada em 1991, e é mais uma das filmagens do Met que trazem o saudoso Luciano Pavarotti, além de Aprile Millo, Harolyn Blackwell, Florence Quivar e Leo Nucci. Fora isso a regência é de James Levine.
21-08 – Simon Boccanegra – Giuseppe Verdi
Simon Boccanegra não é das óperas mais montadas de Verdi, apesar de que Verdi é sempre muito montada. Mas coincidentemente o Met vem trazendo algumas exibições da ópera. Essa gravação é de 2010, e Plácido Domingo participa dela, mas é interessante observar que não participa como tenor, voz que executou ao longo de boa parte de sua vida. Depois que envelheceu, Domingo passou a cantar muitas vezes o papel de Barítono, principalmente em obras de Verdi, onde sua voz encaixa muito bem. Quem faz o papel de Tenor é Marcello Giordanie estão também no elenco Adrianne Pieczonka e James Morris. A regência fica por conta de James Levine.
22-08 – Il Barbiere di Siviglia – Rossini
O Barbeiro de Sevilha é uma das mais famosas comédias do repertório operístico. Afinal, é a obra mais celebrada de Rossini, encenada com frequência em qualquer casa de ópera do mundo desde a primeira metade do século XIX. Inclusive, a ópera ficou tão famosa que superou a fama da peça na qual foi baseada, e era uma peça bem famosa. Essa filmagem é de 1988 e fazem parte do elenco Kathleen Battle, Rockwell Blake, Leo Nucci, Enzo Dara e Ferruccio Furlanetto. A regência é de Ralf Weikert.
23-08 – Hansel and Gretel – Engelbert Humperdinck
Humperdinck é outro compositor que conta com basicamente uma ópera de sucesso. Era um protegido do importante Richard Wagner, mas mesmo assim sua única ópera a continuar sendo encenada é Hansel e Gretel. A ópera foi primeiramente pensada para o público infantil, foi baseada em um conto dos irmãos Grimm. Agrada ao público infantil, mas também à musicólogos e críticos do mundo todo. Essa filmagem é de 1982 e estão no elenco Judith Blegen, Frederica von Stade, Jean Kraft, Rosalind Elias, Michael Devlin e condução de Thomas Fulton.
Enfim, as óperas são disponibilizadas diariamente no site do Met (metopera.org) sempre por volta das 19h e ficam no ar por 23h. Além das óperas ficam disponíveis os programas (playbill) e muitos textos com informações complementares.
Ademais, veja mais:
World of Wine no Porto e as uvas europeias no nordeste brasileiro
Porto dos Gatos | Beba um café com os felinos
Philip Glass e “The Portrait Trilogy” | Einstein na praia e a revolução da ópera no século XX
Historiador, mestrando em história do Brasil. Se interessa por arte de todo tipo e suas ligações com história, política e com a vida.

Você pode gostar
Dudamel e a Ópera de Paris | Entenda a trajetória do maestro venezuelano
As controvérsias de Richard Wagner, a estrela da ópera de graça da semana
Semana especial de Mozart no Met | Ópera grátis
Semana Puccini no Met | Ópera de graça
Bel Canto ganha semana especial | Ópera gratuita
Confira ópera francesa no Met | Gratuito
Cinema
Zack Snyder leva exclusividade de Rebel Moon à CCXP23
Zack Snyder e elenco de Rebel Moon levam Palco Thunder à loucura na CCXP23.
Publicado
17 horas atrásem
2 de dezembro de 2023Por
Livia Brazil
Em uma noite que entrará para a história da CCXP, a Netflix e Zack Snyder apresentaram pela primeira vez para o público, na sexta (1), o universo de Rebel Moon, nova aventura épica do diretor. Além de Snyder, que fez sua grande estreia na CCXP, o elenco do filme e os produtores Deborah Snyder, Eric Newmann e Wes Coller também participaram do painel no Palco Thunder, nesta sexta (1), onde aconteceu a primeira exibição mundial de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, que estreia no dia 22 de dezembro na Netflix.
O aguardado painel, que contou com a apresentação de Carol Moreira e João Luis Pedrosa, começou com a invasão do temido Mundo-Mãe. Soldados dominaram o palco e, em seguida, a audiência foi transportada direto para os planetas e luas da saga, como Veldt e Neu-Wodi, além de descobrirem as criaturas e novos heróis do universo Rebel Moon! Snyder, os produtores e elenco, formado por Sofia Boutella, Djimon Hounsou, Ed Skrein, Michiel Huisman, Ray Fisher, Charlie Hunnam, Staz Nair e E. Duffy, receberam muitos aplausos dos fãs brasileiros a cada interação dos atores. Para o delírio do público, Charlie Hunnam exibiu a camiseta do Brasil por baixo do figurino, Ed Skrein fez uma entrada triunfal ao lado de soldados do Mundo-Mãe, enquanto Staz Nair surpreendeu o público ao mandar ver no português, com direito a um “obrigado, família!”.
Exclusividade para o Brasil
Snyder, junto do elenco e demais produtores, compartilhou detalhes exclusivos sobre os personagens e as experiências de gravação no set de filmagem. Em um momento emocionante de celebração dos fãs, seis sortudos da plateia puderam fazer suas perguntas diretamente para os atores. “Para mim, escalar o elenco é uma parte muito importante de fazer um filme. Eu tinha ideias muito específicas do que queria para os personagens. É uma honra e um privilégio incrível trabalhar com esses atores”, comentou Snyder, enquanto Sofia celebrou sua protagonista “badass”.
No auge do painel, a exibição na íntegra de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, no telão do Thunder, se materializou em um espetáculo visual repleto de ação e efeitos especiais que deixou a audiência em êxtase. “Rebel Moon é uma carta de amor para a ficção científica”, anunciou o diretor sob uma salva de palmas.
Mais surpresas
E não parou por aí. Ao final da sessão, o público (e o elenco!) se surpreenderam com um teaser inédito da Parte 2 do filme, também exibido pela primeira vez no Brasil. Com isso, a expectativa foi lá no alto para a estreia de Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes. A parte 2 chega na Netflix em 19 de abril de 2024.
Vale lembrar que o público da CCXP tem até domingo (3) para explorar o universo Rebel Moon através de experiências imersivas exclusivas. Réplicas hiperrealistas, interações com criaturas do filme, visitas ao bar de Providence e a oportunidade única de estrelar Rebel Moon em um trailer personalizado. Essas são apenas algumas das experiências que aguardam os fãs nos próximos dias. Chega mais, o futuro pertence aos rebeldes.
Por fim, leia mais:
Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP
CCXP 23: Gigantesco evento completa 10 anos com toque carioca, confira as dicas!
Cultura


Zack Snyder leva exclusividade de Rebel Moon à CCXP23
Zack Snyder e elenco de Rebel Moon levam Palco Thunder à loucura na CCXP23.


‘Letícia’ tem première no Festival de Cinema de São Bernardo do Campo
Elenco e diretor estarão presentes no dia 02 de dezembro.


Mayra May: Samba e emoção no coração do Rio de Janeiro
Mayra May, cantora e compositora , apresentará seu disco, "Te Tatuei em Braille",


Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição
"Dario Argento Pânico" abre o Festival Internacional de Cinema Fantástico, que ocorre entre os dias 02 e 09 de dezembro...
Crítica


Carlos Maia: ‘Pedágio’, de Carolina Markowicz, é um filme necessário
Novo longa de Carolina Markowicz é um dos destaques do ano 2023 foi um ano agitado nos cinemas. Vimos o...


Tenho Fé: Filme mostra a arte amiga do sagrado
A grande força de “Tenho Fé”, longa documental dirigido por Rian Córdova, está, sobretudo, em seu conteúdo. Através de imagens...


Crítica | ‘O desafio de Marguerite’ mostra a potência da mulher
Filme estreia em 07 de dezembro no Brasil.


Softie | Filme delicado para mostrar as descobertas de uma criança
Filme quase autobiográfico de Samuel Theis entra em cartaz dia 07 de dezembro.
Séries


Série mergulha na trajetória do sociólogo Herbert de Souza
Produção Original Globoplay de oito episódios reúne grande elenco e estreia em 1º de dezembro.


Angélica estreia novo programa que traz conversas potentes
A série comemora seus 50 anos e recebe convidadas famosas.


Crítica: ‘Rio Connection’ é uma viagem ao mundo do crime nos anos 1970
“Rio Connection” é uma série que se passa nos anos 1970 que mostra uma rede de tráfico de heroína que...


Série ‘Anderson Spider Silva’ já está disponível na Paramount+
A série original do Paramount+, “Anderson Spider Silva”, que narra a vida do famoso lutador, agora está disponível no serviço...
Literatura


CCXP 23: Gigantesco evento completa 10 anos com toque carioca, confira as dicas!
A gigantesca CCXP completa seu décimo ano com um elenco repleto de estrelas, consolidando ainda mais seu papel de destaque...


Casa Poéticas Negras foi o grande destaque da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty
Entrar na pequena cidade histórica de Paraty, já conhecida por suas ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial, foi como ser...


A conexão entre a coloração pessoal e a Psique Humana: FLIP 2023, Casa Enjoei e Jô Souza
Em um mundo que exige constantemente conforto e auto expressão, a coloração pessoal emerge como uma ferramenta fascinante e poderosa...


Marcelo Fagerlande lança livro sobre musa da Belle Époque
Biografia sobre Bebê Lima e Castro, cantora lírica e musa belle époque carioca, tem lançamento no dia 28/11, na Livraria...
Música
Bambas do samba: Geraldo Pereira
Em ocasião do Dia Nacional do Samba lembramos a figura de Geraldo Pereira ”Geraldo Pereira, vara madura que não cai,...


Amaro Freitas e Zé Manoel fazem show na CAIXA Cultural
Dois renomados pianistas brasileiros, Amaro Freitas e Zé Manoel, vindos de Pernambuco, unem seus talentos em uma apresentação única na...


1ª FEIRA NATAL NA TIRADENTES ACONTECE NO CENTRO
No agitado primeiro fim de semana de dezembro, a Praça Tiradentes, localizada no coração do Rio de Janeiro, será transformada...


Conheça o Réveillon da Paz da Comunidade Shalom na Praia do Guido
Enquanto o ano chega ao seu epílogo, a Comunidade Shalom estende um convite especial a quem deseja viver uma experiência...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Filme ‘On Off’ conta com incrível plano-sequência e se destaca no Festival do Rio 2023
- Crítica2 meses atrás
Crítica: ‘Codex 632’ chega na Globoplay com mistérios e ponte entre RJ e Portugal
- Crítica1 mês atrás
Série ‘Fim’, do Globoplay, é engraçada e provocadora ao mesmo tempo
- Cinema4 semanas atrás
Crítica: ‘Nina: A Heroína dos Sete Mares’ encanta com mescla de aventura e mitologia grega
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Até que a música pare’ tem a força das relações humanas, por Carlos Maia
- Espetáculos1 mês atrás
Juliette anima o público do Circo Voador com show de “Ciclone”
- Cinema2 meses atrás
‘Corpos Invisíveis’ é uma obra que transcende a tela e penetra na alma
- Crítica1 mês atrás
Saiba tudo sobre ‘De Férias Com o Ex Caribe: Salseiro Vip’