Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Classic Telecast Ópera gratuita
CulturaEspetáculosMúsicaNotícias

Classic Telecast | Óperas de graça e o protagonismo dos clássicos do Met

Por
Pedro Pessanha
Última Atualização 19 de março de 2023
7 Min Leitura
Share
SHARE
Tópicos
10-08 – Tosca – Giacomo Puccini18-08 – Francesca da Rimini – Francesco Zandonai19-08 – Eugene Onegin – Tchaikovsky20-08 – Um Ballo in Maschera – Giuseppe Verdi21-08 – Simon Boccanegra – Giuseppe Verdi22-08 – Il Barbiere di Siviglia –  Rossini23-08 – Hansel and Gretel –  Engelbert Humperdinck

Essa semana o Met se dedica a exibir montagens do Classic Telecast! Antes do Met HD a exibição das óperas do Met chamava-se Classic Telecast, era a forma como se tinha de exibir e ver as óperas fora do espaço físico do Metropollitan Opera House. Essa semana predominam montagens clássicas dos anos 80, duas do início, uma do final e outra do início dos anos 90. Para fechar a semana tem mais 3 montagens em HD já do século XXI.

Aliás, teremos algumas obras interessantes, Tosca e O Barbeiro de Sevilha são as mais famosas da semana, as que estão sempre em cartaz. Verdi estará presente com Um Ballo in Maschera e Simon Boccanegra, que vem sendo constante nas transmissões do Met. Teremos o clássico de Tchaikovsky, Eugene Onegin, e além dessas dois compositores de uma única ópera: Francesca da Rimini de Francesco Zandonai e Hansel and Gretel – Engelbert Humperdinck

10-08 – Tosca – Giacomo Puccini

Puccini é um protegido do Met, não se passa uma semana sem ao menos uma obra dele em cartaz. Tosca essa semana é a obra da vez. A tragédia de Tosca que encanta os palcos e plateias há mais de 100 anos é uma história profunda que o público nunca cansa. Essa apresentação foi filmada em 2013 e quem canta é : Patricia Racette, Roberto Alagna e George Gagnidze. A regência fica por conta de Riccardo Frizza.

18-08 – Francesca da Rimini – Francesco Zandonai

A obra de Zandonai dificilmente é encenada. Compositor da virada do séc. XIX para o XX é conhecido basicamente por essa ópera. Porém é uma bela obra. Tem a história adaptada de um trecho da divina comédia, o clássico de Dante Alighieri. Não difere das obras que são suas contemporâneas, é uma tragédia . Essa filmagem é de 1984 e tem no elenco Renata Scotto, Plácido Domingo e Cornell MacNeil. A regência é de James Levine.

19-08 – Eugene Onegin – Tchaikovsky

Obra prima operística de Tchaikovsky, é uma das principais óperas do repertório russo, se não a mais importante. A cena da carta é uma das preferidas do público e emociona todas audiências. A estrela dessa gravação é a Soprano Ana Netrekbo. A russa é uma das principais vozes atuais e se destaca principalmente ao cantar o repertório dramático russo. Abaixo segue vídeo de Ana Netrekbo cantando a cena da carta de forma dramática e intensa. Essa filmagem é de 2017 e além de Netrebko conta com  Elena Maximova, Alexey Dolgov, Peter Mattei e Štefan Kocán A regência é de Robin Ticciati.

20-08 – Um Ballo in Maschera – Giuseppe Verdi

Traduzido como Um baile de máscaras , essa é uma famosa ópera de Verdi que estreou em 1859 em Roma. É uma das obras intermediárias de Verdi, que foi escrita quando o compositor começava a gozar de fama gigantesca. A ópera é levemente baseada no assassinato do rei Gustavo III da Suécia, mas não segue rigorosamente os fatos. Por conta do tema de assassinato de um monarca, Verdi foi convidado a mudar muitas parte de sua obra para não causar problemas. Essa apresentação foi gravada em 1991, e é mais uma das filmagens do Met que trazem o saudoso Luciano Pavarotti, além de Aprile Millo, Harolyn Blackwell, Florence Quivar e Leo Nucci. Fora isso a regência é de James Levine.

21-08 – Simon Boccanegra – Giuseppe Verdi

Simon Boccanegra não é das óperas mais montadas de Verdi, apesar de que Verdi é sempre muito montada. Mas coincidentemente o Met vem trazendo algumas exibições da ópera. Essa gravação é de 2010, e Plácido Domingo participa dela, mas é interessante observar que não participa como tenor, voz que executou ao longo de boa parte de sua vida. Depois que envelheceu, Domingo passou a cantar muitas vezes o papel de Barítono, principalmente em obras de Verdi, onde sua voz encaixa muito bem. Quem faz o papel de Tenor é Marcello Giordanie estão também no elenco Adrianne Pieczonka e James Morris. A regência fica por conta de James Levine.

22-08 – Il Barbiere di Siviglia –  Rossini

O Barbeiro de Sevilha é uma das mais famosas comédias do repertório operístico. Afinal, é a obra mais celebrada de Rossini, encenada com frequência em qualquer casa de ópera do mundo desde a primeira metade do século XIX. Inclusive, a ópera ficou tão famosa que superou a fama da peça na qual foi baseada, e era uma peça bem famosa. Essa filmagem é de 1988 e fazem parte do elenco Kathleen Battle, Rockwell Blake, Leo Nucci, Enzo Dara e Ferruccio Furlanetto. A regência é de Ralf Weikert.

23-08 – Hansel and Gretel –  Engelbert Humperdinck

Humperdinck é outro compositor que conta com basicamente uma ópera de sucesso. Era um protegido do importante Richard Wagner, mas mesmo assim sua única ópera a continuar sendo encenada é Hansel e Gretel. A ópera foi primeiramente pensada para o público infantil, foi baseada em um conto dos irmãos Grimm. Agrada ao público infantil, mas também à musicólogos e críticos do mundo todo. Essa filmagem é de 1982 e estão no elenco Judith Blegen, Frederica von Stade, Jean Kraft, Rosalind Elias, Michael Devlin e condução de Thomas Fulton.

Enfim, as óperas são disponibilizadas diariamente no site do Met (metopera.org) sempre por volta das 19h e ficam no ar por 23h. Além das óperas ficam disponíveis os programas (playbill) e muitos textos com informações complementares.

Ademais, veja mais:

World of Wine no Porto e as uvas europeias no nordeste brasileiro
Porto dos Gatos | Beba um café com os felinos
Philip Glass e “The Portrait Trilogy” | Einstein na praia e a revolução da ópera no século XX
 
Tags:Aleksandra KurzakAlexander TsymbalyukAlexander VinogradovAnita Hartigaprender operaAra Berberianassistir operaassistir opera de graçabizetChristiane Eda-PierreClémentine Margainecomo ver operaespetáculos de operaFranco ZeffirelliGiuseppe VerdiHistoire du Chevalier des Grieux et de Manon LescautIsola Jonesjames levineLa BohemeLouis LangréeLouis QuilicoLucciano PavarottiMarco Bertimelhores operasmet operametoperaMetropolitan Opera HouseNina Stemmeoperaopera gratuitaopera gratuitasopera italianaopera na internetopera onlineOperas gratuitaspedro pessanhaplaybillPucciniRoberto Alagnasite de operaturandotver opera de graça
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Pedro Pessanha's avatar
PorPedro Pessanha
Historiador, mestrando em história do Brasil. Se interessa por arte de todo tipo e suas ligações com história, política e com a vida.
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

CulturaEspiritualidadeLiteratura e HQTurismo

Reforma Íntima para Ascensão – Portal de Sananda

Alvaro Tallarico
1 Min Leitura
Bienal Black Brazil Art
CulturaNotícias

2ª ilustraDELAS | Abertas as inscrições para mostra voltada para artistas mulheres e pessoas não-binárias

Alvaro Tallarico
3 Min Leitura
saúde mental
Literatura e HQNotícias

Janeiro Branco | Conheça 5 Livros sobre saúde mental

Redação
3 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?