Conecte-se conosco

Cultura

Visitas Acessíveis: mães com crianças atípicas visitam o MAM, Museu de Arte Moderna

Aos poucos acontece a ocupação de espaços importantes

Publicado

em

visitas acessíveis no mam

A inclusão quando genuína causa grande impacto entre aqueles que precisam dela.  No último sábado (16/09), mães e crianças atípicas foram convidadas para conhecer o MAM – Museu de Arte Moderna. Dois ônibus enviados pelo museu buscaram as crianças (PCDs) em pontos específicos da cidade do Rio. A visita aconteceu com o acompanhamento de profissionais preparados, responsáveis pelos blocos de educação e acessibilidade do museu.

As mãos atípicas, são mulheres que se conheceram através da Eventinhos, uma página social que impulsiona a cultura na cidade para crianças. Em especial, foi Fabiana Marins, quem fundou a página e um grupo no WhatsApp com mais de mil mães atípicas, apoiada por um grupo de mulheres que atuam com habilidade, foram elas que organizaram o evento.

“É possível vivermos em sociedade, sem nenhum problema”, é o que fala Paty Lopes, que passou no Edital de Residência Artística para Deficientes do museu. Ao conhecer a Eventinhos viu a possibilidade, de atuar no cenário cultural, a favor das mães atípicas.

João Bartholo, aluno da UniRio, fez uma oficina de teatro, com as crianças. Por meio de balões de gás criou personagens com as crianças, que prestaram a atenção, e, principalmente, aproveitaram o dia, que os presenteou com uma bela manhã de sol.

As mães se uniram e fecharam o evento com um grande lanche, foi um dia especial para todos!

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma instituição referência para a arte e para a cultura do país. Fundado em 1948, possui uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com mais de 16 mil obras. Sua atuação se dá sobre o tripé arte-educação-cultura. O museu tem um trabalho bem expressivo quando fala em inclusão.

Visitas acessíveis

Visitas Acessíveis é uma série de vídeo-visitas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em libras, a língua brasileira de sinais, com voz e legenda em português. Nesses encontros,  podemos conhecer melhor o museu, suas exposições, história e artistas que compõem seu acervo. A série usa tecnologias assistivas e recursos visuais como animações, destaques e contraste para melhor visualização. Os vídeos são acessíveis aos mais diversos públicos, mas priorizam a experiência das pessoas com deficiências.”

Os vídeos são realizados pela Gerência de Educação e Participação do museu e apresentados por Daniel Bruno, educador do MAM Rio, e Ana Carla Cássia, pedagoga e professora de libras.

Para assistir aos vídeos, acesse a playlist no canal do MAM Rio no Youtube. Saiba mais abaixo:

No dia 14/10, após as 10 horas, até as 17 horas, o museu realizará  um grande evento para deficientes, onde questões de acessibilidade serão abordadas. No horário Matutino, serão atividades infantis e no horário vespertino, palestras e apresentações de dança. Com Cris Muñoz, Analu Faria e Larissa Ferreira.

Nada é tão difícil, basta querer mesmo, e nos colocarmos no lugar do outro!

Além disso, veja mais:

3º Rio Montreux Jazz Festival terá John Patitucci

Kaialas | Projeto que une Brasil e Cabo Verde disputa festival em Portugal

Ana Cañas e Chico Chico fazem show no Circo Voador

Cultura

CSI: Vegas estreia com exclusividade na AXN

A série é um spin-off de CSI: Crime Scene Investigation.

Publicado

em

Grissom e Sara em CSI: vegas

Quem hoje é viciado em podcasts e séries de crimes reais decerto foi ávido espectador de séries policiais. Pois uma das primeiras séries dos anos 2000 está de volta. Na verdade. Está com um spin-off. Dia 5 de outubro estreia CSI: Vegas, série derivada do primeiro CSI: Crime Scene Investigation, que também se passava na cidade. A produção acompanha as investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, nos Estados Unidos. O programa popularizou o gênero ao redor do mundo, tornando-se a série mais assistida dos EUA em 2005 e arrebatando seis prêmios Emmy em mais de uma década de história.

Nova trama, velhos personagens

Após sete anos sem novos episódios, a equipe está de volta, com uma ameaça que coloca o laboratório criminal em perigo. Põe, também, em cheque casos solucionados no passado. O novo time de investigadores retorna à cidade do pecado, onde tudo começou, e vai implementar técnicas forenses de ponta para preservar e servir a justiça no local.

Gil Grissom (William Petersen), entomologista forense e encarregado do Laboratório Criminal de Las Vegas nas primeiras nove temporadas do programa original, vai sair de sua aposentadoria iniciada em 2008 e voltar ao laboratório após um grande amigo sofrer um atentado e precisar da sua ajuda. Quem também está de volta é Sara Sidle (Jorja Fox). Ela havia renunciado ao cargo de diretora do Laboratório para se reunir com seu ex-marido Grissom, mas a mesma situação a faz retornar para a equipe em busca de justiça e respostas.

Elenco renovado

Porém, novos profissionais irão se unir à Grissom e Sara. Na verdade, os veteranos irão se juntar à equipe atual. Maxine “Max” Roby (Paula Newsome) é a supervisora do turno noturno do Laboratório e atual comandante dos CSIs. Joshua Folsom (Matt Lauria) é o investigador nível III que lidera os casos de perícia. Completam o time Allie Rajan (Mandeep Dhillon), uma imigrante que parte para Las Vegas para realizar o sonho de se tornar uma CSI nível II, como também Chris Park (Jay Lee), nível I que vai auxiliar o time nos novos desafios.

Quem aí já está doido pra ouvir as primeiras notas de “Who Are You”, da banda britânica The Who, e sentir os pelos arrepiarem? CSI: Vegas, criada por Anthony E. Zuiker, chega ao Brasil com exclusividade no AXN na, quinta-feira, às 22h.

Por fim, leia mais:

Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil

Conheça ‘Toda luz que não podemos ver’, a nova minissérie da Netflix

Direção de Fotografia, o que é e para que serve

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências