Monday, September 26, 2022

Dia do Folclore | Confira 4 livros para com personagens de lendas brasileiras

Não é difícil encontrar hoje em dia alguém quem não conhece ou tem dificuldades de explicar o que é a mula sem cabeça ou o encanto de mistérios das sereias. Mas o Dia do Folclore, 22 de agosto, serve como estímulo para mudarmos isso.

Esse dia é celebrado internacionalmente. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos de cada nação. De acordo com ele, o significado da palavra, era “saber tradicional de um povo”.

Hoje em dia, o folclore brasileiro é um importante objeto de estudo nas ciências humanas, e, sabendo da sua importância, é comum ver sua trajetória sendo reforçada frequentemente nas escolas.

Os grandes folcloristas encarregam-se de registrar contos, anedotas, músicas, danças, vestuários, comidas típicas e tudo o mais que define a cultura popular, mas são os personagens que estão inseridas as lendas tradicionais de nosso paísque costumam repercurtir entre crianças e adultos.

Confira abaixo 4 livros para o Dia do Folclore:

  1. O Saci – Monteiro Lobato

Pedrinho é um menino muito corajoso, nem as onças são capazes de assustá-lo. Ele não tem medo de nada, exceto sacis! Mas isso não impede o garoto de sair à captura de uma dessas fantásticas criaturinhas. O Saci ensina ao garoto sobre os mistérios da selva e apresenta a ele muitas figuras do nosso folclore, além de ajudá-lo a enfrentar uma terrível Cuca.

Saiba mais: https://cutt.ly/KXfuMvb

  1. Fábulas – Monteiro Lobato

Se tem algo que a turma do Sítio do Picapau Amarelo adora, são histórias. Histórias de princesas, príncipes, reis e rainhas; histórias de folclore, lendas e mitos; ou ainda fábulas que ensinam grandes lições de vida. Dona Benta lê para a turma os maiores clássicos de Esopo, além de outras histórias incríveis que vão despertar a curiosidade, o encantamento e até a ira dos personagens do Sítio, que trazem nova vida àquelas histórias de sempre.

Saiba mais: https://cutt.ly/qXfhRxu

  1. Coisas do Folclore – Nelson Albissú

O autor fez uma coletânea de contos, lendas, adivinhas, parlendas, trava-línguas, dança, brincadeiras, entre outras coisas relacionadas ao folclore nacional. Nelson Albissú é um premiado autor de literatura infantil e professor de Teatro da Universidade Católica de Santos. Andréa Vilela e Mirella Spinelli são duas renomadas ilustradoras mineiras, com diversos prêmios pelo trabalho de ilustração.

Saiba mais: https://cutt.ly/WXfhXfu

 Turismo e Folclore: Um Binômio a ser cultuado – Laura Della Monica

Este livro traz um conteúdo rico em informações e em depoimentos, tornando-se, também, um instrumento fundamental de auxílio e de orientação para profissionais responsáveis pelo planejamento de novos roteiros turísticos com enfoque cultural. É uma obra de grande importância para o setor de Turismo, assim como para profissionais e estudiosos do Folclore brasileiro.

Saiba mais: https://cutt.ly/QXfh5oC

Ademais, leia mais:
Conheça o poema Folhas na Rua
Contos de Amor | Editora Solar dos Livros lança obra sensível e criativa
The Midnight Gospel | Série mostra armadilha existencial da alma

Escreve o que achou!