O Lado Bom da Vida conta a história de Pat Solitano Jr.(Bradley Cooper). O filme é quase um clássico para quem gosta de assuntos relacionados a transtornos mentais, pois traz essa temática como pano de fundo.
A princípio, ao flagrar a sua esposa o traindo com o professor de história no banheiro, isso faz com que Pat tenha um surto e acabe sendo internado em uma clínica psiquiátrica. Logo na primeira cena podemos observar a bipolaridade de Pat (pensamento acelerado e desconexo), ele refletindo sobre os domingos, fazendo planos com a ex-esposa, e termina a cena falando “esse é o verdadeiro amor”, mais o que é esse verdadeiro amor para Pat?
Posteriormente, Pat sai da clínica para morar com seus pais. Nesse momento, tenta reconstruir sua vida, mas é bem dificil, dados os eventos do passado que aconteceram e o deixaram em estado de surto.
Aliás, veja o trailer, e siga lendo:
Ao longo de O Lado Bom da Vida, Pat conhece Tiffany que é tão instável quanto ele, uma mulher que também está tentando lidar com suas próprias questões de saúde mental, vivendo o luto pela morte de seu marido e com os seus traumas.
O grande ponto da história é que quando Pat e Tiffany se conhecem, a vida ganha novos rumos e novos sentidos para os dois. Em uma das cenas podemos ver como ela revela com verdade e ousadia a hipocrisia dele, quando ao se abrir com Pat, acaba sendo julgada por ele. Ou seja, o que acontece com a grande maioria das pessoas, quando contam as sua fraquezas e num momento de raiva usam o que foi lhe dito para fazer julgamento, sentir superior.
Por fim, os personagens parecem ser imprevisíveis e muitos dos diálogos são até um pouco filosóficos, nos fazendo refletir sobre como escolhemos encarar a vida e os problemas.