Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Cinema e Streaming

Marcha das Margaridas exibirá documentário sobre luta de mulheres latino-americanas: A Ilusão da Abundância

Por Alvaro Tallarico
Última Atualização 14 de agosto de 2023
3 Min Leitura
Share
SHARE

Nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília, ocorrerá a Marcha das Margaridas, uma das principais manifestações sociais protagonizadas por mulheres na América Latina. Essa tradicional caminhada destaca as reivindicações das trabalhadoras rurais, um tema que se alinha bem com o documentário intitulado “A Ilusão da Abundância”. O filme estará no evento e também disponível no YouTube a partir do dia 15, com acesso limitado.

A marcha honra a memória de Margarida Maria Alves, que foi assassinada em 12 de agosto de 1983 e se tornou uma das primeiras mulheres a liderar um sindicato no Brasil. Sua coragem inspira milhares de mulheres que, até hoje, se unem em prol dessa causa. Uma conexão é estabelecida entre a liderança da pioneira Margarida e o empoderamento de mulheres latino-americanas destacadas no documentário, que representam suas respectivas comunidades. Essas mulheres compartilham a batalha que ocorre longe dos grandes centros urbanos.

Aliás, veja o trailer e siga lendo:

Margarida, entre outras, buscou o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores rurais em confronto com os interesses dos fazendeiros. Outra figura notável, Carolina de Moura Campos, também conhecida como Margarida, é ativista no caso do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), defendendo a responsabilização da mineradora multinacional por uma tragédia que causou inúmeras mortes e destruição. As companheiras latino-americanas estão do mesmo lado na luta contra desafios gigantes. Mulheres como Máxima Acuña, do Peru, e Berta Cáceres, de Honduras, descendentes de povos indígenas, defendem suas terras ancestrais contra grandes corporações interessadas nos recursos naturais dos países em desenvolvimento. Essas histórias refletem questões históricas não resolvidas, enraizadas desde os tempos da colonização.

Por fim, no YouTube, o filme estará disponível por um mês, a partir do dia 15 de agosto, apenas no Brasil. Para assisti-lo e compartilhá-lo, basta acessar o site.

Serviço:

Título: A Ilusão da Abundância

Exibição e debate:

15/08: 15h15 às 17h, Pavilhão do Parque da Cidade

16/08: 19h às 21h, Teatro Silvio Barbato do SESC do Setor Comercial Sul – Edifício Presidente Dutra

Ademais, veja mais:

Mostra de Cinemas Africanos lança Revista Crítica no dia 15 de abril

Kaialas | Projeto que une Brasil e Cabo Verde disputa festival em Portugal

Pretas Ruas busca oportunidades para mulheres negras

Tags:ilusao da abundanciamarcha das margaridas
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
PorAlvaro Tallarico
Me Siga!
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Lua Nova (Quênia, 2019) - dir. Philippa Ndisi-Hermann
Cinema e StreamingCríticaNotícias

Lua Nova | Quênia, fé religiosa e os elementos da natureza feminina

Sylvia Arcuri Só de Chita
3 Min Leitura
ccxp 2023
CulturaCinema e StreamingEventos

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Alvaro Tallarico
7 Min Leitura
Madonna
Cinema e Streaming

Luz, câmera, Madonna: a faceta cinematográfica da rainha do pop ganha mostra gratuita no Rio

Cadu Costa
3 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?