Nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília, ocorrerá a Marcha das Margaridas, uma das principais manifestações sociais protagonizadas por mulheres na América Latina. Essa tradicional caminhada destaca as reivindicações das trabalhadoras rurais, um tema que se alinha bem com o documentário intitulado “A Ilusão da Abundância”. O filme estará no evento e também disponível no YouTube a partir do dia 15, com acesso limitado.
A marcha honra a memória de Margarida Maria Alves, que foi assassinada em 12 de agosto de 1983 e se tornou uma das primeiras mulheres a liderar um sindicato no Brasil. Sua coragem inspira milhares de mulheres que, até hoje, se unem em prol dessa causa. Uma conexão é estabelecida entre a liderança da pioneira Margarida e o empoderamento de mulheres latino-americanas destacadas no documentário, que representam suas respectivas comunidades. Essas mulheres compartilham a batalha que ocorre longe dos grandes centros urbanos.
Aliás, veja o trailer e siga lendo:
Margarida, entre outras, buscou o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores rurais em confronto com os interesses dos fazendeiros. Outra figura notável, Carolina de Moura Campos, também conhecida como Margarida, é ativista no caso do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), defendendo a responsabilização da mineradora multinacional por uma tragédia que causou inúmeras mortes e destruição. As companheiras latino-americanas estão do mesmo lado na luta contra desafios gigantes. Mulheres como Máxima Acuña, do Peru, e Berta Cáceres, de Honduras, descendentes de povos indígenas, defendem suas terras ancestrais contra grandes corporações interessadas nos recursos naturais dos países em desenvolvimento. Essas histórias refletem questões históricas não resolvidas, enraizadas desde os tempos da colonização.
Por fim, no YouTube, o filme estará disponível por um mês, a partir do dia 15 de agosto, apenas no Brasil. Para assisti-lo e compartilhá-lo, basta acessar o site.
Serviço:
Título: A Ilusão da Abundância
Exibição e debate:
15/08: 15h15 às 17h, Pavilhão do Parque da Cidade
16/08: 19h às 21h, Teatro Silvio Barbato do SESC do Setor Comercial Sul – Edifício Presidente Dutra
Ademais, veja mais:
Mostra de Cinemas Africanos lança Revista Crítica no dia 15 de abril
Kaialas | Projeto que une Brasil e Cabo Verde disputa festival em Portugal