A FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty – ocorre entre os os dias 22 e 26 de novembro em 2023. Dentre a diversa programação da feira, o visitante encontra palestras, shows, muita venda de livros e, além disso, lançamentos literários. E é essa última atividade que acontecerá com Patuá e pé na terra, livro de poesias do cantor e autor Bruno Olivieri.
O multiartista leva seu primeiro livro de poesias, que teve um primeiro lançamento em Ipanema, no Rio de Janeiro, à maior festa literária do país. Além disso, haverá uma roda de conversa, onde o autor falará ao público sobre sua escrita e, também, sua música. O evento acontece no dia 24, sexta-feira, às 20h, no É Bossa Espaço de Arte. O espaço, que se localiza no Centro Histórico, receberá um autor diferente a cada dia da FLIP, sempre no mesmo horário.
Sobre o projeto
Patuá e pé na terra explora temas como desvios, delicadezas, memórias, revoltas e reencantamentos. Segundo o autor, “o livro-mergulho é uma viagem em um barco pirata para escutar e cartografar as utopias da Terra. Com amuleto (patuá) para se conectar com as vozes que viajam com os ventos e o pé na terra para escutar as raízes do mundo, é um livro de poesia ou uma gira no vento para hackear futuros.”
Um diferencial deste projeto é o seu aspecto híbrido. A pesquisa de Bruno Oliveri faz parte da combinação de sua trajetória múltipla e reflete sua história. Além de trabalhar como artista de teatro, Bruno é músico, diretor artístico e letrista da banda Tukum, onde escreveu diversas canções.
O livro de poemas conta com o prefácio da escritora indígena Ellen Lima Wassu, Além disso, as ilustrações são da artista visual Natália Rito. Faz parte da linha editorial “Jenipapo, Urucum e um Padê para Èxù: sete escritas de encruzilhadas”, idealizada pelo Ecossistema Cultural Abacateiro. Foi contemplado pelo edital Retomada Cultural e editado pela Ibi Literrário, um projeto idealizado por quatro mulheres mineiras que vem se destacando no meio editorial ao democratizar a literatura brasileira independente e propor novas formas de estimular a produção e divulgação de escritos originais.
Ademais, conheça um pouco mais sobre o livro com uma de suas poesias:
O autor
Criado em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Bruno Olivieri teve a infância atravessada pela cultura de umbanda e seu impulso desbravador de mundos. Esses fatores dão o tom de muitas poesias de Patuá e pé na terra, onde passeamos por atmosferas de memória, emoção e crítica social.
O artista, além de publicar o livro Patuá e pé na terra, lançou também, em 2023, junto com sua banda, o álbum Estradas Dentro. O álbum tem produção de Guilherme Kastrup, que assina diversos trabalhos importantes da música brasileira. Dentre eles, o premiado A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares, que ganhou o Grammy Latino.
Atualmente, Bruno se dedica a pesquisar, no mestrado e em suas criações, um dos marcos da arte na contemporaneidade. Ou seja, o esmaecimento das fronteiras entre as diferentes expressões artísticas. Olivieri é artista interdisciplinar e mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF e se dedica ao trabalho artístico há mais de 20 anos. Seu interesse, além de se expressar através de diferentes linguagens, é também criar pontes entre as diferentes expressões. O ato de escrever um livro é mais um passo na direção desta pesquisa.
A FLIP
A Festa Literária Internacional de Paraty está em sua 21ª edição. O tema deste ano é “modos de habitar”, ou seja, títulos e autores que ampliam o olhar não só sobre a ecologia, bem como sobre a maneira como nos relacionamos com o universo à nossa volta. Por exemplo, os modos de habitar o planeta, as escolas, as bibliotecas, nossas casas e até mesmo nossos corpos.
Em 2023, o Programa Educativo também se expandirá, inaugurando, portanto, um novo polo de atividades em Paraty. A parceria será com o Sesc, que tem foco na programação literária e cultural para crianças, jovens e adultos.
Além de diversas programações literárias, também haverá atividades relacionadas à cinema e a teatro. E não apenas essas artes, como também música e inúmeras formas de produção cultural. A saber, é preciso comprar ingressos para as mesas, mas há muitas atividades gratuitas.
Serviço
Roda de conversa com Bruno Olivieri
Quando: 24 de novembro de 2023, às 20h
Onde: É Bossa Espaço de Arte (R. Dona Geralda, 87 – Centro Histórico/Paraty)
Entrada gratuita
FLIP
Quando: 22 a 26 de novembro de 2023
Onde: Centro Histórico de Paraty
Ingressos para as mesas no site da FLIP
Por fim, leia mais:
Confira os destaques da FLIP 2023: Casa da Música, Casa Estante Virtual, e mais
Conheça a casa Poéticas Negras e sua programação afrocentrada na FLIP 2023
Tukum | “Um mundo sem música, teatro, dança, quadros, filmes. Só de imaginar, o vazio se instaura.”