Brás Cubas, adaptação da Armazém Companhia de Teatro para o famoso romance de Machado de Assis, volta ao Rio de Janeiro. Em outubro de 2023, a companhia embarcou para a China, onde participou do Festival Internacional de Teatro de Wuzhen. Ao lado de importantes nomes do teatro mundial, como Robert Wilson e Joël Pommerat, Brás Cubas foi aclamado pelo público chinês como o melhor espetáculo do festival. Agora a montagem estreia no Teatro Firjan SESI Centro, onde fica em cartaz de quinta a domingo, até início de fevereiro.
A montagem teatral da Armazém Companhia de Teatro é uma adaptação do romance homônimo de Machado de Assis, mas não uma adaptação no sentido clássico. Isso porque insere o próprio autor na peça, como personagem. A peça tem direção de Paulo de Moraes e a dramaturgia é de Maurício Arruda Mendonça.
Um personagem desmembrado em dois
A peça da Armazém desmembra o personagem Brás Cubas em dois. Sérgio Machado interpreta Brás Cubas desde seu nascimento até sua morte e Jopa Moraes assume Brás Cubas já como o defunto que narra suas memórias póstumas. “Esse defunto está pouco vinculado ao século 19, quer e precisa se comunicar com as pessoas de agora”, comenta o diretor.
A saber, a dramaturgia tem uma estrutura em três planos. O primeiro é o plano da memória, que são as cenas vividas por Brás. Em seguida há o plano da narrativa, onde entram as divagações e reflexões do defunto. Por fim, um terceiro plano em que o próprio Machado de Assis (vivido por Bruno Lourenço) invade sua narrativa com comentários que visam conectar contemporaneamente suas críticas à sociedade brasileira. “Nosso Machado não é um personagem biográfico. Embora todas as questões que o personagem coloque na peça tratem de assuntos sobre os quais Machado escreveu, estão colocadas em contextos diferentes. É uma brincadeira a partir de detalhes biográficos. Um personagem imaginário tentando se comunicar com o nosso tempo.”, finaliza Paulo.
Serviço
BRÁS CUBAS
Local: Teatro Firjan SESI Centro (Rua Graça Aranha, nº 1 – Centro)
Sessões: de 04 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024, quintas e sextas às 19h, sábados e domingos às 18h.
Valor: R$ 40 (inteira) e R$20 (meia)
Venda de Ingressos: Ingressos adquiridos na bilheteria do teatro ou antecipadamente pelo site da Sympla.
Duração: 110 minutos
Classificação: 14 anos
Por fim, leia mais:
Comédia ‘Sorria! Você está no além!’ está em cartaz na Gávea
‘Por Elas – Um Musical sobre a força do canto feminino’ chega ao Teatro Clara Nunes
Bituca – Milton Nascimento para Crianças reestreia em curta temporada