Lilith, longa de Bruno Safadi (Love Film Festival, A vida pela frente) protagonizado por Isabél Zuaa, Renato Góes e Nash Laila, estreia nos cinemas em 14 de março, próxima quinta-feira. O filme ressignifica o mito de Lilith para, assim, discutir questões de gênero e patriarcado, partindo da mitologia da primeira mulher na Terra.
Em Lilith, Isabél interpreta Lilith, a primeira mulher do mundo, que se rebela contra a dominação de Adão, interpretado por Renato Góes. Depois de se isolar no deserto, ela reaparece como um duplo, Eva (Nash Laila), que realiza sua vingança comendo o fruto proibido, se vingando de Adão e se levantando contra o patriarcado.
Antes de mais nada, fique com o trailer:
Discussão de gênero
“Era claro para mim, desde o início do projeto, que me interessava contar a história da Lilith ressignificada, a Lilith das artes, a Lilith da poesia, e contar esta história a partir do recorte da passagem de Lilith com Adão para pensar o lugar do masculino e do feminino nos dias de hoje”, explica o cineasta, que assina o roteiro com Vera Egito e Fabio Andrade.
Ele ainda adiciona: “O filme é uma ode ao feminino e uma busca pessoal de aprendizado enquanto homem branco. Estruturalmente, nós, homens, temos muito o que aprender e não estou fora deste esquadro. Fazer um filme para mim é aprender com a própria obra.”
Ou seja, Lilith é um filme que dialoga com nossa própria época ao abordar um mito atemporal levando o público a pensar em questões de gênero no presente.
Elenco
Sáfadi explica que a escolha do elenco foi muito bem pensada e para a protagonista Lilith era importante encontrar uma atriz que estivesse à altura da força da personagem.
“Era igualmente importante escolher uma Lilith que apontasse para uma nova era da humanidade e esta nova era deveria ser protagonizada por uma mulher preta. Há alguns anos, eu acompanhava com grande admiração o trabalho da atriz Isabél Zuaa. E por tudo isso, eu a convidei. Já para Adão, eu quis encontrar um ator que tivesse um tipo judaico-árabe para localizar o mito à sua origem geográfica.”
A saber, o filme entra em cartaz nos cinemas do Brasil a partir de 14 de março, com distribuição de Pandora Filmes.
Ficha Técnica
LILITH
Brasil | 2022 | 80 min. | Drama
Direção: Bruno Safadi
Roteiro: Bruno Safadi, Vera Egito, Fabio Andrade
Produção: Tande Bressane, Bruno Safadi
Coprodução: Globo Filmes
Produção Associada: Carlos Diegues; Reicine
POR FIM, LEIA MAIS:
‘Licença para enlouquecer’ estreia em abril
Alexandre Alencar tem sua estreia em longas com ‘Morte, Vida e Sorte’