A Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom fará três apresentações esta semana, todas com entrada franca. Com patrocínio da CNOOC Petroleum Brasil, a orquestra inicia a maratona de concertos no dia 21 de março, quinta-feira, às 18h, no Forte de Copacabana.
Os músicos integrantes farão participação especial na Cerimônia de Abertura da Semana de Artes “China Hoje 2024”, que reúne artistas de importantes instituições chinesas, tais como a Federação Chinesa dos Círculos de Literatura e Arte e a Associação de Músicos Chineses. Com o foco de jogar luz sobre a cultura do país oriental, valorizando a música instrumental étnica de “Estrela do Sino de Ouro” da China, um ensemble formado por integrantes da orquestra tocará duas músicas, com direito também a participação ao lado de músicos chineses.
No fim de semana
A série de apresentações continua no sábado, dia 23, às 18h, com a tradicional apresentação da orquestra na Alameda do Forte de Copacabana. O saxofonista Gabriel Ferreira fará uma participação especial. O músico já foi integrante do projeto e hoje atua como músico profissional. No repertório, uma atenção especial para a presença marcante da Bossa Nova na música brasileira.
Por fim, no dia 24 de março, domingo, às 17h, a Orquestra realiza mais uma de suas apresentações itinerantes. Desta vez, no Parque Glória Maria, também conhecido como Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. A Orquestra, que já possui a tradição de se apresentar tendo como pano de fundo um grande visual da cidade do Rio, desta vez terá como cenário e moldura o lindo casarão de Santa Teresa em destaque. Além, claro, de todo o entorno do Parque.
Música e dança
Nos dias 21 e 24, haverá a participação especial da Companhia RioMont de Dança Tradicional Chinesa, com representantes da Residência de Dança no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O grupo apresentará uma mostra do trabalho que o grupo vem desenvolvendo desde dezembro de 2023, com foco na dança brasileira em intercâmbio com a Dança Tradicional Chinesa.
Criada pelo Instituto Rudá, organização especializada em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.
Serviço
Participação Especial na Cerimônia de Abertura da Semana de Artes “China Hoje 2024”
Data: 21 de março, quinta-feira
Horário: 18h
Local: Forte de Copacabana
Endereço: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana
Alameda do Forte de Copacabana
Data: 23 de março, sábado
Horário: 18h
Local: Forte de Copacabana
Endereço: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana
Parque das Ruínas
Data: 24 de março, domingo
Horário: 17h
Local: Parque Glória Maria – Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
POR FIM, LEIA MAIS:
Orquestra Sinfônica Brasileira homenageia região Centro-Oeste
Blue Note Rio tem programação exclusivamente feminina em março