O Morro da Urca recebeu um dos festivais mais icônicos e longevos da cidade: o TIM Music Noites Cariocas. A terceira temporada aconteceu durante todo o mês de abril (de 5 a 27). O festival reuniu novas apostas da música brasileira fazendo um mix perfeito com nomes já consagrados. Este é, aliás, o grande legado do projeto, realizado em um espaço deslumbrante.
Os números impressionam: 40 shows em três anos (nas 3 edições), somando em torno de 85 horas de música. Em cada edição, 21 mil pessoas presentes, empregos diretos e indiretos em cada edição: em torno de 820 pessoas. Lotação esgotada em todos os shows, chegou ao fim mais uma temporada, muitos encontros, sorrisos e momentos, tendo como cenário um dos cartões postais mais incríveis da cidade.
Artistas de peso
Passaram pelo palco do anfiteatro do Parque Bondinho Pão de Açúcar: Guilherme Arantes, Ritchie, Catha, L7nnon, Fernanda Abreu, Blitz, Agnes Nunes, Marina Lima, Zeca Pagodinho, Ana Carolina, Bala Desejo e Seu Jorge. Os dois últimos foram os responsáveis por encerrar a programação de 2024.
Na sexta-feira, dia 26 de abril, Bala Desejo levou o “Bala Baile Show” para o palco do Noites, uma verdadeira festa, cheia de referências a tropicália, com samba e pop e rodeado de convidados especiais. A começar por Maria Gadú, seguido de Pretinho da Serrinha e, ao final, Preta Gil, que ainda recebeu seu filho Francisco Gil para uma palhinha no palco. No final do baile, os três convidados se reuniram com o grupo para encerrar o show ao som de “Sina”, de Djavan, em um momento único.
No sábado, 27 de abril, a última noite da temporada foi consagrada pelo show de Seu Jorge, que subiu ao palco pontualmente à meia-noite. O cantor, ator e compositor fez um show de mais de duas horas repleto de canções consagradas. Com casa lotada, o Morro da Urca virou um fervo ao som de hits como “Burguesinha”, “Felicidade” e “É Isso Aí…”.
Mas não foi só isso…
Muitos outros artistas performaram no palco da terceira temporada do Noites Cariocas. Passaram por lá nomes como Patrícia Pilar, Xamã, Marcelo Serrado, Babu Santana, Thalita Rebouças, Sophie Charlotte, Bianca, Ju Amaral, Marcus Majella, Kesia, Mel Muzzillo , Livia Silvia, Caio Canhente, Raphael Logan, Julianne Araújo, Duda Santos, Mel Maia, Dudu Azevedo, Viviane Araújo, Cris Vianna, Ruan Paiva, Lucy Ramos, Roberta Rodrigues, entre outros.
Os quatro finais de semana do festival tiveram trilha sonora assinada pelo DJ Marcelinho Da Lua, responsável pelas últimas duas temporadas do evento. Para o Noites, Marcelinho buscou sets que se encaixassem no seu universo e que se casassem com os artistas da programação. Levando uma variedade de gêneros e amplitude de música brasileira, blues, jazz, rock, pop para agitar o antes e pós shows das noites.
Para Calainho, sócio do projeto, essa terceira temporada do Tim Music Noites Cariocas foi um sucesso. “Essa temporada de 2024 foi um sucesso, e muito especial também. Reunir nomes de diferentes gerações e sons nesse festival tão simbólico, e, em um local tão sagrado, foi sem dúvida alguma uma grande realização. O TIM Music Noites Cariocas 2024 foi um verdadeiro presente para a cidade, para o público, para os apreciadores da nossa música e cultura. Já ansioso para planejar a próxima temporada, só digo uma coisa, logo terei novidades.”, definiu.
Um pouco de História
O TIM Music Noites Cariocas é o festival de música mais ancestral do país. Criado em 1980 pelo produtor musical Nelson Motta, o Noites Cariocas se tornou uma potência na programação cultural do país. Desde 2004, o festival está sob o comando da dupla de empresários Alexandre Accioly e Luiz Calainho, que adquiriram os direitos da marca. Conta com a realização da HUB 777, Accioly Participações e Parque Bondinho Pão de Açúcar.
POR FIM, LEIA MAIS:
Shows internacionais que o Brasil verá em maio