A Semente do Mal, novo filme do diretor luso americano Gabriel Abrantes, é um filme de terror sobre bruxas passado em Portugal. Temáticas como mães controladoras, busca pessoal e incesto são abordadas. Temas que geraram bons filmes. Infelizmente, não é o caso.
Por enquanto, fique com a sinopse oficial: Ao lado de sua namorada, Edward decide desvendar os segredos a respeito de sua família biológica, com quem nunca teve contato. No entanto, o que parecia ser uma jornada de descobertas pelo Norte de Portugal rapidamente se transforma em um pesadelo indescritível. Edward logo percebe que os laços que o unem a sua família estão mergulhados em um segredo macabro, capaz de atormentar até mesmo os mais corajosos.
Um filme fraco
Os personagens principais são um casal de americanos que parte para Portugal para que Edward (Carloto Cotta) possa conhecer sua mãe e irmão com quem nunca teve contato, pois foi adotado ainda bebê.
A perspectiva de ver um filme de terror português é um fator que cria interesse. Porém, ainda que Abrantes seja de origem portuguesa, o Portugal retratado por A Semente Do Mal parece ser de um daqueles filmes hollywoodianos que não sabe que Brasil e América do Sul não são a mesma coisa. Um retrato de família da mansão sinistra é creditado ao espanhol Goya e, em um momento crucial do filme, é tocada uma música brasileira. A obra parece não acreditar no repertório artístico português.
Contudo, os atores são competentes nos seus papéis. Todavia pouco podem fazer para um roteiro sem sal. No que diz respeito a maquiagem e figurino, ora é competente, ora é visivelmente uma peruca. A direção de arte e fotografia não trazem momentos impactantes que, geralmente, tanto acrescentam a um filme de terror.
Estreia
Mesmo com alguns momentos engraçados (intencionais ou não), o longa não traz uma boa experiência para aqueles em busca de um bom filme de terror, ou um bom filme em geral.
A Semente Do Mal vai para os cinemas no dia 13 de junho.
Ficha Técnica
A Semente do Mal
Portugal | 2023 | 91min. | Terror
Direção e Roteiro: Gabriel Abrantes
Produção: Gabriel Abrantes, Margarida Lucas
Direção de Fotografia: Vasco Viana
Desenho de Produção: Paula Szabo
Trilha Sonora: Gabriel Abrantes
Montagem: Margarida Lucas
Distribuição: Imagem Filmes
POR FIM, LEIA MAIS:
Crítica: A Primeira Profecia
‘Imaculada’ | Sydney Sweeney brilha em terror sem novidades
‘Os Estranhos: Capítulo 1’ | Remake de filme de 2008 não anima