Neste domingo, a CineOP realiza uma sessão em homenagem ao cineasta mineiro Guilherme Fiuza Zenha, falecido em maio deste ano. A Mostrinha vai exibir o seu longa “Chef Jack, um cozinheiro aventureiro”, às 15h, no Cine Teatro.
Guilherme Fiuza Zenha fez história no audiovisual, área em que atuou por mais de 25 anos. Em 2014, ele foi o diretor e um dos roteiristas e produtores de “O menino no espelho”. O filme se tornou sucesso de crítica no Brasil e exterior, sendo comercializado para Ásia e Europa. Em 2023, Chef Jack marcou a estreia de Guilherme Fiuza Zenha na animação. Com dublagem do protagonista feita pelo também mineiro Danton Mello, a animação é 100% brasileira.
No filme, o Chef Jack e seu parceiro Leonard vão atravessar as Ilhas Culinárias na maior competição de chefs aventureiros do mundo, a Convergência de Sabores, para fazer uma das receitas mais audaciosas que o mundo já viu e assim tentar vencer esta fantástica competição.
Cine OP
Mostra audiovisual pioneira desde sua criação (2006), o CineOP enfoca o cinema como patrimônio em intercâmbio com o mundo. Além disso, reafirma anualmente seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro. O festival estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação. Ademais, presta homenagens, realiza exibição de filmes brasileiros e internacionais – longas, médias e curtas. Também apresenta oficinas, debates e seminários. Além disso, tem foco nas crianças com a Mostrinha de cinema e sessões cine-escola. Por fim, apresenta atrações artísticas e promove anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum Rede Kino.
Durante seis dias de evento, este ano o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito e descobrir novas tendências. Além disso, poderão assistir aos filmes, aproveitar as atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação. Ademais, poderão participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.
POR FIM, LEIA MAIS:
‘Luiz Melodia – No coração do Brasil’ ganha prêmio no In-Edit Brasil
‘Um rio dentro de mim’ é homenagem sensível ao Rio e às mulheres
Fernanda Ribeiro | Conheça a escritora brasileira que venceu prêmio em Lisboa